Walter o balanceamento dinâmico ou estático que eu saiba não tem nada a ver com o local de fixação dos pesos, rodas de liga leve, aluminio, e outras ligas e misturas, na maioria não são projetadas para receber os pesos nas laterais externas entre pneu e roda, por isso devem ser colados na parte interna da roda.
Outra coisa um balanceamento estático nunca será melhor que um dinâmico, pois o conjunto pode estar balanceado estáticamente mais desbalanceado dinamicamente, o contrário não ocorre, pois se o conj. esta balanceado dinamicamente ele estará balanceado estáticamente.
Exemplo:
O balanceamento dinâmico considera o balanceamento do conjunto em dois planos, localizados nas extremidades dos flanges dos aros. Este conjunto está estaticamente balanceado ainda, mas não dinamicamente balanceado.
Sistemas de balanceamento dinâmico mostram quanto peso deve ser colocado em cada lado, e em que locais devem ser fixados.
Fonte:
Mecânica Online l Mecânica do jeito que você entende l www.mecanicaonline.com.br
Quanto ao tipo de balanceamento a melhor opção é fazer o balanceamento dinamico. Eu particularmente prefiro a opção de balanceamento dinâmico no local (mas depende da qualidade da máquina), aquele que ergue-se o veículo e a máquina rotaciona o pneu, pois assim todo conjunto que está em movimento será balanceado (como pneu, roda, cubo, disco ou tambor de freio, semi-eixos, etc.).
[]s