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  • #1

    Problemas serios no Motor da L200 sport




    Caros srs,

    O que parecia ser apenas uma troca de junta do cabeçote, se tornou uma grande dor de cabeça para mim. Não sei se meu mecanico quer me enrrolar, mais vamos aos fatos.

    Ao desmontar o cabeçote, ele verificou que tinha um pistão mais "atrasado" que o outro, coisa de 1mm. A camisa do 3 pistao tava enferrujada. Segundo ele é indicio de agua, ou seja, trinca na camisa. Ao desmontar o restante, ele verificou que as bronzinas eram 0,5 (?, segundo ele não era original, ja era adaptada) e disse que o eixo do virabrequim ja havia sido cortado (dizendo ele que não aceita cortes). A bronzina ta toda corroida (desgastada). Então, vamos a listinha que ele mandou pra comprar...
    Jg de Bronzina.
    Eixo virabrequim
    Aneis de seguimento
    Junta Liquida
    Liq arrefecimento
    Correia do alternador
    Correia dentada
    Oleo de motor...

    Abaixo vou botar foto da bronzina (1ª foto) e do motor pra vcs darem uma analizada.
    E ai? o mecanico ta certo mesmo? Ou ele quer me enrrolar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problemas serios no Motor da L200 sport-101507_1002.jpg   Problemas serios no Motor da L200 sport-101507_1006b.jpg   Problemas serios no Motor da L200 sport-101507_1006a.jpg  

  • #2
    FernandoF veja se as informações que lhe passar podem lhe ajudar...

    A L200 Sport passou por um Recall branco na troca das bronzinas - procure, um tópico que criei sobre este assunto aqui.

    Em cada L200 eles também verificaram o estado do eixo, e, segundo informações que obtive direto do SAC da Mit, caso a concessionária achasse que o mesmo deveria ser substituído eles o fariam sem nenhum custo.

    Será que no seu caso eles não optaram por dar uma retífica no eixo do seu carro e com isso você perdeu uma medida dele? Acho que cabe uma reclamação formal à Mit, verifique também se o seu carro passou por tal adequação e quando foi isso?

    Qual o histórico de manutenções do seu carro na rede autorizada? Qual a Km atual dele? Você fez revisões em concessionária até qual Km?

    Abs,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #3
    Caro Marcello, perdi a revisão de 60mil km porque passei em 3mil a kilometragem (sacanagem) de la pra ca nao fiz mais revisões la...
    outra... o motor do meu carro ja havia batido antes mesmo de chegar a carta do tal "recall" e nao foi feito na mitsubishi.

  • #4
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    O eixo pode ter empenado, mas se tivesse sido cortado e soldado já estaria quebrado, porém como é o primeio cilindro, é possível que a solda resista, porém com deficiência na lubrificação por um mínimo desalinhamento no canal de óleo e te destruído o casquilho.
    Faz sentido, o mecânico pode estar certo sim. procura um eixo usado para ver a diferença de preço, após isso ficará novo.
    Esse é um dos fatores mais críticos de comprar veículos usados...
    Com quantos Km está a L200 agora?
    Experimenta cotar na www.baretaautopeas.com.br um motor inteiro e um vibrequim usado para ver a diferença.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
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    Fernando,
    Na minha primeira L200 o problema foi parecido e depois de alguns meses apos ter feito o serviço, perdi o motor novamente.

    Engraçado, o que você postou do que o mecânico disse, parece que escutei a alguns meses atrás.

    Boa sorte.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O eixo pode ter empenado, mas se tivesse sido cortado e soldado já estaria quebrado, porém como é o primeio cilindro, é possível que a solda resista, porém com deficiência na lubrificação por um mínimo desalinhamento no canal de óleo e te destruído o casquilho.
    Faz sentido, o mecânico pode estar certo sim. procura um eixo usado para ver a diferença de preço, após isso ficará novo.
    Esse é um dos fatores mais críticos de comprar veículos usados...
    Com quantos Km está a L200 agora?
    Experimenta cotar na www.baretaautopeas.com.br um motor inteiro e um vibrequim usado para ver a diferença.
    Caro Edintruder. Agradeço a ajuda que tem me dado.

    Minha l200 ta com 130 mil... Hoje consegui um eixo por R$ 2000,00. O mecanico (que trabalhou na autorizada mit) disse que ele olhando sabe se está boa ou não. Espero poder usar da experiencia dele com L200´s para sanar meus problemas. Levei o cabeçote (este esta "novo" com apenas 3 meses de uso e 5 mil km) pra fazer o teste de trinca... vai saber ne? do jeito que parece que a caminhonete ta com uma "zica"
    Amanha vai ser retirado o bloco do lugar para poder encamisar

  • #7
    Olhe também na SP Imports de BH, eles tem muita peça de Mit lá... www.spimports.com.br

    Abs,
    Marcello Ladeira
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  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por fernandoof
    Ao desmontar o cabeçote, ele verificou que tinha um pistão mais "atrasado" que o outro, coisa de 1mm.
    A diferença na altura dos pistões no PMS(ponto morto superior) é um indício que o virabrequim ou a bronzina apresentam desgaste além do normal.

    Citação Postado originalmente por fernandoof
    A camisa do 3 pistao tava enferrujada. Segundo ele é indicio de agua, ou seja, trinca na camisa.
    Se passou água pela camisa a trinca está no alojamento da camisa, ou seja, no próprio bloco pois essas camisas são do tipo "secas", prensadas no bloco.


    Citação Postado originalmente por fernandoof
    Ao desmontar o restante, ele verificou que as bronzinas eram 0,5 (?, segundo ele não era original, ja era adaptada) e disse que o eixo do virabrequim ja havia sido cortado (dizendo ele que não aceita cortes). A bronzina ta toda corroida (desgastada).
    0,5 o que ? Décimos, centésimos ou milésimos ??

    Qualquer eixo virabrequim que esteja dentro das especificações de tolerancia pode ser usinado(cortado) para isso existem as bronzinas sobre-medida.

    Sobre desgaste prematuro em bronzinas existem vários fatores, fabricante(marca), ovalização na biela, ovalização ou conicidade no moente(virabrequim), torque inadequado(aperto nos parafusos da biela), motor trabalhando sob alta temperatura, baixa viscosidade do óleo, combustível no sistema de lubrificação(camisas e aneis gastos permitem que o combustivel desça para o carter), água no sistema de lubrificação(se tinha a trinca na camisa provavelmente estava descendo água pro carter).

    Citação Postado originalmente por fernandoof
    Então, vamos a listinha que ele mandou pra comprar...
    Jg de Bronzina.
    Eixo virabrequim
    Aneis de seguimento
    Junta Liquida
    Liq arrefecimento
    Correia do alternador
    Correia dentada
    Oleo de motor...

    Abaixo vou botar foto da bronzina (1ª foto) e do motor pra vcs darem uma analizada.
    E ai? o mecanico ta certo mesmo? Ou ele quer me enrrolar?
    O eixo virabrequim foi medido com equipamento adequado pra saber se ainda está na tolerância ?
    A biela foi medida e avaliada também ? Ou o cara teve coragem de dizer que "tá boa" ...
    Vai encamisar, trocar anéis e manter pistões velhos ?
    Junta líquida deve ser pro carter, e as outras juntas e os retentores ele não pediu?
    Além do óleo acrescento o filtro e a bomba.

    As fotos estão muito ruins, o que te recomendo é mandar avaliar todas as peças em uma retífica pra não ter problema depois, lá eles saberão te falar o que fazer, vejo muito mecanico tentando dar um jeitinho pra não gastar fazendo motor pela metade, etc, mas é uma economia boba pois vc não vai ter o motor com o mesmo desempenho e durabilidade. Aí daqui uns dias tem que abrir novamente, ficar com o carro parado, gastar novamente, etc, etc, etc.

    Qualquer dúvida estou à disposição.

    []'s

  • #9
    Elmeer , um dono de retifica me falou certa vez que num motor retificado se consegue no maximo 90-95 % da forca original , isso procede????

    Quero saber pois tenho uma F250 das mais XLTona que saiu em 2000 -2001 , quero ficar bastante tempo com ela.... e quando der retifica fazer uma bem feita.... Um motor BEM retificado aguenta uns desaforos como um original???????
    RAM 2500 - 2017

  • #10
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Um motor retificado, montado e amaciado com critério tem o mesmo desempenho e durabilidade de um motor novo.

    []'s

  • #11
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    Na verdade poderia desenvolver até uns % extras pois no momento que se troca os pistões, aumenta a cilindrada e aumenta também a taxa de compressão.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Na verdade poderia desenvolver até uns % extras pois no momento que se troca os pistões, aumenta a cilindrada e aumenta também a taxa de compressão.
    Acho que você ta enganado. O bloco retificado é encamizado, o pitão mantém o mesmo diâmetro e a taxa nunca muda porque o cabeçote é plano a câmara de combustão fica na cabeça do pistão. Fica tudo original...
    L200 Triton AT 3.2 2010

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