x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de ifarias
    Entrada
    29/06/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0

    Question Luz óleo + Pajero IO 99/00 AT




    Pessoal... procurei em vários tópicos e não encontrei referência direta ao meu problema, daí resolvi perguntar aos amigos se alguém passou por isso e possíveis soluções:

    No último domingo saí de casa com a IO e após andar uns 10Km percebi que a luz do Oléo acendeu no painel (percurso plano e sem forçar o motor). Mesmo sabendo que esta luz NÃO indica o nível do óleo no motor adicionei uns 500ml, pois o "velhão" está com um pequeno vazamento. Ocorre que está luz permaneceu acessa e resolvi chamar um guincho para trazer o carro pra casa. No intervalo de espera do guincho liguei e desliguei o carro algumas vezes e percebi que a rotação do motor estava com um barulho diferente (como se faltasse potência), por fim percebi que voltou ao normal (barulho diferente e luz). Reboquei o carro para casa e desde então já liguei-o algumas vezes e a danada da luz se mantem apagada. Tô com receio de tirar o carro da garagem e se for algum problema intermitente, tipo falha da Bomba de Oléo, posso ficar a pé e com um prejuizo maior.

    Alguma dica? Bomba de Oléo seria uma suspeita do problema? Pode ocorrer dela começar a dar "indícios" de falha, e daí este sintoma (hora com problema, hora parece que tudo bem?).

    Bom, já escreví pra caramba! Se puderem me ajudar eu agradeço, pois não quero entrar no 1º mecânico sem nenhuma noção do que pode ser a causa do defeito.

    Abração!!
    Ivan
    L200 TRITON HPE V6 FLEX - 2012
    EX PAJERO IO 99

  • #2
    Citação Postado originalmente por ifarias Ver Post
    Pessoal... procurei em vários tópicos e não encontrei referência direta ao meu problema, daí resolvi perguntar aos amigos se alguém passou por isso e possíveis soluções:

    No último domingo saí de casa com a IO e após andar uns 10Km percebi que a luz do Oléo acendeu no painel (percurso plano e sem forçar o motor). Mesmo sabendo que esta luz NÃO indica o nível do óleo no motor adicionei uns 500ml, pois o "velhão" está com um pequeno vazamento. Ocorre que está luz permaneceu acessa e resolvi chamar um guincho para trazer o carro pra casa. No intervalo de espera do guincho liguei e desliguei o carro algumas vezes e percebi que a rotação do motor estava com um barulho diferente (como se faltasse potência), por fim percebi que voltou ao normal (barulho diferente e luz). Reboquei o carro para casa e desde então já liguei-o algumas vezes e a danada da luz se mantem apagada. Tô com receio de tirar o carro da garagem e se for algum problema intermitente, tipo falha da Bomba de Oléo, posso ficar a pé e com um prejuizo maior.

    Alguma dica? Bomba de Oléo seria uma suspeita do problema? Pode ocorrer dela começar a dar "indícios" de falha, e daí este sintoma (hora com problema, hora parece que tudo bem?).

    Bom, já escreví pra caramba! Se puderem me ajudar eu agradeço, pois não quero entrar no 1º mecânico sem nenhuma noção do que pode ser a causa do defeito.

    Abração!!
    Ivan
    Fala Ivan,
    De fato esse teu problema merece toda atenção, pois se for uma falta de lubrificação vai te dar um prejuízo enorme.
    Não quero assustar, mas há alguns relatos de motores da IO batidos aqui no fórum e o problema se deu dessa mesma forma. Segundo quem relatou foi devido a borra de óleo que entupiu o "pescador".
    Pois bem, quando comprei minha IO, sabendo desses relatos, me preocupei em fazer um processo de limpeza do motor com o aditivo "flush" da Bardhal e trocas de óleo e filtro em intervalos bem curtos. Isso porque o carro não apresentava indício nenhum, caso apresentasse, mandaria descarbonizar tirando o cárter e tudo que fosse necessário.
    No seu caso, pode ser que haja essa borra no cárter ou mesmo uma falha intermitente da bomba. Acho que vc deveria mandar verificar a pressão do óleo e descarbonizar o motor por completo, além de trocar a cebolinha do óleo, pra garantir que o luzinha do óleo tá acendendo com motivo. Depois disso se o problema persistir, há uma grande chance de ser a Bomba.
    É importante vc ter em mente que quando a luz acender vc deve parar o mais imediato possível.

    []'s

  • #3
    Mais uma coisa, o fato da luz ter se apagado quando vc colocou mais óleo, pode ser mais um indício de borra, já que assim vc estaria 'disolvendo' essa borra.

  • #4
    Usuário Avatar de ifarias
    Entrada
    29/06/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Primeiramente, obrigado pela atenção.

    Quando a supeita de borra, é possível, mas só se estas já estavam formadas a tempo (estou com o carro a 8 meses) e começaram a desprender em função das minhas trocas de óleo. Não sei se isso é possível, mas desde que peguei este carro tenho como hábito realizar a troca a cada 4000Km (no máximo).

    Nunca fiz flush algum por receio. Aqui mesmo no fórum existem opniões divergentes sobre o tema, daí resolvi prestar mais atenção as trocas do que realizar este flush.

    Hoje mesmo voltei a ligar o carro, andando dentro da garagem do prédio e a danada da luz não acendeu em nenhum momento, mas de qualquer forma vou seguir suas dicas antes de partir para a troca da bomba. Vou verificar o carter (baixar e limpar), em seguida parto para a descarbonização e troca da cebolinha (espero que seja barato) .
    Se nada der certo, tô F e mau pago . Uma bomba dessa deve custar os olhos da cara.

    Abraço e obrigado pela ajuda. A medida que eu evolua neste assunto compartilho com a turma do fórum.

    Citação Postado originalmente por ale_ralves Ver Post
    Fala Ivan,
    De fato esse teu problema merece toda atenção, pois se for uma falta de lubrificação vai te dar um prejuízo enorme.
    Não quero assustar, mas há alguns relatos de motores da IO batidos aqui no fórum e o problema se deu dessa mesma forma. Segundo quem relatou foi devido a borra de óleo que entupiu o "pescador".
    Pois bem, quando comprei minha IO, sabendo desses relatos, me preocupei em fazer um processo de limpeza do motor com o aditivo "flush" da Bardhal e trocas de óleo e filtro em intervalos bem curtos. Isso porque o carro não apresentava indício nenhum, caso apresentasse, mandaria descarbonizar tirando o cárter e tudo que fosse necessário.
    No seu caso, pode ser que haja essa borra no cárter ou mesmo uma falha intermitente da bomba. Acho que vc deveria mandar verificar a pressão do óleo e descarbonizar o motor por completo, além de trocar a cebolinha do óleo, pra garantir que o luzinha do óleo tá acendendo com motivo. Depois disso se o problema persistir, há uma grande chance de ser a Bomba.
    É importante vc ter em mente que quando a luz acender vc deve parar o mais imediato possível.

    []'s
    L200 TRITON HPE V6 FLEX - 2012
    EX PAJERO IO 99

  • #5
    Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Assim vcs me assustam...... Aminha IO/02 tinha 60K quando peguei, em Jan/08 e agora tá com 74K. Sempre uso óleo semi-sintético e troco com 10.000. A dona anterior fazia o mesmo. Estou à risco de fundir o motor? Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de ifarias
    Entrada
    29/06/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0

    Cool Problema resolvido... BORRA NO MOTOR

    Vou colocar o desfecho deste assunto, pois acredito que ajudará alguns proprietários de IO e tb de TR4.

    Deixei o Velhão "parado" uns dois meses desde o primeiro sintoma, limitando-me a dar pequenas voltas no quarteirão de casa até que na última sexta-feira resolvi ir ao trabalho de carro. Resultado: A luz voltou a acender e o motor iniciou algumas rajadas. No caminho de casa parei na oficina de sempre é o diagnóstico era o esperado: BORRA NO MOTOR

    Manutenção:
    - Flush
    - Desmonte e limpeza da tampa de válvula (com escovação da sujeira na parte superior)
    - Desmonte e limpeza do Carter (duas vezes)
    - Três troca de óleo
    - Aproveitei que o desmonte do Carter na IO é uma verdadeira "missão impossível" (acho que da TR4 é melhor) resolvi trocar o Coxim do motor que estava quebrado e as duas buchas da direção, motivo de uma espécie de "soco" na direção que eu sentia em todas as manobras.

    Custo: R$1750,00

    Resumo: Saiu barato, acreditem! Podia ser muito pior (Bomba+reparo no motor).

    Dica: Não adiem a manutenção e não misturem óleo. Nâo foi o meu caso, mas o contrário: Comprei o carro a uns 10 meses e passei a trocar o óleo a cada 3000km, o que acelerou a limpeza do motor mau tratado pelo antigo proprietário.
    No primeiro sinal da luz de óleo desliguem o carro e reboquem pra casa ou pra oficina. É mais barato e todos que possuem seguro tem este benefício de graça. Não vale a pena insistir.

    Espero ter ajudado com o relato.

    Abraço pra todos e curtam seus carros!
    L200 TRITON HPE V6 FLEX - 2012
    EX PAJERO IO 99

  • #7
    Ola , tenho um Pajero Io 4x4 , por ter um carro que bebe tanto oleo e ter um Atacadista de Lubrificante tenho que entender um pouco de Lubrificante.

    Minha dica :
    - vamos comprar lubrificantes homologados na ANP, isso podemos confirmar na embalagem.
    -Marcas conhecidas , SHEL, TEXACO, UNI INGRAX, LUBRAX , REPSOIL, VALVOLINE, ELF, PETRONA, MOBIL, CASTROL, IPIRANGA

    LUBRIFICANTE TEMOS QUE IDENTIFICAR O SEGUINTE

    1° QUAL É A BASE: MINERAL, BASE SINTETICA , 100% SINTETICO

    API SJ, SL,SM NO CASO DE MOTOR A GASOLINA E CG-4 , CI-4 PARA MOTOR A DIESEL

    E O SAE 5W40, 15W40,10W30 ENFIM...

    "RESUMINDO VAMOS PEGAR O MANUAL DO CARRO E VER A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL USADA NA FRENTE DO LUBRIFICANTES"

    LUBRIFICANTE MINERAL
    API- CI-4
    SAE 15W40

    O exemplo acima é de um carro diesel, se não me engano L 200

    ISSO QUE IMPORTA POIS CASTROL, E MARKETING OU SEJA PAGOU PARA ESTAR LÁ.

    DICA : MUITO DINHEIRO E ESPECIALITAS DESENVOLVEm O PROJETO DO MOTOR , E FAZEm VARIOS TESTE PARA INDICAR UM ESPECIFICAÇÃO DE UM PRODUTO. TEMOS QUE TER PRUDENCIA NA HORA DE DIZER QUE ISSO TUDO ESTA ERRADO.

    " é igual medicamento se for a mesma droga e o fabricante serio é amesma coisa"

    ISSO VALE PARA DIFERENCIAL ( GL-4 OU GL-5) TAMBEM PARA TRANSMISSÃO DEXTRON II OU DEXTRON III OU .....

    SE PUDE AJUDAR ...

    NO ESPIRITO SANTO E GRANDE BH EU POSSO AINDA VENDER ALGUMA COISA RSRSRS, consulte nossa loja virtual

    www.lubpontocom.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade