x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Correção do Hodômetro com o uso de Pneus maiores.

Pessoal, peço o favor de me tirarem uma dúvida em relação a obtenção mais próxima do real do consumo do meu carro.

Os pneus originais da minha Pajero eram 265/70 R15, troquei então a um ano por um MUD da Yokohama 31" 10.50 R15 que equivale a aprox. 266,7/76 R15 na med. européia; ou seja, o 31" é 4,7% maior que o 265/70.

Logo a minha dúvida se dar como obter uma kilometragem mais real do Hodômetro com esses pneus 31" a fim de poder por consequência obter o consumo da Pajero.

Como fazer o calculo de correção do hodometro dos pneus maiores ? Tipo, se no hodômetro do meu carro acusa que eu rodei 120 Km com os pneus 31"(q são 4,7% maiores que os originais) então devo pegar esses 120 Km e adicionar os 4,7% totalizando 125,64 Km pecorridos ? Estou certo no cálculo ou o acerto se faz de outro modo ?

Agradecido, abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    É esse erro mesmo que aparece.
    A porcentagem deve ser medida no diâmetro externo e não no rais, pois pode haver diferença entre as carcaças e as marcas, então faz um risco no pneu original e roda ele uma volta e marca no chão a distância. Faz isso no pneu novo e marca a distância. Faz o cálculo da diferença de porcentagem aonde o 100% é o pneu original e o novo terá 1XX%.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    É esse erro mesmo que aparece.
    A porcentagem deve ser medida no diâmetro externo e não no rais, pois pode haver diferença entre as carcaças e as marcas, então faz um risco no pneu original e roda ele uma volta e marca no chão a distância. Faz isso no pneu novo e marca a distância. Faz o cálculo da diferença de porcentagem aonde o 100% é o pneu original e o novo terá 1XX%.
    Edin, obg pela resposta, mas não é isso que desejo saber. Li um tempo atrás em um tópico(procurei mas Não conseguir encontrar de novo) alguém ensinando como calcular o consumo e corrigir o "erro" do Hodômetro do carro com o uso de pneus maiores, senão me engano ou foi tu, ou o AKPG ou o Walter.

A Edintruder e aos demais colegas:
    A minha dúvida se dar em como corrigir a diferença já sabendo que o novo pneus já é 4,7% maior que o original, isto é, basta acrescentar 4,7% a distância pecorrida mostrada no hodômetro ?

Exemplo, se acusa no hodômetro 120 Km pecorridos com os 31" peguei os 120 e acrecentei 4,7% e deu 125,64. Seriam esses 125,64 Km que percorririam os 265/70 ? Estar certo está forma ou o cálculo a ser feito é diferente ?
    4X4 Brasil Razão: correção ortográfica
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Freitas,
    Esta é a mesma dúvida que tenho. Na verdade, eu faço isso para corrigir o consumo e a velocidade do Troller, mas eu nunca tive certeza que é isso mesmo.

Veja o meu raciocínio: O meu Troller veio com pneus 255/75 R15 que equivalem a um pneu de 30". Ai coloquei os 33". Então o correto é eu corrigir a km rodada em 10%. Porém, o raio do pneu cresceu em 1,5 polegadas. Então o correto não seria corrigir a km em 5%?

Vou mais longe ainda: Será q a diferença entre a distância percorrida entre o pneu de 30 e o de 33 é realmente 10%? Ou será 5%? ou será outro percentual?

Agora que coloquei os pneus 35, medi no GP e a 100 km/h marcados no velocímetro, no GPS acusava 110. Ou seja, os 10% que deveriam ser quando estavam com os 33. O problema é que eu não medi no GPS quando estava usando os 33. Por isso é que fiquei com mais dúvida ainda.

Abraços tentando entender direito este monte de números!!!
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

Pessoal, acho que o Edintruder está certo. Não importa o raio, importa o perímetro. (2 x pi x R)

A diferença entre o perímetro novo e o antigo indica quanto o carro vai andar a mais por volta da roda.
    O lance é medir o perímetro do pneu novo, dividir pelo do antigo, e aí se terá um fator 1,xxx.
    Multiplique a quilometragem por esse fator, e terá a quilometragem correta.

Pra facilitar, tem essa calculadora no site www.trilha4x4.com.br

http://trilha4x4.com.br/dica54.asp

Digite os dados em original E novo, senão dá pau.

* Acho o método sugerido pelo Edintruder, de medir o perímetro no pneu, mais seguro. Os pneus recapados podem ser maiores que a medida "teórica".

Abraço!
    4X4 Brasil Razão: Comentário sobre a medição física do perímetro.

Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 3
    Não importa quanto o pneu substituto é maior ou menor que o substtituído.
    Pois, mesmo com pneus originais, alguns carros apresentam muita diferença entre a velociade real e a demonstrada no velocimetro
    Assim, o que realmente importa é a precisão do hodometro.
    O ideal é usar um hodometro aferível, p saber, exatamente, a distancia, a velocidade e o consumo do carro.

Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Freitas,
    Esta é a mesma dúvida que tenho. Na verdade, eu faço isso para corrigir o consumo e a velocidade do Troller, mas eu nunca tive certeza que é isso mesmo.

Veja o meu raciocínio: O meu Troller veio com pneus 255/75 R15 que equivalem a um pneu de 30". Ai coloquei os 33". Então o correto é eu corrigir a km rodada em 10%. Porém, o raio do pneu cresceu em 1,5 polegadas. Então o correto não seria corrigir a km em 5%?

(...)
    Alexandre;

É que no diâmetro, (que é o que importa), você aumentou em 3 pol (os 10%). 1,5pol em cada lado. E como o que manda no cálculo da circunferência é o diâmetro, então...

Um grande abraço

Pois é. Sempre concordei com isso.

Mas como se justifica então o fato de a diferença entre o que o velocímetro marca com os pneus 35 e o GPS ser de apenas 10% e não 14% como manda a teoria?

Então será que posso creditar estes 4% como sendo a diferença fora do padrão de tolerância do velocímetro do Troller?
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Pois é. Sempre concordei com isso.

Mas como se justifica então o fato de a diferença entre o que o velocímetro marca com os pneus 35 e o GPS ser de apenas 10% e não 14% como manda a teoria?

Então será que posso creditar estes 4% como sendo a diferença fora do padrão de tolerância do velocímetro do Troller?
    Eu acredito que sim...

Abraços

Usuário Avatar de FCarneiro
    Entrada
    21/02/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Pessoal, peço o favor de me tirarem uma dúvida em relação a obtenção mais próxima do real do consumo do meu carro.
    Os pneus originais da minha Pajero eram 265/70 R15, troquei então a um ano por um MUD da Yokohama 31" 10.50 R15 que equivale a aprox. 266,7/76 R15 na med. européia; ou seja, o 31" é 4,7% maior que o 265/70.
    Logo a minha dúvida se dar como obter uma kilometragem mais real do Hodômetro com esses pneus 31" a fim de poder por consequência obter o consumo da Pajero.
    Como fazer o calculo de correção do hodometro dos pneus maiores ? Tipo, se no hodômetro do meu carro acusa que eu rodei 120 Km com os pneus 31"(q são 4,7% maiores que os originais) então devo pegar esses 120 Km e adicionar os 4,7% totalizando 125,64 Km pecorridos ? Estou certo no cálculo ou o acerto se faz de outro modo ?
    Agradecido, abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...
    freitasjr,

Segue um link que talvez possa ajudá-lo: http://www.miata.net/garage/tirecalc.html

Vou acompanhar este tópico pois também estou com este dilema. Troquei hoje os 245/70R16 da minha Ranger por 265/75R16.

[]s
    Pajero GLS-B 24V V6 3500 - 1999 - 2 portas

No caso do Francisco, acho que é isso mesmo.

Perímetro do Pneu novo...: 4944,86 mm
    Perímetro do Pneu antigo.: 4724,95 mm /
    -------
    Fator ...................: 1,04654 ...

120 Km x 1,04654 = 125,58 (mais ou menos, né?)

Creio que a calibragem baixa do pneu induza uma boa diferença também. Afinal, aquela barriga deve reduzir o diâmetro real. Ou tô viajando na "maonese"?

Abraços!

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Voces estao esquecendo o erro original de fábrica, principalmente do Troller...

E fora que as vezes o hodometro não bate 100% com o velocimetro...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem