Postado originalmente por
otaviofilho
Pessoal, sei que o tópico é antigo, mesmo assim vou deixar aqui minha contribuição:
Já vi/tive problema de aquecimento em diversos veículos por vários motivos. Ventoinha, Vazamento, Valvula termostatica travou fechada, entre outros. Em uma trilha no final do ano passado uma Pajero Sport Diesel estava do mesmo jeito que vocês mencionaram, ao ligar o ar ou forçar (subida) a temperatura subia. Neste o problema era na tampa do radiador, foi só trocar e resolveu. Esta semana estou de férias mas acordando cedo pra levar minha esposa ao trabalho, fomos com a IO dela, no meio do caminho começou a aquecer. Percebi que aquecia quando parava no semaforo (marcha lenta) e diminuia a temperatura quando o transito andava (motor com maior giro). Parei num posto e conferi que ambas as ventoinhas estavam funcionando (do radiador e do a/c). Vazamento não tinha. O problema, neste caso, é baixa eficiência da bomba dagua. No fim de sua vida útil ela não faz sua função direito (bombear agua), quando aumenta o giro do motor ela então promove a circulação da água no sistema fazendo com que a água do radiador entre no bloco "resfriando-o". Já liguei para a Status Lada(oficina especializada 4x4 em Santo André) e devo levar o carro pra lá amanhã.