L200 HPE ano 2009 selenoides do 4x4 chingling
Citação:
Postado originalmente por
DiegoAliado
O problema é o seguinte: O sistema de tração é um conjunto onda há a caixa da tração (no cambio) e as rodas livres no diferencial dianteiro. O que acontece é que a luz pisca quando apenas um dos conjuntos está engatado. Quando os dois estão engatados ela fica acesa. Ou seja (se você traçou (4x4) e a luz esta piscando = a roda livre esta desengatada). (Se você tirou a a tração e a luz esta piscando = a roda livre esta engatada.
A solução é a seguinte: Primeiramente retire os Plugues (fios) dos solenoides do vácuo da tração, pegue um multiteste desses comuns que messa em Ω Ohms, coloque o multiteste na posição 200 Ω. Elas tem que dar de 25 a 60 Ω. Se der isso elas estão boas. Se alguma delas não marcar nada ela está queimada e é ai que vem o pulo do gato. Compre o solenoide do Gol de 3 vias que é baratinho (de 20 a 45 reais) e faz a mesma coisa. Coloque no lugar ligue as mangueiras e é só alegria...
A ligação das mangueiras é assim.
Anexo 458461
Eu fiz hoje na minha L200 Sport HPE 2004, ficou como original. Troquei apenas um pois o outro esta marcando 50 Ohms (estava bom).
Ficou assim.
Anexo 458462
Anexo 458463
HEHEHEHE usei a tampinha da MIT pra parecer Original KKKKKKKKKK.
Abraços a todos.
boa noite a todos!!
só quero deixar meu relato que comprei pelo AliExpress as duas valvulas paralelas(Não quis usar do Gol por que achei estas por $75 com frete e tudo). meu problema era o mesmo, mas só um valvula que nao funcionava, instalei hoje uma "made malasia" e esta funcionando normal.... Eu só achei melhor usar umas paralelas feitas para o modelo original ao invés de usar da VW, só minha opniao... se alguem quiser o cód das que comprei pelo aliexpress é MR577099 DA MARCA KAPACO AUTOMOTIVE. Também ja comprei de reserva o par das valvulas da turbina(Marron e preta). Sei que muitos não acham bom usar estas "da china" mas já usei tanta peça chinesa em outros carros, inclusive peça original que o fabricante manda fazer na china e traz pra vender no Brasil, que não vi risco de problema maior ate o momento...penso que se durarem ate um ano já esta bom pelo preco!!
cod das valvulas da turnbina: MB937731 E K5T47776 Tbm da marca KAPACO.
Problema na tração L200 triton
Li vários relatos de problemas com a tração da L200 e quero deixar aqui a minha experiencia. Tenho uma L200 triton 2011/12 diesel e começou a direção ficar pesada, a luz da tração piscava (ocasionalmente)sem haver comando de tracionamento pela alavanca de tração e um barulho estranho na frente. Desliguei a L200 e fui verificar e não achei nada, liguei novamente e o problema não apareceu, passado alguns minutos e voltou o problema. A sensação é que a pickup estava com a tração entrando sozinha mesmo no modo 4x2.
Então comecei com as verificações, 1º verifiquei as solenoides que permitem o vácuo no atuador do diferencial dianteiro através do teste de continuidade (multímetro) e resistência(40 Ohms) nas bobinas e este se mostrou sem problemas, mesmo assim energizei diretamente as solenoides e elas acionaram( fazem um estalo de acionamento), testei a chegada de tensão ( aproximadamente 12V) quando se liga a chave, tudo bem nas duas solenoides, partir para o atuador do diferencial ligando e desligando a chave da ignição e o mesmo atuava corretamente, ou seja, no 4x2, com a chave deligada o eixo do atuador acionava a tração, ligada a chave, livrava a roda, dessa forma, além de testar o diafragma do atuador ficou testada as linhas de vácuo. No meu caso o problema é que a roda não ficava livre no 4x2. Parti para os sensores do atuador e da caixa de transferência, suspeitava que a combinação de posição dos mesmos podia estar mandando uma informação errada para central e esta comandasse também de forma errada as solenoides, descobri que o sensor pino ponta da caixa não estava respondendo com a mudança da alavanca da tração, ficava sempre na posição normalmente aberta. Troquei o sensor os leds do painel voltaram a funcionar normalmente, tanto no 4x2 quanto no 4x4 , porém o atuador entrava em operação minutos depois de ligar o motor. Então suspeitei que a pesar de eletricamente as solenoides estivessem perfeitas, internamente elas podiam estar deixando passar o vácuo aos poucos. Realmente, no incio a solenoide responsável pelo desacoplamento do diferencial acionava o atuador, porém a solenoide responsável pelo acoplamento pouco a pouco deixa o vácuo ser feito no atuador. Em poucos minutos se fazia vácuo dos dois lados do diafragma do atuador igualando a pressão e como dentro do atuador existe uma mola que força o acoplamento do diferencial em caso de perda de vácuo, como a pressão igual dos dois lados, a mola vencia a força e acionava a tração. Troquei as solenoides da tração e tudo ficou normal. Eram dois problemas independentes, um foi o sensor da caixa e o outro a solenoide com vazamento interno.
Espero que este relato possa ajudar alguém que passa pela mesma situação.