Powered by vBulletin

Correção do Hodômetro com o uso de Pneus maiores.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 06/01/2008, 23:31
    enio chagas
    Citação:

Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Voces estao esquecendo o erro original de fábrica, principalmente do Troller... :-)
    E fora que as vezes o hodometro não bate 100% com o velocimetro...

Claro, claro... Não adianta querer calcular as coisas com precisão absoluta, quando o próprio instrumento de referência é impreciso. É só pra ter uma idéia.
    Até mesmo porque "encher o tanque até a boca" ou "até o automático" para medir o consumo é também impreciso.

Abraços!
  • 07/01/2008, 11:25
    FRanger
    Hoje em dia o GPS está bem popularizado, acredido ser (apesar de sua imprecisão imposta) o modo mais prático para vc realizar uma correção aproximada de seu velocímetro e odômetro.Os cálculos citados seriam 100% corretos caso não houvesse o erro de fábrica nos velocímetros/hodômetros, que normalmente oscila em torno de 5%.
    Se vc não tiver um GPS, logo um amigo seu vai ter, até nos celulares eles estão aparecendo agora. Estou aprendendo a brincar com o N95 da Nokia, muito interessante.
    Abraços,
    Franger
  • 07/01/2008, 20:09
    Edintruder
    Se partir que o pneu original marca certo no hodômetor, essa medida de pneu deverá ser a medida base para a alteração de pneus, seja pra maior ou menor.
    A porcentagem nada mais é que a comparação, dessa forma se for um pneu maior que o original, a kilometragem registrada será menor que a real, dessa forma para correção de consumo devemos aumentar a porcentagem de diferença do tamanho da circunferência do pneu para termos a kilometragem que marcaria no painel com o pneu original.
    A diferença por exemplo do pneu 235/75 R15 da Ranger para os 33" é aproximadamente 13%, dessa forma quando paro no posto, o hodômetro marca cerca dse 730km, porém se acrescer os 13%, ficará cerca de 825km reais rodados. Dessa forma, essa kilometragem é a que devemos usar para o cálculo do consumo final.
  • 08/01/2008, 01:42
    freitasjr
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Se partir que o pneu original marca certo no hodômetor, essa medida de pneu deverá ser a medida base para a alteração de pneus, seja pra maior ou menor.
    A porcentagem nada mais é que a comparação, dessa forma se for um pneu maior que o original, a kilometragem registrada será menor que a real, dessa forma para correção de consumo devemos aumentar a porcentagem de diferença do tamanho da circunferência do pneu para termos a kilometragem que marcaria no painel com o pneu original.
    A diferença por exemplo do pneu 235/75 R15 da Ranger para os 33" é aproximadamente 13%, dessa forma quando paro no posto, o hodômetro marca cerca dse 730km, porém se acrescer os 13%, ficará cerca de 825km reais rodados. Dessa forma, essa kilometragem é a que devemos usar para o cálculo do consumo final.

Valeu Edin, era exatamente isso ao que eu estava me referindo. Se o hodômetro do carro é impreciso com os pneus originais, é claro que também será impreciso proporcionalmente ao novo(maior) pneu.

Logo o novoTerá uma diferença de perímetro/circunferência, e era essa diferença que eu queria saber se estava calculando certo. O exemplo que vc deu confirmou como eu pensava. :concordo:

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
  • 08/01/2008, 02:38
    LUIS ANTONIO -BA
    Citação:

Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Freitas,
    Esta é a mesma dúvida que tenho. Na verdade, eu faço isso para corrigir o consumo e a velocidade do Troller, mas eu nunca tive certeza que é isso mesmo.

Veja o meu raciocínio: O meu Troller veio com pneus 255/75 R15 que equivalem a um pneu de 30". Ai coloquei os 33". Então o correto é eu corrigir a km rodada em 10%. Porém, o raio do pneu cresceu em 1,5 polegadas. Então o correto não seria corrigir a km em 5%?

Vou mais longe ainda: Será q a diferença entre a distância percorrida entre o pneu de 30 e o de 33 é realmente 10%? Ou será 5%? ou será outro percentual?

Agora que coloquei os pneus 35, medi no GP e a 100 km/h marcados no velocímetro, no GPS acusava 110. Ou seja, os 10% que deveriam ser quando estavam com os 33. O problema é que eu não medi no GPS quando estava usando os 33. Por isso é que fiquei com mais dúvida ainda.

Abraços tentando entender direito este monte de números!!!

Alexandre e Freitas o primeiro calculo é achar o perimetro, q pode ser como o Edin citou ou fazendo aquela conta o seguinte:
    perimetro=Diametro x 3,1416(PI) do pneu original depois vc faz a mesma conta para o novo pneu dai vc tera uma diferença que se transforma em porcentagem e faz os calculos em cima dessa porcentagem q dar certinho.
  • 08/01/2008, 22:55
    leobnaval
    só lembrando que a medida do raio deve ser feita com o pneu calibrado e a medida a ser feita deve ser a do centro da roda até o chão.

abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:33.