Olá pessoal do fórum, vou contar o que aconteceu com minha io 99/00 MT que uso no dia a dia e trilhas leves.
Ela está com 84.000Km, manutenção em dia e óleos e filtros trocados há 4000Km. Fui fazer uma trilha média em dia seco e tudo correu bem, sem aquecimentos, tudo funcionando perfeitamente. Na final da trilha a luz de óleo acendeu, terminei a trilha antes de ir para casa passei em um posto e completei o óleo, no asfalta a mais ou menos 80Km/h iniciou um batido de metal e logo depois um batido forte e o carro apagou. Parei, abri o capô e não vi nada estranho e nem vazamentos. tirei a capa da correia dentada e a mesma estava intacta e o motor travado.
Resultado, carro guinchado, e motor desmontado:
Tudo quebrado, bloco rachado, primeiro cilindro estourado, biela quebrada e tudo mais que existe dentro do motor, só salvou o cabeçote.
O mecânico informou que isso acontece muito com as io, é porque forma borra do nosso ótimo combustivel e oleos e trava tudo.
Será que este motor tem que descarbonizar de 20/20 mil Km como ele falou?
As io aguentam mesmo o tranco ou são só para passeio na terra???