x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de fmengue
    Entrada
    21/12/2007
    Idade
    54
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Acendendo o "N" na subida da Serra - TR4




    Olás,

    Primeiro post, primeira viagem com a TR4 . Tinha mandado o post para outro tópico, mas como ninguém respondeu, resolvi abrir um e ver se tenho mais sorte.


    Nesse carnaval fui pra Ubatuba via SP 125 (Oswaldo Cruz, ligando Taubaté a Ubatuba) com a TR4. Primeira viagem dela, uma automática 2008 Flex com 900 Kms rodados, abastecida apenas com álcool.

    Na ida foi tudo bem, apesar da média de 5.5 Km/l . Tá certo que não aliviei muito o pé (quem conhece essa estrada sabe que não tem jeito de dirigir ali sem ser "entrar no fluxo") e fui com o ar ligado. Não que eu esperasse ir e voltar com 1 tanque (moro a 300Kms de lá), mas foi de impressionar ter que parar na ida pra completar o combustível.

    Na volta, na subida da serrinha, baita trânsito, um pouco de chuva. Fui como vim: ar ligado, carro em 4x2, em "D"... Só que andando a 20 Km/h, e parando de vez em quando. Mais ou menos 3 Kms depois desse "anda-para", a luz "N" começou a piscar, indicando aquecimento do câmbio.

    Fiz como o manual pediu (ainda bem que tinha lido), encostei, não desliguei o motor e esperei a luz apagar, o que aconteceu depois de uns 15 minutos. Ela subiu o resto sem reclamar, mas confesso que fiquei preocupado. Ficar parado naquela serra, com trânsito, chuva (e a família dentro do carro) é bastante complicado.

    Os amigos que conhecem melhor o carro, me digam:
    • 5.5 Km/l na estrada é normal ? Vi uns posts aqui falando dessa média na cidade, e gente falando de 10Km/l com a TR 4 manual... Será que melhora depois de amaciar ?
    • O que fiz de errado ? Quer dizer, eu deveria ter subido em "L" ou usar 4x4 reduzida ? Já subi essa serra 1000 vezes, nunca tive problemas com outros veículos, mesmo automáticos. Isso pode ser causado pelo fato do carro estar pouco rodado ? Ou devo esperar desse tipo de problema nessas situações de maior exigência ?
    É isso. Fora esse susto, estou bastante satisfeito com o carro, que se comportou muito bem e transmitiu segurança a viagem toda.

    Abraços,

    Fábio.

  • #2
    Olá amigo,
    Vou tentar responder as suas perguntas, mas com toda certeza logo vem um especialista e da uma aula (Fala aí Serjão, Homero e etc).
    1- 5,5 Km/l com alcool e ar ligado acredito ser normal, depois de amaciada deve melhorar um pouco, mas não muito.
    2- O aquecimento da caixa, deve ter sido causada pelo para e anda (como você descreveu), onde o conversor de torque ficou patinando e deve ter esquentado o oléo. Nestes casos de para e anda, ou até mesmo quando for arrancar em uma subida mais forte, deve-se passar a alavanca de seleção para a posição L, onde o conversor de torque fica travado. Isso quem me falou foi um engenheiro da Mit, disse para que em qualquer subida em que pare, devo arrancar em L, e quando a subida acabar passar a alvanca para D novamente.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #3
    entao, em L é uma marcha só...
    que Eu saiba o conversor fica desligado na posição 2 tbem, entao é aconselhavel andar com o 2 nessas condiçoes...


    fora isso, como o carro é novo, é bom levar na concessionaria e fazer eles checarem niveis de fluidos do cambio etc e etc... nao custa nada, fala o que aconteceu e descreve direito... leva sempre o carro na concesionaria que sua garantia será mantida... nao passe NEM NA FRENTE de picaretas por ai


    eu mesmo subi a Imigrantes esse fim de semana e venho com 3 marchas, com o OD ligado.... a minha é L200 tem esse recurso..

  • #4
    Pois é Flavio,
    O engenheiro da Mit mandou que eu arrancasse sempre em L, quando em aclives acentuados.
    Concordo plenamente em levar o carra até a concessionaria. Não custa nada, e você vai ficar mais tranquilo.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #5
    Usuário
    Entrada
    31/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    801
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fmengue Ver Post
    Olás,

    Primeiro post, primeira viagem com a TR4 . Tinha mandado o post para outro tópico, mas como ninguém respondeu, resolvi abrir um e ver se tenho mais sorte.


    Nesse carnaval fui pra Ubatuba via SP 125 (Oswaldo Cruz, ligando Taubaté a Ubatuba) com a TR4. Primeira viagem dela, uma automática 2008 Flex com 900 Kms rodados, abastecida apenas com álcool.

    Na ida foi tudo bem, apesar da média de 5.5 Km/l . Tá certo que não aliviei muito o pé (quem conhece essa estrada sabe que não tem jeito de dirigir ali sem ser "entrar no fluxo") e fui com o ar ligado. Não que eu esperasse ir e voltar com 1 tanque (moro a 300Kms de lá), mas foi de impressionar ter que parar na ida pra completar o combustível.

    Na volta, na subida da serrinha, baita trânsito, um pouco de chuva. Fui como vim: ar ligado, carro em 4x2, em "D"... Só que andando a 20 Km/h, e parando de vez em quando. Mais ou menos 3 Kms depois desse "anda-para", a luz "N" começou a piscar, indicando aquecimento do câmbio.

    Fiz como o manual pediu (ainda bem que tinha lido), encostei, não desliguei o motor e esperei a luz apagar, o que aconteceu depois de uns 15 minutos. Ela subiu o resto sem reclamar, mas confesso que fiquei preocupado. Ficar parado naquela serra, com trânsito, chuva (e a família dentro do carro) é bastante complicado.

    Os amigos que conhecem melhor o carro, me digam:
    • 5.5 Km/l na estrada é normal ? Vi uns posts aqui falando dessa média na cidade, e gente falando de 10Km/l com a TR 4 manual... Será que melhora depois de amaciar ?
    • O que fiz de errado ? Quer dizer, eu deveria ter subido em "L" ou usar 4x4 reduzida ? Já subi essa serra 1000 vezes, nunca tive problemas com outros veículos, mesmo automáticos. Isso pode ser causado pelo fato do carro estar pouco rodado ? Ou devo esperar desse tipo de problema nessas situações de maior exigência ?
    É isso. Fora esse susto, estou bastante satisfeito com o carro, que se comportou muito bem e transmitiu segurança a viagem toda.

    Abraços,

    Fábio.
    Leve pra concessionária e vai se acostumando que o carro é beberrão, mas faz curva como ninguém.

    Só use a reduzida(4x4 hi) no asfalto, se estiver chovendo.
    T4 - 2015/15 - BF 285/70 R17

  • #6
    o L representa a primeira e o 2 segunda. no 2 ele apanha. quando eu ando(no momento so em chão batido) eu arranco em L troco pra 2 e depois o D com o off-drive ligado. n gosto de andar no D direto
    troller 2012, chip + e-locker r/f+ us bedlock 35"+pitbull 12000lbs+off-shocks

  • #7
    Citação Postado originalmente por fmengue Ver Post
    Olás,

    Primeiro post, primeira viagem com a TR4 . Tinha mandado o post para outro tópico, mas como ninguém respondeu, resolvi abrir um e ver se tenho mais sorte.


    Nesse carnaval fui pra Ubatuba via SP 125 (Oswaldo Cruz, ligando Taubaté a Ubatuba) com a TR4. Primeira viagem dela, uma automática 2008 Flex com 900 Kms rodados, abastecida apenas com álcool.

    Na ida foi tudo bem, apesar da média de 5.5 Km/l . Tá certo que não aliviei muito o pé (quem conhece essa estrada sabe que não tem jeito de dirigir ali sem ser "entrar no fluxo") e fui com o ar ligado. Não que eu esperasse ir e voltar com 1 tanque (moro a 300Kms de lá), mas foi de impressionar ter que parar na ida pra completar o combustível.

    Na volta, na subida da serrinha, baita trânsito, um pouco de chuva. Fui como vim: ar ligado, carro em 4x2, em "D"... Só que andando a 20 Km/h, e parando de vez em quando. Mais ou menos 3 Kms depois desse "anda-para", a luz "N" começou a piscar, indicando aquecimento do câmbio.

    Fiz como o manual pediu (ainda bem que tinha lido), encostei, não desliguei o motor e esperei a luz apagar, o que aconteceu depois de uns 15 minutos. Ela subiu o resto sem reclamar, mas confesso que fiquei preocupado. Ficar parado naquela serra, com trânsito, chuva (e a família dentro do carro) é bastante complicado.

    Os amigos que conhecem melhor o carro, me digam:
    • 5.5 Km/l na estrada é normal ? Vi uns posts aqui falando dessa média na cidade, e gente falando de 10Km/l com a TR 4 manual... Será que melhora depois de amaciar ?
    • O que fiz de errado ? Quer dizer, eu deveria ter subido em "L" ou usar 4x4 reduzida ? Já subi essa serra 1000 vezes, nunca tive problemas com outros veículos, mesmo automáticos. Isso pode ser causado pelo fato do carro estar pouco rodado ? Ou devo esperar desse tipo de problema nessas situações de maior exigência ?
    É isso. Fora esse susto, estou bastante satisfeito com o carro, que se comportou muito bem e transmitiu segurança a viagem toda.

    Abraços,

    Fábio.
    Fala Fábio.

    Não há nada de errado com sua TR4. Já tive TR4 automática e agora tô com uma mecânica, trocando só por causa do MMS, mas achava a minha AT show de bola na serra. Já fiz esta serra de Taubaté/Ubatuba e a de Caraguá/S.J.Campos várias vezes com a automática. Naquela serra, vc devia ter subido em "L" (a bixinha vai até 50km/h nessa marcha, mas vá até uns 38km/h) ou "2" mesmo (esta vai até uns 75km/h). Ir em "D", a bixinha tende sempre a passar para uma marcha mais alta, aí acontece o que vc presenciou. A TR4 automática aceita cambiar. Brinque entre "L" e "2" que você vai gostar pacas. Vale a dica. Serra ingreme como estas, é "L" ou "2" mesmo. Na de Caraguá, eu às vezes ia com o "over drive off" (luz acesa) e ia bem também.

    Abçs

    Daniel Krabbe


    Ps1; show de bola ler o manual. É isso aí !
    Ps2:"L" e "2" é uma coisa e "Reduzida" é outra. Esta segunda "nunca" deve ser usada no asfalto. Ela trava o diferencial central, ok? Porém em uma "super subida" e em reta, pode ser usada até 20km/h sem problemas.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade