Vai ser 100% importada, mas com a estrutura da Ford não vai ser problema. Além disso a Ranger atual não tem nada nacional. Talvez só o câmbio é feito no Brasil. O resto é Argentino, mesmo o motor é feito lá...
Versão Imprimível
Vai ser 100% importada, mas com a estrutura da Ford não vai ser problema. Além disso a Ranger atual não tem nada nacional. Talvez só o câmbio é feito no Brasil. O resto é Argentino, mesmo o motor é feito lá...
Prezados,
peguei a pouco a minha Triton da loja.
Ainda não tem 1.000km, por isso ainda não tive tempo de desfrutar tudo o que o carro oferece!
Mas por enquanto estou satisfeitíssimo o ca viatura, realmente ela é sensacional!
Como esse é meu primeiro veículo 4x4, tenho uma dúvida com relação a tração:
- quando tirei o carro na Concessionária, me informaram que não é recomendável na Triton usar a 4x4-HI em asfalto, mesmo com chuva, pois nas curvas as rodas tendem a se compensar e as rodas de fora acabam rodando mais, fazendo com que o veículo derrape. Isso procede??
Aqui no fórum já li diversos posts de usuários dizendo que utilizam a 4x4 HI em asfalto molhado, para sentir o carro mais na mão.
Fiquei em dúvida com essa informação que me passaram lá.
Valeu!!
Procede sim com toda certeza!
Isso já foi amplamente discutido aqui... Alguns dizem que se sentem mais seguros fazendo isso e bla bla bla. Mas vá por mim e pelos que lhe orientaram na css: Carro que não possua tração integral e/ou diferencial central, fazer isso é uma tremenda sandice. Estou falando de todas as pick-up's do nosso mercado atualmente.
A Sw4 nova é um exemplo de 4x4 permanente (com diferencial central) ou seja, ela divide bem a tração entre as rodas ai a conversa é outra. Já a hilux pickup não existe isso.
Andar com a tração de sua pick-up acionada no asfalto, vc irá desgastar o sistema de tração, forçar o eixo e talvez ate quebrá-lo ao fazer curvas e um acidente iminente caso necessite fazer uma manobra brusca em velocidade . Ao contrário que alguns dizem, isso é tremendamente perigoso e não recomendado!
Quem defende o uso do 4x4hi em asfalto, confunde aquaplanagem x baixo atrito x terreno arenoso. O 4x4hi foi concebido para ser acionado no caso de terreno arenoso com alto ou baixo atrito (gelo, areia fofa, lamas, piçarras, saibro). Jamais para solo rígido como o asfalto ou concreto. Em um terreno arenoso, faça uma curva de 1a marcha com 4x4 hi e notará que o eixo traseiro "cavará" o solo para dentro da curva. Isso acontece justamente pela rotação comum nos eixos. No asfalto ele tentará fazer a mesma coisa, mas não será possível e a força será trasferida toda para o eixo forçando-o. Imagine o perigo disso em uma manobra brusca em velocidade... é quase uma tragédia certa.
O 4x4hi e o low não foram feitos para asfalto com ou sem aquaplanagem. Isso é mito e teimosia. Somente para carros com tração integral 4x4 a segurança realmente é maior em qualquer situação.
Os que dizem sentir "mas seguros" com o 4x4hi acionado no asfalto e na chuva, quero ver desviar de um cavalo na estrada ou fazer uma baliza na rua. Conseguem? Que segurança tola é essa?
Vão bater em mim... mas observe o que eu disse e tire suas próprias conclusões.:karate:
Eu tb!
Sempre q viajo e chove, ligo a tracao.
Na ultima viagem q fiz, devo ter rodado mais de 300km com o 4x4hi.
Em estrada normal da pra andar sem problemas, mas estradas cheias de curvas fechadas e cidade Nao deve usar mesmo pelos motivos q o maranguas citou.
Se eu estiver acima de 60Km/h eu ligo até no seco pra fazer um curva com mais segurança.
De nada Rusty... tenha cuidado nos seus testes ok?
Sua pick-up em condição normal 4x2, é orientada pela direcionamento que voce dá ao volante. Já no 4x4 hi, a curva/tragetória do veículo vai ser a resultante de acordo com a velocidade entre a direção do eixo traseiro X eixo dianteiro e não a direção exata que você deseja. Lembre-se sempre que o eixo dianteiro é DIRECIONAL para onde você quiser, mas o traseiro não é. Por isso a dificuldade de manobrar o carro com o 4x4 acionado. O eixo traseiro sempre vai querer seguir no mesmo ângulo do chassis (por ser fixo), enquanto o dianteiro dependerá do motorista, surgindo uma terceira força resultante entre os 2 eixos. Entendeu o conflito de forças?
Pessoal, também "manjo" um pouco do assunto, e em que pese as oportunas observações do Maranguas, não tem nenhum problema que pelo tempo estritamente necessário, se diminua a velocidade e acione a tração dianteira no asfalto, desde que o mesmo esteja em condições extremamente escorregadias, por exemplo: chuva muito forte que causa queda de barreiras levando barro e/ou outros dejetos para o leito da estrada. Em tempo, conheço um cara que é leigo e comprou uma Ranger 0KM e o "idiocil" (mistura de idiota com imbecil) do vendedor o orientou a sempre ligar o 4X4 na estrada para ter mais estabilidade! E o mais incrível é que o comprador viajou muito (+ de 01 ano) em asfalto sêco com este procedimento e o carro não quebrou! Apenas, conforme o próprio, fazia muito "ruído" quando o sistema estava acionado! dojao campeao
As discussões tecnicas tem defensores dos 2 lados. Eu como leigo e mero usuario percebo que com o 4x4 hi ligado a partir de certa angulação nas rodas dianteiras o sistema começa a forçar. Porem normalmente isso se dá em curvas mais fechadas o que não impede por exemplo de se ir para o litoral norte de São Paulo com o 4x4 hi acionado, pois as curvas podem ser feitas com o minimo de esterço na direção. Já subi até a serra de maresias com o 4x4hi acionado, sendo que tem e curvas bem fechadas e nessas eu senti o sistema forçar, porém só nelas.
Dificilmente uso o 4x4 em asfalto até por causa do maior consumo, mesmo na chuvas, mas as vezes é bom.
Beleza pessoal, obrigado pelas informações.
Entendi o conflito de forças e vou ter prudência na hora de fazer os meus testes!
Valeu!!