x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1

    TR4 - Qual comportamento normal dos LEDs de Tração do Painel??




    Olá pessoal,

    Pesquisei muito aqui no forum e em outros lugares e não encontrei a resposta.... Por isso estou abrindo o tópico aqui com esta pergunta para me ajudar e ajudar outros que estejam na mesma situação que eu.

    A menos de 1 mes comprei um TR4 usado, ano 2006... Comprei em loja de revenda, portanto não tive contato com o antigo dono para poder tirar dúvidas.

    Até então nunca tinha tido nem a curiosidade de engatar a tração... Ontem, pela primeira vez, resolvi engatar para fazer um teste e fiquei confuso com a indicação dada no painel.

    Consultei o manual do carro, mas não ficou claro algumas coisas:

    1) Ao engatar o 4x4 (sem bloqueio), os LEDs que representam os 2 pneus dianteiros no painel ficaram piscando... Pelo que entendi do manual, eles deveriam parar de piscar em pouco tempo! Porém andei mais de 20 Kms e eles continuaram piscando.... Enfim, ele deve piscar mesmo o tempo todo, ou deveria acender rapidamente? Se ficar só piscando, pode indicar que a tração não está engatada?

    2) Ao engatar a 4x4 (com bloqueio), o LED do bloqueio também ficou piscando.... Ele deveria permanecer aceso? Ou fica só piscando também?

    No caso da 4x4 comum não consegui perceber pelo comportamento do carro se estava ou não engatada, já que é minha primeira experiencia com carro 4x4... Ainda não sei distinguir diferenças assim.
    Porém, com a 4x4 bloqueada, ao tentar fazer uma curva fechada em baixa velocidade para entrar na garagem, o carro praticamente travou, não ia pra frente! Como não conheço, fiquei com medo de forçar. Voltei ele para 4x4 não bloqueada e fui pra frente novamente. Ouvi um forte estralo e ele andou (espero que seja normal).

    Depois, lendo o manual e aqui o forum, vi que isso deve indicar que o bloqueio funcionou, pois o carro, fazendo uma curva fechada para entrar na garagem, gira as rodas em velocidades diferentes (as que ficam pra dentro em relação as que firam pra fora da curva)... como está travado, a tendencia é que elas sejam arrastadas e ai provoca esta "travada" do carro.

    Bom, se alguém puder postar certinho o comportamento correto dos LEDs do painel em um TR4, agradeço muito!

    Obrigado!

  • #2
    Usuário Avatar de Syd
    Entrada
    07/08/2008
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Agardim, no meu elas piscam quando engato e logo em seguida elas param (+-3 segundos). Se elas ficam piscando não é bom sinal. Ou há algo errado com a transmissão ou com o sistema de indicação. Já lí aqui no fórum que tinha barro no sensor e provocou a pane.
    Desculpe, más vc fez exatamente oque o manual pede pra não fazer: andar com o 4x4 engatado fora da terra e fazer curvas fechadas (principalmente com o bloqueio engatado). Aconselho fazer estes testes em pisos de terra e com bastante espaço pra não ter que fazer curvas fechadas, afinal é pra isso que serve o 4x4.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Syd Ver Post
    Agardim, no meu elas piscam quando engato e logo em seguida elas param (+-3 segundos). Se elas ficam piscando não é bom sinal. Ou há algo errado com a transmissão ou com o sistema de indicação. Já lí aqui no fórum que tinha barro no sensor e provocou a pane.
    Desculpe, más vc fez exatamente oque o manual pede pra não fazer: andar com o 4x4 engatado fora da terra e fazer curvas fechadas (principalmente com o bloqueio engatado). Aconselho fazer estes testes em pisos de terra e com bastante espaço pra não ter que fazer curvas fechadas, afinal é pra isso que serve o 4x4.
    Ok Syd, grato pelas dicas!

    O meu não para de piscar mesmo, nem em 3 segundos, nem em 3 minutos... Um dia desses ameaçou a ficar acesso, mas em seguinda começou a piscar mais rápido ainda.
    Levei na MIT hoje a tarde, deram uma olhada e disseram que é mal contato mesmo, que a tração está OK.
    Agendaram para eu levar lá na Sexta-Feira para resolver o problema.

    Obrigado!

  • #4
    Agardim,

    Em teoria, eu entendo que as luzes piscando indicam que vc deu o comando p o engate. Porém este só acontece de fato quando as luzes se estabilizam LIGADAS

    Na minha (comprei 0Km em 2004) o esquema é o seguinte (aliás, é o mesmo em todas até hoje)

    - Ao dar a partida no carro todas as luzes piscam (assim vc pode constatar que não estão queimadas) apagam e ficam ligadas só as rodas traseiras

    - Acionando o 4x4H as rodas dianteiras piscam e ficam ligadas

    - Acionando o Bloqueio a luz laranja central pisca e estabiliza ligada

    Qdo vc retira a tração, da mesma maneira que ao engatar, as luzes permanecem piscando até que o desengate aconteça de fato

    Dependendo da situação (tipo vc estar tracionando muito forte) pode ser que a 4x4 não acione ou desacione imediatamente. Basta tirar o pé que ela aciona e vc acelera novamente. Não é preciso parar.

    Vc pode realmente estar com um problema no acionamento ou pode ser apenas no sensor que não indica corretamente.

    Syd,
    A indicação é para não andar no asfalto é com o BLOQUEIO acionado
    Com a 4x4H vc pode andar onde quiser o quanto quiser na velocidade que quiser...
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #5
    Usuário Avatar de Celso Pajero
    Entrada
    10/09/2007
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    238
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por agardim Ver Post
    Olá pessoal,

    Pesquisei muito aqui no forum e em outros lugares e não encontrei a resposta.... Por isso estou abrindo o tópico aqui com esta pergunta para me ajudar e ajudar outros que estejam na mesma situação que eu.

    A menos de 1 mes comprei um TR4 usado, ano 2006... Comprei em loja de revenda, portanto não tive contato com o antigo dono para poder tirar dúvidas.

    Até então nunca tinha tido nem a curiosidade de engatar a tração... Ontem, pela primeira vez, resolvi engatar para fazer um teste e fiquei confuso com a indicação dada no painel.

    Consultei o manual do carro, mas não ficou claro algumas coisas:

    1) Ao engatar o 4x4 (sem bloqueio), os LEDs que representam os 2 pneus dianteiros no painel ficaram piscando... Pelo que entendi do manual, eles deveriam parar de piscar em pouco tempo! Porém andei mais de 20 Kms e eles continuaram piscando.... Enfim, ele deve piscar mesmo o tempo todo, ou deveria acender rapidamente? Se ficar só piscando, pode indicar que a tração não está engatada?

    2) Ao engatar a 4x4 (com bloqueio), o LED do bloqueio também ficou piscando.... Ele deveria permanecer aceso? Ou fica só piscando também?

    No caso da 4x4 comum não consegui perceber pelo comportamento do carro se estava ou não engatada, já que é minha primeira experiencia com carro 4x4... Ainda não sei distinguir diferenças assim.
    Porém, com a 4x4 bloqueada, ao tentar fazer uma curva fechada em baixa velocidade para entrar na garagem, o carro praticamente travou, não ia pra frente! Como não conheço, fiquei com medo de forçar. Voltei ele para 4x4 não bloqueada e fui pra frente novamente. Ouvi um forte estralo e ele andou (espero que seja normal).

    Depois, lendo o manual e aqui o forum, vi que isso deve indicar que o bloqueio funcionou, pois o carro, fazendo uma curva fechada para entrar na garagem, gira as rodas em velocidades diferentes (as que ficam pra dentro em relação as que firam pra fora da curva)... como está travado, a tendencia é que elas sejam arrastadas e ai provoca esta "travada" do carro.

    Bom, se alguém puder postar certinho o comportamento correto dos LEDs do painel em um TR4, agradeço muito!

    Obrigado!
    Agardim,

    Boas!

    Quando comprei a minha na concessionária IZZO aqui em SP (2003), fiz todos os testes e as tais luzes ficavam piscando.... achei estranho... mas como também era o meu primeiro 4x4... o vendedor falou que era normal assim....deixei quieto... Afinal, no final de semana a seguir iria fazer uma aventura off-road.
    No asfalto tudo blz... mas quando desci uma pirambeira lá em Airuoca (sul de Minas) e na hora de subir de volta? Nada... ficava piscando e nada de engatar... fui rebocado por uma Gran Vitara. Que frustração!
    Segunda feira seguinte acordei na IZZO! Falei que tinha adorado o carro e que minha esposa queria um tb... se poderia fazer um test drive em outra prá ver... Dito e feito... nesta não piscava nada... olhei pro vendedor e falei prá ele o que tinha ocorrido... ele mencionou que não tinha garantia !!! Não demorou 30 segundos prá mudar de idéia... Resumo... trocou o tal sensor q fica próximo da caixa de cambio... na época custava R$ 1.600,00 só a peça.... A garantia pagou!

    Aprendi que quando muda a tração, a luz só para de piscar e engata a tração correta se as rodas estiverem paralelas. Isto é se estiver em uma curva e mudar a tração... só quando deixar as rotas na reta, engata!

    Verifique... faça testes... não confie apenas na palavra da concessionária... infelizmente já tive problemas na IZZO (não existe mais) e na Mitnorth. E olha que faço toda a mecanica em autorizadas.

    Abraços...
    Celso/Família ZECA Expedições e Aventuras
    Sorento EX 06 140 cv
    Pajero IO 02 BF A/T Lift 1,5 Parachoque Four Wheel Protetor Road Tech

  • #6
    Citação Postado originalmente por Celso Pajero Ver Post
    Agardim,

    Boas!

    Quando comprei a minha na concessionária IZZO aqui em SP (2003), fiz todos os testes e as tais luzes ficavam piscando.... achei estranho... mas como também era o meu primeiro 4x4... o vendedor falou que era normal assim....deixei quieto... Afinal, no final de semana a seguir iria fazer uma aventura off-road.
    No asfalto tudo blz... mas quando desci uma pirambeira lá em Airuoca (sul de Minas) e na hora de subir de volta? Nada... ficava piscando e nada de engatar... fui rebocado por uma Gran Vitara. Que frustração!
    Segunda feira seguinte acordei na IZZO! Falei que tinha adorado o carro e que minha esposa queria um tb... se poderia fazer um test drive em outra prá ver... Dito e feito... nesta não piscava nada... olhei pro vendedor e falei prá ele o que tinha ocorrido... ele mencionou que não tinha garantia !!! Não demorou 30 segundos prá mudar de idéia... Resumo... trocou o tal sensor q fica próximo da caixa de cambio... na época custava R$ 1.600,00 só a peça.... A garantia pagou!

    Aprendi que quando muda a tração, a luz só para de piscar e engata a tração correta se as rodas estiverem paralelas. Isto é se estiver em uma curva e mudar a tração... só quando deixar as rotas na reta, engata!

    Verifique... faça testes... não confie apenas na palavra da concessionária... infelizmente já tive problemas na IZZO (não existe mais) e na Mitnorth. E olha que faço toda a mecanica em autorizadas.

    Abraços...
    Boas Celso,

    Obrigado pelas dicas! Eu levei o carro na MIT, o mecanico nem olhou, disse que já conhece o problema.... Disse que trata-se apenas do sensor com problemas, mas que mecanicamente não afeta em nada, ou seja, engata normalmente e tudo mais.
    Quando aciono o 4x4, dá pra sentir no comportamento do carro que está engatado mesmo, só não sei se corretamente.
    Já percebi que em curvas não funciona legal... Tanto que o ultimo teste que fiz foi numa avenida de quase 4 Km, só reta.... E acontece a mesma coisa.... pisca, pisca, pisca, e nada de ficar aceso.
    Tambem desconfiado, não aceitei apenas as palavras do mecanico, e disse que faço questão que seja visto... ficou então agendado Segunda-Feita agora para dar uma olhada. Vamos ver no que vai dar.
    To até com medo de pegar um off-road assim e acabar saindo rebocado por causa de qualquer subidinha!

    Abraço!

  • #7
    Usuário Avatar de Syd
    Entrada
    07/08/2008
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    reybelo,
    tu tem razão, rapaz, é só com o bloqueio acionado.
    Valeu!

  • #8
    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    Agardim,

    Em teoria, eu entendo que as luzes piscando indicam que vc deu o comando p o engate. Porém este só acontece de fato quando as luzes se estabilizam LIGADAS

    Na minha (comprei 0Km em 2004) o esquema é o seguinte (aliás, é o mesmo em todas até hoje)

    - Ao dar a partida no carro todas as luzes piscam (assim vc pode constatar que não estão queimadas) apagam e ficam ligadas só as rodas traseiras

    - Acionando o 4x4H as rodas dianteiras piscam e ficam ligadas

    - Acionando o Bloqueio a luz laranja central pisca e estabiliza ligada

    Qdo vc retira a tração, da mesma maneira que ao engatar, as luzes permanecem piscando até que o desengate aconteça de fato

    Dependendo da situação (tipo vc estar tracionando muito forte) pode ser que a 4x4 não acione ou desacione imediatamente. Basta tirar o pé que ela aciona e vc acelera novamente. Não é preciso parar.

    Vc pode realmente estar com um problema no acionamento ou pode ser apenas no sensor que não indica corretamente.

    Syd,
    A indicação é para não andar no asfalto é com o BLOQUEIO acionado
    Com a 4x4H vc pode andar onde quiser o quanto quiser na velocidade que quiser...
    Oi Reybelo,

    Obrigado pela descricao detalhada sobre como funcionam os LEDs do painel quando o sistema esta funcionando como deve. Esta informacao no manual do proprietario esta muito superficial e tenho certeza que este relato aqui pode ajudar muita gente que tem duvidas.
    Realmente vou pedir para verificarem isso e vou ficar em cima la do pessoal. No meu caso nao adianta aliviar o acelerador e pisar de novo, realmente fica so piscando. Ja tentei ate acionar com o veiculo parado e a mesma coisa acontece.
    Pra nao dizer que nunca ficaram acesas, aconteceu umas 2 ou 3 vezes so... Depois de rodar varios Kms com os LEDs piscando, finalmente eles ficaram acesos.
    E ai veio a grande evidencia de que deve ser apenas mal contato no meu caso: Quanto eu estava em asfalto liso, estava acesos. Ao passar em asfalto imperfeito, as vibracoes que foram feitas fez os leds darem umas piscadas rapidas, acompanhando a vibracao, e logo ficaram acesos novamente.
    Segunda-Feira, voltando de la, eu posto qui qual foi o laudo da MIT.

    Abraco!

  • #9
    Boa tarde!

    Levei na MIT e resolveram o problema! Era sugeira nos sensores, como já foi dito várias vezes aqui mesmo no forum.

    Agora está 100%

    Obrigado a todos pela ajuda!

  • #10
    vou ter q limpar os da minha L200

    Acontece a mesma coisa, o 4x4 engata normal e tudo, já levei em uma eletrica e trocaram um sensor, ele falo q nao achou o problema, dai dependendo do lugar apaga, dependendo acende e pisca rapido ou devagar....

    limpo com querosene? diesel? ou oq?

  • #11
    Usuário
    Entrada
    05/11/2008
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, atenção para o fato da luz só apagar e dizerem que " é assim mesmo" e que "está engatando normal".
    Se a luz do meio, a amarela, não estive acesa, significa que o diferencial não está bloqueado.
    Em alguma outra oficina também podem desligar o sensor da solenóide (na frente, perto do motor) e a luz não acende mais, porém pode ficar com a 4x4 integral... Portanto, atenção.

  • #12
    Citação Postado originalmente por evandroff Ver Post
    vou ter q limpar os da minha L200

    Acontece a mesma coisa, o 4x4 engata normal e tudo, já levei em uma eletrica e trocaram um sensor, ele falo q nao achou o problema, dai dependendo do lugar apaga, dependendo acende e pisca rapido ou devagar....

    limpo com querosene? diesel? ou oq?

    Acho que sou um sortudo...
    A Minha TR4 é 2004 está com quase 90.000Km dos quais MUITOS rodados em estradas de Terra.
    Só tive este problema de indicação errônea do sensor a uns 2 meses atrás, quando me meti a besta e literalmente submergi a TR4 Como ficou atolada no meio da água, acabou entrando dentro e molhou tudo.

    Retirei todos os carpetes e forros internos, lavei tudo tirei todos os "plugs" e mandei ver WD 40* esperei secar, montei novamente e ficou perfeito sem nenhum problema.

    * O WD 40 além é usado comumente como lubrificante mas ele é ótimo para retirar umidade.
    Basta um spay que ele elimina a água e com a pressão ainda deixa limpinho o contato!
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade