x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1

    Troca de óleo do câmbio automático




    Pessoal, possuo uma Pajero 3.0 V6 1997 automática, e vou trocar o óleo do câmbio automático esta semana. Comprei o óleo especificado (Castrol TQM SP3 - 8 litros) e tenho algumas (muitas) dúvidas: 1°) O câmbio automático possui o filtro de óleo. Este filtro é externo ou dentro do câmbio? É lavável ou tem que substituir? É verdade que ao drenar pelo bujão vão escoar apenas 3 L a 3,5 L de óleo? O óleo deve ser escoado com o motor aquecido ou não precisa? Para colocar o novo óleo, se faz através do orifício da vareta de medição com um funil? Agradeço a colaboração e dicas de todos. Abraços,

  • #2
    Citação Postado originalmente por kabahall29 Ver Post
    Pessoal, possuo uma Pajero 3.0 V6 1997 automática, e vou trocar o óleo do câmbio automático esta semana. Comprei o óleo especificado (Castrol TQM SP3 - 8 litros) e tenho algumas (muitas) dúvidas: 1°) O câmbio automático possui o filtro de óleo. Este filtro é externo ou dentro do câmbio? É lavável ou tem que substituir? É verdade que ao drenar pelo bujão vão escoar apenas 3 L a 3,5 L de óleo? O óleo deve ser escoado com o motor aquecido ou não precisa? Para colocar o novo óleo, se faz através do orifício da vareta de medição com um funil? Agradeço a colaboração e dicas de todos. Abraços,
    Onde vc comprou e qto pagou no óleo? Andei procurando e só achei por R$ 71 o litro x 8 l = R$ 568 só de óleo.

  • #3

    Troca de óleo!

    é gente estes óleos são MUITO caros mesmo....
    A minha é uma TR4 2007/2007, na revisão de 40.000Km realizada na Mitcar, foram trocados todos os óleos do carro, inclusive da transmissão...
    Só de óleo na revisão, paguei R$1.300,00, fora mão de obra e outras peças que trocou na revisão.

  • #4
    Comprei na autorizada. O preço é esse aí mesmo, já vi até mais caro, a R$ 77,00 o litro. Quanto a minhas dúvidas, sabem alguma informação? Abraços,

  • #5
    Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    812
    Agradecimentos: 0

    A MMC faz somente a lavagem, oq não é certo!
    Dos 12 litros são trocados apenas 4 fazendo com este procedimento

    O correto é a troca do filtro e junta, os dois são vendidos juntos, fazendo esta troca vão 8 litros embora.

  • #6
    Grande Nélson. Poderia me dar mais detalhes sobre a troca do filtro e junta? Por onde (no carro) eu tenho aceeso para trocar estes elementos? Ela pega 12 litros no total? Achei que fossem 7,5, mas isso deve ser o que escoa né, sempre fica o resíduo que no caso são os 4 litros correto? Após o óleo escoar e trocar o filtro e a junta, por onde eu coloco o óleo novo? Pelo orifício que fica a vareta de medição? Valeu pelas informações. Abraços,

  • #7
    Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    812
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por kabahall29 Ver Post
    Grande Nélson. Poderia me dar mais detalhes sobre a troca do filtro e junta? Por onde (no carro) eu tenho aceeso para trocar estes elementos?
    Suba a viatura em um elevador, arranque o carter, depois o filtro e deixe pingando por um bom tempo

    Citação Postado originalmente por kabahall29 Ver Post
    Ela pega 12 litros no total? Achei que fossem 7,5, mas isso deve ser o que escoa né, sempre fica o resíduo que no caso são os 4 litros correto?
    12 litros no total, porém sempre fica um pouco de ATF, na troca com filtro são repostos entre 8 e 9

    Citação Postado originalmente por kabahall29 Ver Post
    Após o óleo escoar e trocar o filtro e a junta, por onde eu coloco o óleo novo? Pelo orifício que fica a vareta de medição?
    Isso, pela vareta de medição

    Tem um esquema que se vc arrancar a mangueira de circulação do atf e só ligar o contato, dá pra tirar mais alguns litros, mas não sei como funciona ao certo.

    A troca do filtro por um novo é muito importante

    Abs
    4X4 Brasil

  • #8
    eu troquei o óleo da minha tem pouco tempo e o mexânico que fez o serviço não precisou arrancar o cárter fora....desceu o óleo tirando o parafuso para escorrer o óleo..igual se faz com o óleo do motor...depois funcionou o carro e abriu uma mangueira que fica perto do radiador para escorrer mais ainda. Usou cerca de 8 litros e não precisei trocar filtro nenhum.

    Perguntei na autorizada aqui em Brasília e eles disseram, assim como o meu mexânico, que não se abre o cárter para escorrer óleo do câmbio automático. Esse serviço só é feito quando é preciso reparar alguma coisa no câmbio, daí a necessidade de se retirar tudo e trocar filtro e bombas e o que mais for necessário.

    Não sei se isso é correto e na minha opinião, eu preferiria abrir e tirar todo o óleo bem como trocar o filtro, mas pesquisei bastante antes de fazer isso e obtive as mesmas respostas.

  • #9
    Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    812
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por carlosjordan Ver Post
    Não sei se isso é correto e na minha opinião, eu preferiria abrir e tirar todo o óleo bem como trocar o filtro, mas pesquisei bastante antes de fazer isso e obtive as mesmas respostas.
    O certo é trocar ATF mais filtro

    Pra ter idéia de como o ATF e filtro influenciam na vida útil de um câmbio automático, existem kits para adcionar um filtro externo extra.

    Pelo menos ele não usou o fluido de transmissão universal, conhece?
    "Dotô, bota esse daqui de direção hidráulica, é universal..."
    4X4 Brasil

  • #10

    Troca total do Fluido ATF

    No manual de manutenção da Pajero io tem o procedimento para troca do Fluido ATF. Inclui a desconexão da mangueira que vai no radiador e deixar o motor funcionando por no máximo 1 min. em marcha lenta, com a alavanca no N para retirar todo óleo, se não fizer isso não vai retirar o óleo que está no conversor de torque e no radiador.
    O que me causa espanto é o intervalo de só 40.000 Km. É muito pouco para um óleo desse nível e um conjunto que pega tanto óleo. Só pra se ter idéia no site www.brasilautomatico.com.br , indica como prazo de troca para outros câmbios que tb usam fluido ATF sintético 100.000 Km.
    Mais tarde posto essa parte do manual.

  • #11

    Leitura obrigatória pra quem vai trocar o ATF:


  • #12
    Valeu pelas dicas Alves, pois não sabia desses macetes para a troca. Esse esquema da troca do óleo no manual da io vai me ajudar muito. É igual a da 3.0 V6? Fico no aguardo. Abraços,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade