Postado originalmente por
rafatubbies
Pessoal......em primeiro lugar gostaria de me apresentar........Sou o Rafael Santos, de Salvador e possuo uma Pajero iO 01 SE, iniciando uma série de mutações para prática off road. Já possuo um lift de 2pol, com molas e amortecedores recalibrados, bem como snorkel, e algumas coisinhas mais.......
Sou amante de mecanica e estou estudando melhor o funcionamento desse carro, já que tenho ele a pouco tempo. Sendo assim, notei uns estalos vindos do eixo dianteiro (o pessoal de fora diz ser da roda) qdo em 4x4 (qq um), muito similar a homocinetica, só que o detalhe é que estala em reta e apenas qdo há "troca" de inércia (acelerando ou freando).
Iniciei uma série de buscas e suspeitava da rodalivre, mesmo sabendo que ela possui apenas uma "embreagem" pneumatica que faz esse acoplamento. Assim observei que o meu cardan dianteiro apresenta resistencia mesmo em 4x2, dando a sensação que está engatado fulltime...........acho que o certo não é esse, por isso recorro aos amigos mais experientes.......
Minha análise mostra que em 4x2 com o veiculo desligado, o cardan apresenta pequena folga (5mm de giro), que mantem com o carro ligado. Em 4x4 essa folga cai pra menos de 1mm, onde percebo que a tcase fez o engate da tração, por isso desconfio que meu sistema de roda livre (no diferencial) está com algum coisa funcionando errado (ou nao funcionando).
Alguém tem algum comentário a respeito ou já passou por essa situação???
caso contrário, se me disserem apenas se o cardan dianteiro gira em 4x2 ou não, já me ajuda muito.
abraços
e fico a disposição para ajudar.....