Oi pessoal,
Sou novo aqui no fórum e gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que vou relatar abaixo.
Em recente viagem à Espanha, tive a feliz oportunidade de conhecer melhor o Pajero, pois um primo que mora naquele país tem um Montero Motion Diesel de 5 portas, e que aqui no Brasil é o Pajero Full HPE Diesel de 5 portas. Esse é um carro espetacular e não tem quem não fique admirado com a tecnologia a bordo, conforto, segurança e desempenho.
Fiquei interessado em adquirir esse veículo, e fui à uma concessionária Mitsubishi aqui em Salvador/Ba, porém, para minha surpresa e decepção, constatei que o Pajero Full HPE 2009/2010 à venda no Brasil não oferece os mesmos opcionais e recursos da versão européia.
Fazendo uma breve pesquisa na internet, descobri que a versão do Pajero Full vendida inclusive na Argentina e Chile oferecem os mesmos opcionais e recursos da versão européia. Entre as principais diferenças que constatei, a versão brasileira do Pajero Full HPE não oferece (ver fotos abaixo):
- O excelente som Premium da Rockford com 860W, 11 alto-falantes, 1 subwoofer e capacidade para 6 CD/DVD (na versão brasileira o som é da marca Clarion com apenas 4 alto-falantes e 2 tweeters);
- Tela de DVD de 9" no teto com fones de ouvido sem fio;
- Sistema de navegação MMCS, com HD de 30GB e tela multifuncional de 7" com gabarito que auxilia a manobra de estacionamento com a marcha ré;
- Sensor dianteiro de estacionamento;
- Sensor de pressão nos pneus;
- Bluetooth para fazer e receber chamadas pelo celular com comandos no volante;
- Garantia de 5 anos.
Como esse veículo é montado em uma única fábrica no Japão e distribuído para o mundo todo, não entendi por que a versão brasileira do Pajero Full HPE diesel de 5 portas é inferior à versão vendida em outros países. O quê justificaria essa diferença de opcionais e recursos?
Já que no Brasil esse veículo custa muito mais que na Europa e Chile (R$ 190 mil no Brasil, R$ 105 mil na Europa, R$ 90 mil no Chile), alguém deste fórum sabe:
1) Por que a versão brasileira do Pajero Full HPE é oferecida sem os mesmos opcionais e recursos da versão européia e chilena?
2) Já que pelo site da Mitsubishi do Brasil o Pajero Full a venda no Brasil ainda é a versão (09/10), existe alguma possibilidade para que a versão 10/10 ou 10/11 do Pajero Full seja vendido no Brasil igual à versão européia e chilena, com os mesmo opcionais e recursos?
3) Sei que os impostos no Brasil são altos, mas como é possível que um mesmo veículo fabricado no Japão seja vendido por R$ 90 mil no Chile e R$ 190 mil no Brasil, e sem os mesmos recursos e opcionais da versão chilena? O que justifica essa diferença de 111,11% a mais para o Pajero Full HPE vendido no Brasil? Essa diferença de 111,11% refere-se tão somente aos impostos do Brasil?
4) Se alguém comprar o Pajero Full HPE no Chile terá direito à garantia da Mitsubishi aqui no Brasil?
5) Porque na Europa a garantia do Pajero Full é de 5 anos e aqui no Brasil é de 3 anos?
Outro fato que me chamou muito a atenção e também com grande decepção, foi a qualidade de atendimento da Concessionária e do SAC da Mitsubishi, pelas seguintes razões:
1) O vendedor mostrou-se desqualificado, pois não sabia informar alguns dados mínimos do Pajero Full HPE Diesel. Chegou inclusive a me dizer que esse veículo tinha 170 cavalos de motor e 2 anos de garantia, e que no segundo ano a garantia só cobria o básico do motor e câmbio, porém depois de ser advertido por mim, apenas disse: Ah é mesmo, tem 3 anos e 200 cavalos!
2) Mesmo constando no site da Mitsubishi e no folder (ver abaixo) que a Pajero Full HPE Diesel pode ser comprada na cor preta com bancos em couro bege, a concessionária informou que só existia bancos em couro preto, e que se eu quisesse bancos em couro bege, que poderia ser adquirido na própria concessionária, pagando-se um valor adicional. Tive a impressão que a concessionária queria cobrar um adicional pelo banco em couro bege original da Mitsubishi.
3) Mesmo constando no site da Mitsubishi que o seguro da Pajero Full HPE Diesel pode ser adquirido através da seguradora da própria Mitsubishi com validade de 3 anos, a Concessionária informou que a Mitsubishi não tem seguradora mas que eu poderia adquirir o seguro ali mesmo na Concessionária com outras seguradoras.
4) A concessionária não tinha sequer um folder, folheto ou catálogo para melhor informar os clientes. Consegui baixar no site um folder bem simples (ver abaixo). Sinceramente, parecia que eu estava ali para comprar meio quilo de pão e não um veículo que custa R$ 190 mil!
Mandei esses questionamentos ao SAC da Mitsubishi, mas, passados 2 meses, não recebi nenhuma resposta. Entrei em contato com o SAC, e apenas informaram que minha mensagem ainda estava sendo analisada.
Sei que o Pajero Full HPE é um carro maravilhoso, mas pagar R$ 190 mil em um veículo e não ter o devido atendimento pré-venda e pós-venda é de arrepiar!
Gostaria também de saber dos proprietários do Pajero Full como é o pós-venda da Mitsubishi, principalmente quanto ao atendimento nas concessionárias e SAC, e também quanto à assistência e cobertura da garantia de 3 anos. Todos os itens estão cobertos pela garantia de 3 anos, ou existem mesmo exceções após o primeiro ano?
Desculpem-me por este post ser longo, porém, acredito que poderá orientar melhor não só a mim, mas a outros possíveis futuros compradores do Pajero Full HPE, bem como de outros veículos da Mitsubishi.
Abs,
Uxío