Powered by vBulletin

Tuchos... Como ajustar e tirar o clec, clec, clec

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 16/04/2009, 10:11
    fernandotf
    Citação:

    Postado originalmente por fernandotf Ver Post
    Pessoal, estou com o seguinte problema na minha TR4 2003 (com 72.000 km): quando ligo pela manhã, com o motor frio, e saio com ele antes e esperar uns 2 minutos para esquentar, e pego a rampa da garagem, escuto um tec tec (batendo pino). Não é sempre, e depois que esquenta, não faz barulho em nenhuma hipótese. Mesmo ligando o carro de tarde, o barulho é norma, ou seja, o carro tem que estar "bem frio" e um pouco acelerado para bater pino.
    Pelo que li, levantei as seguintes hipóteses:
    1) Gasolina adulterada: já troquei e nada
    2) Pistão carbonizado e vela suja (troquei há 10 mil kilometros e nada)
    3) Óleo ruim (acabei de trocar, colocando Magnatec, e nada)
    4) Falha na bomba de óleo
    5) Tuchos sujos ou gastos
    Já aconteceu algo parecido com algum de vocês?
    Agradeço desde já qualquer contribuição.
    Fernando

    Embora não ter tido nenhuma resposta, vou deixar um breve relato do mecânico que avaliou o carro:

    O tucho bate devido a "borra" do óleo do motor... que faz com que os tuchos demorem para encher, fazendo barulho no primeiro minuto (do tipo bolinha de gude soltas no motor). Ele apenas recomendou para esperar sempre pelo menos um minuto em marcha lenta antes de andar com o carro pela manhã (muitas vezes saia com pressa e não aguardava o óleo circular), e quando eu fizer a próxima troca de óleo, fazer a limpeza dos dutos (carter, tampa de válvula e a "peneirinha" (???) ).

    Duas coisas interessantes ele disse:

    1) Embora termos o costume de trocar o filtro de óleo uma vez sim e outra não (consta até no manual), é bom SEMPRE trocar o filtro de óleo.

    2) O óleo original do carro (Castrol Magnatec) provoca "borras"... e recomendou usar outras marcas...

    Alguém já ouviu estes comentários?
  • 16/04/2009, 10:41
    wdoc
    abri o meu 3.5 e infelizmente TODOS os tuchos estavam ruins (motor com 131.000) e antigo dono fazia uma salada de oleos......
    Hoje estou usando o Turbo Max p/ Diesel 15W40 e tive de comprar os 24 tuchos (73,00 cada!!!) nao dava tempo de trazer de fora.....
    Porem os antigos estavam bem ruins, aquela cabeca do tucho tinha MUITO jogo lateral e vertical e comparando com os novos que sao justos justifica o barulho.

    Fica a licao, trocas de oleo nao muito frequentes, uso radical do veiculo acabam comprometendo o conjunto.
    Na duvida sempre troque oleo e filtro, e mantenha apenas um oleo digno que se adeque ao seu tipo de uso.
  • 16/04/2009, 20:06
    n0gs
    se a base deles estavam amassadas, vai ter que trocar as valvulas de admissão tb, se deixar elas com as pontas amassadas, logo logo vai ter problema de novo...

    abraço e boa sorte...
  • 22/04/2009, 00:29
    wdoc
    Nogs

    Nao estavam amassados, ja tenho planos de fazer o motor, trocando pistoes e talvez ate as valvulas, porem meu meca abriu a parte de cima para trocar os tuchos e disse que ele ainda tem um bom folego, pois este motor quando ja estiver ruim faz barulho e o meu esta um silencio só.
    Porem a "muamba" ja esta na lista de compras, aguardando a titia vir dos EUA.....:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D
    Nessa o Lula nao ficara com 88% do meu dinheiro....
  • 22/04/2009, 05:51
    ROAD TECH
    1 Anexo(s)
    Olá Pessoal,

    Para quem ficou em dúvida como fazer o procedimento indicado pelo nosso colega Paulo-CW, eu fiz a tradução e editei a imagem do manual apresentada abaixo.

    Parece mágica, mas é simples de tudo.

    Sds a todos

    Octávio
  • 23/04/2009, 01:07
    wlgalvao
    tuchos hidraulicos
    Nunca tinha visto ou escutado isso, mas vou fazer e te informo do resultado, pois ja troquei os 12 tuchos e a porra do cleck continua, só q agora um só, mas faz, troquei óleo, pisei até o fundo, andei a mais de 150km/h por uns 10 min, ........... nada, agora vou executar essa manobra e te digo depois, valeu.
  • 23/04/2009, 05:08
    Armandinho
    Citação:

    Postado originalmente por fernandotf Ver Post
    Pessoal, estou com o seguinte problema na minha TR4 2003 (com 72.000 km): quando ligo pela manhã, com o motor frio, e saio com ele antes e esperar uns 2 minutos para esquentar, e pego a rampa da garagem, escuto um tec tec (batendo pino). Não é sempre, e depois que esquenta, não faz barulho em nenhuma hipótese. Mesmo ligando o carro de tarde, o barulho é norma, ou seja, o carro tem que estar "bem frio" e um pouco acelerado para bater pino.

    Pelo que li, levantei as seguintes hipóteses:
    1) Gasolina adulterada: já troquei e nada
    2) Pistão carbonizado e vela suja (troquei há 10 mil kilometros e nada)
    3) Óleo ruim (acabei de trocar, colocando Magnatec, e nada)
    4) Falha na bomba de óleo
    5) Tuchos sujos ou gastos

    Já aconteceu algo parecido com algum de vocês?

    Agradeço desde já qualquer contribuição.

    Fernando

    Caro fernando, meu carro faz esse mesmo barulho quando tiro ele da garagem e tambem subo a rampa pra sair do prédio. Minha tr4 está com 42000km e troquei o oleo ontem. Coloquei o sintético da shell. Vou ver amanha se o barulho irá persistir. Abraços!
  • 23/04/2009, 21:49
    wlgalvao
    tuchos
    fiz o teste hoje, e p surpresa, funcionou, agora pergunto, até guando
    lembrando q todos os tuchos foram trocados, óleo, e descarbonizado, limpesa de bicos, etc. tudo ok, mas voltou a bater um tucho.



    Citação:

    Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Pessoal,

    Para quem ficou em dúvida como fazer o procedimento indicado pelo nosso colega Paulo-CW, eu fiz a tradução e editei a imagem do manual apresentada abaixo.

    Parece mágica, mas é simples de tudo.

    Sds a todos

    Octávio

  • 24/04/2009, 00:43
    Armandinho
    Fernando. O barulho sumiu...creio que realmente era a qualidade do oleo da antiga dona do carro.....
    Abraços
  • 24/04/2009, 17:59
    Lesoares
    Motor v6 3.0 24v fazendo barulho de tucho
    Beleza pessoal,
    Estou iniciando no Forum, qualquer dica será bem vinda...

    Tive um problema com uma Blazer 4.3 v6, um dia pela manhã ela resolveu fazer barulho de tucho e não parou mais. Levei até um mecânico amigo e ele falou que poderiam ser os tuchos sim, presos, vazios, não dá para ter certeza sem abrir...
    Como tentativa fizemos o seguinte, colocamos o flush e deixamos o motor funcionando por uns 10 minutos, drenamos o óleo e trocamos o filtro, abastecemos com Castrol gtx 20w50 e o barulho ainda continuou, depois de mais algum tempo funcionamdo ele foi parando e acabou.
    Hoje com uma pajero sport 2002 3.0 v6 24v Aut. aconteceu o mesmo, comprei o carro com esse barulho e assumi o problema, troquei o óleo e filtro por acdelco 20w50 e nada, andei uns 500km e adicionei um aditivo tipo b12, para engrossar o óleo e criar aquela película que ele promete, nada do barulho sumir, andei mais uns 500km e nada. Coloquei um flush no motor e funcionei por 10 min, drenei o óleo e troquei o filtro e coloquei um óleo semi-sintético 10w30, o barulho continuou, andei uns 2000km e hoje ao chegar ao trabalho o barulho simplesmente sumiu, esperei-o esfriar e liguei novamente e o barulho sumiu totalmente, graças a Deus, segue o meu relato. Eu estava agendado com a oficina para abrir o motor na segunda, espero ajudar, acho que foi uma prova de paciência, na próxima troca irei passar um flush novamente.:-D
    Abraços Leo Soares.
  • 27/04/2009, 10:03
    fernandotf
    Citação:

    Postado originalmente por Armandinho Ver Post
    Fernando. O barulho sumiu...creio que realmente era a qualidade do oleo da antiga dona do carro.....
    Abraços

    Armandinho,

    Eu estou aguardando sempre pelo menos uns dois minuto antes de colocar o carro em movimento... então não faz mais barulho. Acredito que ainda deva acontecer se eu sair sem esperar esquentar.

    Acredito que seja a borra no óleo, ou a peneirinha suja, que faz com que os tuchos demorem para encher... ou seja, preciso fazer uma limpeza usando o FLUSH. Como troquei o óleo faz pouco tempo, vou ter que fazer isso só daqui uns 5 mil Kil...

    Estou usando o original (Magnatec). Você recomenda algum em especial?

    Obrigado pelo relato!

    Fernando
  • 27/04/2009, 10:31
    CesarMit
    Comprei uma Pajero V6 a pouco tempo e estou com o mesmo problema tão comentado aqui, ou seja, quando ligo o veículo aparece o barulho de tuchos no primeiro minuto e depois desaparece... pelo jeito é meio normal, mas vou tentar o procedimento deste tópico.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:44.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy