x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 59
  • #13
    Usuário Avatar de Armandinho
    Entrada
    08/10/2008
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    42
    Posts
    79
    Agradecimentos: 0



    Caro nelson....e com o diferencial central bloqueado, ele não gira as quatro rodas juntas independente do terreno??
    L200 OUTDOOR 10/11

  • #14
    Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    812
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Armandinho Ver Post
    Caro nelson....e com o diferencial central bloqueado, ele não gira as quatro rodas juntas independente do terreno??
    Sistemas de tração

    por Wallace M. Jr.

    Se tiver mais dicas, mande um e-mail para contato@familia4x4.com.br
    Na grande maioria os veículos existentes atualmente possuem quatro rodas e tração em duas delas. Isso atende a maioria das aplicações com o custo baixo.

    Os mais comuns são os com motor e tração no eixo dianteiro já que isso resulta na concentração de todo o sistema de tração na parte dianteira permitindo um maior aproveitamento de todo o resto do veículo, simplifica o projeto, a manufatura, manutenção, etc.

    Outra opção que concentra o motor e a tração é a configuração de motor e tração traseiros; aparentemente similar à situação anterior tem a vantagem de proporcionar uma melhor tração, mas, trazem a desvantagem de complicar a refrigeração do motor e a disposição do compartimento de carga.

    A configuração de motor dianteiro e tração traseira são de concepção mais complexa, custo mais elevado e diminuem o aproveitamento interno, mas, resultam nas vantagens das duas configurações anteriores e ainda permite uma melhor distribuição de peso.

    Qualquer das configurações acima é conhecida com tração 4x2 (ou 2WD).

    Para alguns veículos a tração somente em duas rodas não é o suficiente. A necessidade de tração total, tração nas quatro rodas ou 4x4 (ou ainda 4WD) vem de duas necessidade básicas; transmitir tração para solo e segurança.

    A necessidade de tração 4x4 para transmitir tração para o solo pode ocorrer se tivermos muita potência disponível para ser transmitida, se o solo tiver baixa aderência ou uma combinação de ambos.

    Devido ao maior custo, peso e complexidade de um sistema de tração 4x4 o mesmo normalmente só é encontrado onde é realmente necessário, ou seja, em veículos de alto desempenho esportivo ou em veículos destinados ao uso em situações que o piso não oferece uma tração adequada.

    Os chamados veículos fora de estrada (ou off-road) possuem sistemas de tração diversificados destinados ao uso em piso específicos. A diferença e as opção são disponibilizadas pela chamada caixa de transferência.

    Um dos sistemas de tração é o de tração 4x4 permanente, ou seja, são veículos em que nunca se tem a opção de tração 4x2. Obrigatoriamente estes veículos têm o chamado diferencial central que permite uma diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro. Esta diferença de rotação é necessária, pois, nas curvas cada eixo percorre um caminho diferente. Também é conhecida como 4x4 de tempo integral (4x4 full-time ou ainda 4x4 all time), pois, pode ser usado o tempo inteiro independente do tipo de aderência do piso.

    Veículos 4x4 sem diferencial central têm que andar em 4x2 em piso com aderência, já que não existe o diferencial central para compensar a diferença de rotação entre os eixos em curvas. É conhecida como 4x4 de tempo parcial (ou 4x4 part-time), pois, só pode ser usado em parte do tempo, ou seja, quando a aderência do piso permite o escorregamento do pneu com o solo sem forçar os componentes do sistema de tração.

    A tração 4x2 nestes veículos normalmente é com tração no eixo traseiro, mas existe uma forte tendência da tração 4x2 ser a tração dianteira; principalmente nos veículos menores.

    A quase totalidade dos veículos que não tem a opção de 4x4 de tempo integral possuem as chamadas rodas livres que permitem liberar as rodas do sistema de tração, isso é interessante para diminuir o desgaste da parte do sistema de tração que não esta sendo utilizada e favorecer a economia de combustível. No caso das rodas livres manuais deve-se então aciona-las para ter a tração 4x4.

    A tração 4x4 de tempo parcial também é conseguida nos veículos 4x4 de tempo integral quando se bloqueia a ação do diferencial central. A vantagem da tração 4x4 de tempo parcial sobre a 4x4 de tempo integral ocorre em pisos com pouca aderência onde se deseja que ambos os eixos tenham tração, já que a ação do diferencial central resultaria que toda ou a maior parte da tração iria para o eixo com menor aderência quando se deseja exatamente o contrário.

    Outra opção é a tração reduzida que permite multiplicar a força do motor e facilitar a condução em baixa velocidade. Em alguns veículos é possível selecionar a tração reduzida em 4x2, mesmo que seja simplesmente não acionando as rodas livres, mas isso não deve ser feito já que resultaria numa sobrecarga do sistema de tração. A reduzida é normalmente indicada como 4x4 low, 4L ou 4LO. A tração não reduzida ou normal é normalmente indicada como Hi ou H (alta).

    Dependendo do sistema de tração pode-se mudar de uma tração 4x2 para 4x4 (ou vice versa) com o veiculo em movimento e em alguns poucos casos pode-se também mudar de e para reduzida também em movimento.

    Eventualmente existe uma posição Neutra (ou N) na caixa de transferência destinada ao reboque.

    Existe ainda um sistema de tração 4x4 conhecido de tração sob demanda, ou seja, a tração muda de 4x2 para 4x4 e ainda a porcentagem de tração para cada eixo é alterada conforme a necessidade, automaticamente sem intervenção nenhuma do condutor.

    Cada veículo em particular tem seu sistema de tração com todas ou algumas das opções descritas acima.

    Saber usar corretamente o sistema de tração de seu veiculo não é só primeiro passo para iniciar um passeio ou aventura fora de estrada mas até mesmo para utilizar corretamente o veículo no asfalto sem danos.

    Wallace M.Jr.

  • #15
    Usuário Avatar de Armandinho
    Entrada
    08/10/2008
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    42
    Posts
    79
    Agradecimentos: 0

    Nelson

    Muito obrigado nelson pela paciência!! hehehe!! Entao o diferencial central bloqueado na tr4 nao traciona a roda dianteira e ou traseira, caso a roda oposta esteja livre...naquela condição X que foi citada. Para que isso acontecesse teria que haver um bloqueio tambêm no diferencial traseiro(como foi citado que há na L200) e dianteiro. Creio que meu raciocínio esteja correto. Caso algo esteja errado me corrija! Um forte abraço e mais uma vez obrigado!
    L200 OUTDOOR 10/11

  • #16
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Armandinho Ver Post
    Muito obrigado nelson pela paciência!! hehehe!! Entao o diferencial central bloqueado na tr4 nao traciona a roda dianteira e ou traseira, caso a roda oposta esteja livre...naquela condição X que foi citada. Para que isso acontecesse teria que haver um bloqueio tambêm no diferencial traseiro(como foi citado que há na L200) e dianteiro. Creio que meu raciocínio esteja correto. Caso algo esteja errado me corrija! Um forte abraço e mais uma vez obrigado!
    Sim isso mesmo. Agora só um detalhe:

    "Para que isso acontecesse teria que haver um bloqueio tambêm no diferencial traseiro(como foi citado que há na L200) OU dianteiro."
    Agora, se tiver em ambos(dianteiro e trazeiro), melhor ainda

    Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #17
    Usuário Avatar de Armandinho
    Entrada
    08/10/2008
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    42
    Posts
    79
    Agradecimentos: 0
    É pessoal...esse final de semana meu carro ficou na lama...e apenas a roda dianteira esquerda ficou em terra firme...as outras três estavam livres. Ou seja, um bloqueio poderia ter me ajudado a sair dessa situação...mas acho que é mais viavel colocar um guincho. Ainda bem que estava perto da casa do meu avô pq ele foi la com o trator me puxar. heheheheheheh
    L200 OUTDOOR 10/11

  • #18
    Usuário
    Entrada
    15/04/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    67
    Posts
    27
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Armandinho Ver Post
    É pessoal...esse final de semana meu carro ficou na lama...e apenas a roda dianteira esquerda ficou em terra firme...as outras três estavam livres. Ou seja, um bloqueio poderia ter me ajudado a sair dessa situação...mas acho que é mais viavel colocar um guincho. Ainda bem que estava perto da casa do meu avô pq ele foi la com o trator me puxar. heheheheheheh
    Pessoal, desculpem se estou fazendo uma pergunta burra.

    Mas nessa situação em que o Armandinho disse que ficou, se eu pisasse "de leve" no freio, eu conseguiria transferir um pouco de tração para a roda que estava em terra firme ?

  • #19
    Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    249
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    De forma objetiva, alguém sabe dizer o que acontece mecânicamente com o sistema de tração da Tr4 em cada situação abaixo:

    Diferencial central com acoplamento viscoso (VCU) Distribuição variável de torque entre os eixos Opções de acoplamento2H = Tração 4x2 traseira 4H = Tração 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (VCU) atuante 4HLc = Tração 4x4 com diferencial central (VCU) bloqueado 4LLc = Tração 4x4 com diferencial central (VCU) bloqueado e reduzido

    O manual da TR4 explica, por alto, em que situações usar cada uma delas, já que li o manual atentamente e não tenho dúvidas quanto a isso.
    Mas tenho dúvida em relação a distribuição de torque entre os eixos dianteiros e traseiros e quando uma roda (traseira ou dianteira) perde aderência.
    Principais dúvidas:
    Em cada situação off-road acima (ou com pouca aderência), ou seja, em
    4H e 4HLc, como é feita a distribuição de torque entre os eixos traseiros e dianteiros?
    Quando uma roda perde aderência, o diferencial VCU não faz com que a roda que tenha aderência receba mais torque?
    suzuki40+

  • #20
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Eldon Ver Post
    Pessoal,

    De forma objetiva, alguém sabe dizer o que acontece mecânicamente com o sistema de tração da Tr4 em cada situação abaixo:

    Diferencial central com acoplamento viscoso (VCU) Distribuição variável de torque entre os eixos Opções de acoplamento2H = Tração 4x2 traseira 4H = Tração 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (VCU) atuante 4HLc = Tração 4x4 com diferencial central (VCU) bloqueado 4LLc = Tração 4x4 com diferencial central (VCU) bloqueado e reduzido

    O manual da TR4 explica, por alto, em que situações usar cada uma delas, já que li o manual atentamente e não tenho dúvidas quanto a isso.
    Mas tenho dúvida em relação a distribuição de torque entre os eixos dianteiros e traseiros e quando uma roda (traseira ou dianteira) perde aderência.
    Principais dúvidas:
    Em cada situação off-road acima (ou com pouca aderência), ou seja, em
    4H e 4HLc, como é feita a distribuição de torque entre os eixos traseiros e dianteiros?
    Olá Eldon, vamos as suas dúvidas:

    4X2 = 100% do torque no eixo traz e 0% no eixo diant.
    4x4(4H) = 60% do torque no eixo traz e 40% no eixo diant. Aqui a distribuição de torque entre os eixos pode variar um pouco, mais via de regra são esses valores aí.
    4x4(4HLC) = 50% do torque no eixo traz e 50% no eixo diant. Aqui se há o bloqueio do diferencial central dividindo o torque por igual entre os eixos.
    4x4(4LLC, reduzida) = 50% no eixo traz e 50% no eixo diant. pois aqui tb o diferenc. central está bloqueado, porém o torque jogado nas rodas é bem maior(uns 70% a mais de força) pois se está reduzido.

    Quando uma roda perde aderência, o diferencial VCU não faz com que a roda que tenha aderência receba mais torque?
    Não, para isso teriasse que ter um bloqueio de diferencial no mesmo eixo(trazeiro e/ou dianteiro) que divide o torque entre as rodas, como é o caso da L200 Outdoor; que é diferente do VCU(bloqueio de difer. central) da TR4 que divide o torque entre eixos.

    Dê uma lida nas primeiras msgs desse tópico que dar uma breve explicação sobre isso.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de FReitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #21
    Usuário Avatar de JHONNYCAIRO
    Entrada
    18/06/2009
    Local
    SÃO PAULO/SP
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    Kaiser

    Blz, oi, estive ontem no encontro na rua dos trilhos que por sinal , é bem legal, e o pessoal da KAISER esteve lá, e fiquei impressionado com o sistema, e como funciona muito bem, testamos numa L200 , demais, e o melhor que pode instalar, na frente ou na traseira ou em ambos diferenciais , uma tr4 totalmente bloqueada, demais , eles vão expor, em Ubatuba no passeio que vai ter lá www.mitsubishibrasil.com.br .

    O Carro vira um trator, absurdo de Show.

  • #22
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por JHONNYCAIRO Ver Post
    Blz, oi, estive ontem no encontro na rua dos trilhos que por sinal , é bem legal, e o pessoal da KAISER esteve lá, e fiquei impressionado com o sistema, e como funciona muito bem, testamos numa L200 , demais, e o melhor que pode instalar, na frente ou na traseira ou em ambos diferenciais , uma tr4 totalmente bloqueada, demais , eles vão expor, em Ubatuba no passeio que vai ter lá www.mitsubishibrasil.com.br .

    O Carro vira um trator, absurdo de Show.
    Olá JHONNYCAIRO, em qual modelo de L200 foi testado o bloqueio ?

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #23
    Usuário Avatar de mauarj
    Entrada
    08/02/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    1,324
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Olá JHONNYCAIRO, em qual modelo de L200 foi testado o bloqueio ?

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    Fala ae Freitas, falei com Marcio Kaiser, e o ano/mod do L200 é 2007 Outdoor com bloqueios 100% nos dois eixos(dianteiro/traseiro), abs.

  • #24
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mauarj Ver Post
    Fala ae Freitas, falei com Marcio Kaiser, e o ano/mod do L200 é 2007 Outdoor com bloqueios 100% nos dois eixos(dianteiro/traseiro), abs.
    Fala Mauarj, tudo em paz ? Então que dizer que foi retirado o bloqueio original trazeiro da L200 e instalado o Kaiser nos 2 eixos ?

    Pergunto pois a L200 Sport/Outdoor já vem com bloqueio 100% no diferenc. traz acionado eletricamente através do botão "R/D Lock".

    Uma pergunta; esse bloqueio da Kaiser é automático ou é selecionável(acionado) através de algum botão ou alavanca ?

    Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bloqueio de diferencial serve como controle de tração?
      Por mcrescente no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/02/2005, 12:44

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade