x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 56
  • #1
    Usuário Avatar de Allan
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    487
    Agradecimentos: 2

    Pajero IO - Pneus Maiores + Lift de Suspensão




    Senhores,

    Sei que esse assunto já foi demasiadamente discutido aqui no fórum. Mas vou escrever a minha experiência mesmo assim, porque creio que no pagar das luzes possa ajudar algum futuro aventureiro ou saciar os curiosos.

    No começo do mês corrente (Junho/08) eu comprei uma Pajero IO, azul, ano 2000 para o meu uso no dia-a-dia e também para me divertir. Apesar de eu preferir manual, acabei comprando uma automática por causa do estado do carro x custo.

    Bom, li boa parte da troca de mensagens daqui do fórum a respeito de levantar esses carros e calçar pneus maiores. Então fiz a minha opção: calço na suspensão e tentar calçar pneus 245/75 R16.

    Vamos ao que interessa:

    Fui na Salvatori, revenda da Michellin, no Recreio dos Bandeirantes, indicado pelo meu mais novo amigo e mecânico Katsunori. Cheguei lá, pedi ao Soares, gerente da loja, para calçar em uma roda original minha um BF 245/75 R16 AT. Apesar de ele ter falado que já tentou fazer essa experiência sem lograr sucesso, insisti e montamos um BF na roda dianteira direita do carro. Bom, o primeiro sentimento que tive foi de alegria porque ficou bonito pra cacete!!! Pedi para apertar um parafuso para que a roda ficasse centralizada no cubo e conseguir "avaliar" a proeza. O carro continuou suspenso pelo elevador . O pneu pegou logo de cara na bandeja da mola, mas nada que um espaçador de 3cm não resolvesse, porque a bandeja da mola tem uma inclinação o que permitiria o descolamento do pneu, caso fosse "jogado um pouco mais pra fora". Liguei o carro e girei a direção toda para ambos os lados. Pegou um pouco na parte de trás e bastante na parte da frente. Para isso, a solução seria a troca do parrachoque por um tubular, feito sob medida. Além disso, teria que trocar os parafusos prisioneiros do cubo por maiores para conseguir vencer o espaçador.

    Diante do acima exposto, não me restou opção senão calçar minhas rodas com BFs 235/70 R16 AT. A diferença de raio dos entre os dois pneus é de 1,93cm. É bastante! Bom, os 235 caíram como uma luva, levantaram o vão livre do carro, comparado com os 215/65 R16 originais, em 2,48cm. Parece pouca coisa, mas o efeito prático e visual foi bastante notório. Esses 235 pegam um pouco no interior da caixa de rodas na última meia volta do volante, quando se está virando todo o jogo. Apenas isso! Nada de grave ...

    Paguei R$ 460,00 por cada BF. A conta total com os pneus + alinhamento + balanceamento + 4 vávulas (merreca) foi 2.000 latinhas (no cartão de crédito).

    Abaixo seguem as fotos que eu tirei, inclusive uma comparação entre o 245/75 e o 235/70.

    Agora o próximo passo é fazer um lift na suspensão. Vou colocar mola de TR4 na dianteira + calços de 35mm, feitos pela Toca do Dino. Na traseira, seguindo a receita já experimentada do amigo Felipe Balaiune, vou colocar as molas dianteiras da Courrier 1.6 (paguei R$ 116,00 o par na Nova Alteze, na Penha). O lift vou fazer essa semana lá na MITSUNORI, na Barra, vou postar aqui as minhas impressões e fotos.

    Nota: Ainda não deu tempo de medir a diferença de consumo do carro, mas já notei que perdeu um pouco de torque (pouco, acho que os 245 iriam "colar o carro no chão"), ainda mais por que é automático.

    Desculpem-me a extensão do tópico.

    Abraços.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -comparacao-bfs.jpg   -245-desmontado.jpg   -235-desmontado-245-ao-lado.jpg   -io-com-235-suspensao-ainda-nao-levantada.jpg  
    Allan Barreiros na Tranquilidade Suíça.
    TR4 Frex 2012.

  • #2
    ALLAN,
    Ficou muito bonita a sua pajero e Parabéns pela aquisição, agora só resta saber quando iremos ver ela nas trilhas.

    Abraços!

  • #3
    Usuário Avatar de Allan
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    487
    Agradecimentos: 2

    Finalmente o LIFT!!!!!!

    Pois é senhores,

    Conforme era previsto, antes de ontem eu levantei a bichina. Não foi nada complicado de fazer. Fizemos tudo em três horas e meia de serviço.

    Seguindo a receita do Felipe Balaiune (valeu garoto!!!), as molas dianteiras de courrier 1.6 ficaram perfeitas. São bem maiores, vide foto comparativa abaixo.

    Os caloços que mandei fazer na Toca do Dino ficaram bons, porém o Ronaldo deu mole na furação e tivemos que fazer um pequeno trabalho em um dos furos da parte inferior do calço, para que todos casassem com os parafusos da cabeça do conjunto amortecedor/mola. Nada de Grave! 8)

    Também tirei uma foto do conjunto amortecedor/mola montado com o calço já devidamente instalado.

    Troquei as molas dianteiras da IO, que estavam bem cansadas pela da TR4, paguei R$ 212,00 o par das molas dianteiras Fabrini para TR4 no Pestana (Jacarépagua - RJ). Na Mit custa R$ 470,00. Só de mola dianteira tivemos uma diferença de uns 3 cm, mas acho que foi por conta das molas da IO estarem cansadas.

    Resultado: Um carro muito bonito. Estável e mais firme um pouco. Alto pra cacete! Tá mais alto que uma Pajero Sport... Ainda não sei qual como vai ser o desempenho dela nas trilhas...

    Tive um probleminha normal na Cambagem, porque ficou muito negativa (com as rodas voltadas pra dentro), mas nada que 80 pratas não resolvesse. Aproveitei o tempo de espera e bebi uma, porque ninguém é de ferro!

    Quanto a Homocinética, não achei que ficou numa angulação muito ruim não. Segue uma foto da nova angulação dela após o Lift.

    É isso. Seguem abaixo as fotos. Inclusive uma que eu faço o comparativo entre a IO sem o Lift e com o Lift. Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou convite pra biritar, estamos ae ...

    Abraços.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -comparacao-com-e-sem-lift.jpg   -mola-traseira-da-io-x-mola-dianteira-da-courrier-1.6.jpg   -nova-angulacao-da-homocinetica.jpg  
    Allan Barreiros na Tranquilidade Suíça.
    TR4 Frex 2012.

  • #4
    Realmente ficou muito boa as mudanças...
    depois poste pra gente como ficou a estabilidade dela na estrada por favor.

  • #5
    Usuário Avatar de Allan
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    487
    Agradecimentos: 2

    Estabilidade

    Citação Postado originalmente por brpresente Ver Post
    Realmente ficou muito boa as mudanças...
    depois poste pra gente como ficou a estabilidade dela na estrada por favor.
    Meu Amigo,

    Esse final de semana fui a Búzios com ela. Rodei uns 400 km de estrada. Notei que a frente do carro ficou um pouquinho "boba", mas muito pouco. Fiz curvas na estrada a 100km/h sem nenhum problema. É questão de costume mesmo.

    Andei bastante com o carro nas dunas de cabo frio, e tudo correu bem! Aliás, muito bem .

    Recomendo o lift de suspensão.

    Abraço.
    Allan Barreiros na Tranquilidade Suíça.
    TR4 Frex 2012.

  • #6
    Fala Allan.

    Ficou muito show o seu carro. Vou pegar no pé do Ronaldo (Toca do....) quanto a qualidade....he.he.he. Ele pega as medidas do meu carro para fazer o calço e depois vende peça sem qualidade, aí não dá...rs. Ele agora tá no Rally dos Sertões, categoria Caminhões (ele faz o apoio rápido mecanico, indo no próprio caminhão do André Azevedo). Dei uma olhada e eles estão em segundo lugar.

    Ele tem outras alterações na manga. Pedi para ele fazer uma mudança no trilho do meu banco tumén e ficou show. Com meus 1,83m, não dava para ter ergonômia adequada entre pernas e braços na TR4. naum...

    Abs

    DKrabbe

  • #7
    Usuário Avatar de Allan
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    487
    Agradecimentos: 2
    Dkrabbe,

    Obrigado pelo elogio. Realmente o carrinho ficou show de bola. Espero ter esclarecido mais ainda o pessoal que está pensando em fazer essas alterações, por isso fiz questão de colocar até o quanto gaste pra galera interessada ir se preparando... hehe

    É, a TR4 é realmente muito pequena pra passageiros maiores que 1,75. Eu tenho 1,70 e vou bem, tranquilo. Mesmo assim o espaçoatrás é bem apertado. Com você não deve existir né?!?!?

    Tínhamos que ver cm o ronaldo se ele não faz uma proteção de cárter, caixa de tranferência, tudo junto... acho que deve ficar bem legal! Acho que vi alguns tópicos assinados por você falando sobre isso.

    Abraço.
    Allan Barreiros na Tranquilidade Suíça.
    TR4 Frex 2012.

  • #8
    Usuário Avatar de mjps
    Entrada
    21/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    47
    Posts
    435
    Agradecimentos: 0
    Falando em pneus, a uns três meses atrás encomendei aqui em Friburgo 4 BF 225/75/16. Infelizmente apenas hoje me ligaram da Michellin me informando que chegaram, mas já comprei outros pneus 225/70/16 Pirelli.(depois de 3 meses né)
    Ou seja para quem estiver procurando BF encontra aqui por R$539,00 cada, fica na Consercionária Volks Frivel aqui em friuburgo. É só procurar por Cleber.
    Saudações
    [ \_\_\____\ Marcio TRACKER
    I--__ -°O\\\O°- BF MUD KM2, LIFT 2, PROTEÇÕES DE AÇO
    ()_) ()_)-º----)_) PY, NUV 760, PC AÇO, GUINCHO 9000.

  • #9
    Usuário Avatar de Allan
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    487
    Agradecimentos: 2
    Opa,

    No meu caso eu optei por colocar 235/70 R16, visto que os 225/75 R16 têm diferença de apenas 0,425cm de raio. Acho que o ideal seria um 235/75 R16, o que daria uma diferença de raio de 1,175cm e relação aos que eu coloquei.

    Abraço.
    Allan Barreiros na Tranquilidade Suíça.
    TR4 Frex 2012.

  • #10
    Usuário Avatar de mjps
    Entrada
    21/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    47
    Posts
    435
    Agradecimentos: 0
    Sim Allan,

    Mas em relação a ganho de altura sem a necessidade do uso de calço, pelo que sei a melor opção para não raspar ainda é o 225/75. Por ser um pouco mais fino pode ser um pouco mais alto.
    O difícil é achar estes pneus eu fiquei chateado de ter colocado outros, e agora não poder gastar mais R$2000,00 de novo.
    [ \_\_\____\ Marcio TRACKER
    I--__ -°O\\\O°- BF MUD KM2, LIFT 2, PROTEÇÕES DE AÇO
    ()_) ()_)-º----)_) PY, NUV 760, PC AÇO, GUINCHO 9000.

  • #11
    Usuário Avatar de Allan
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    44
    Posts
    487
    Agradecimentos: 2
    Marcio,

    Anuncia teus pneus cara. Tem muita gente procurando opções aqui no fórum.

    Aqui na Salvatori (Recreio - RJ) eu sei que tem os 225/75 R16, eu os vi! Tenta vender e te ajudo a negociar esses pneus aqui!

    Qualquer coisa me fala.

    Abraço.
    Allan Barreiros na Tranquilidade Suíça.
    TR4 Frex 2012.

  • #12
    Usuário Avatar de mauarj
    Entrada
    08/02/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    1,324
    Agradecimentos: 4
    KARO AMIGO ALLAN E OS DEMAIS PARTICIPANTES DESSA PARTE DA COMUNIDADE 4x4BRASIL, TEU CARRO FICOU SHOWWWWWWWWWWWW, EU QND LI A ALGUNS MESES AKI NO FORUM SOBRE LIFT, JA ME DESPERTOU, MAS, AGORA, ASSIM Q SOBRAR O CAPILÉ IREI LEVANTAR A MINHA TR4 KRIPTON, E TINHA MUITAS DUVIDAS A RESPEITO DOS PROXIMOS PNEUS Q IRIA COLOCAR.APROVEITANDO A OPURTINIDADE, GOSTARIA DE LANÇAR AKI NO FORUM(NÃO SEI SE ALGUÉM JA TOCOU NESSE ASSUNTO) DE MARCARMOS UMA TRILHA/PASSEIO COM OS NOSSOS PAJERO's IO's E AS TR4's, POW ADQUIRI O CARRO TB A POUCO TEMPO E TO DOIDO PRA VER O TOTAL DESEMPENHO DELE NA LAMA. GRANDE ABRAÇO A TODOS E EM ESPECIAL CONGRATULAÇÕES AO AMIGO ALLAN.

    MARCOS THEODORO - MAUARJ
    PAJERO TR4 KRIPTON

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade