Graduados cearenses
Etapa inicial da Mitsubishi Nordeste teve cenário baiano e reuniu 157 carros, na Costa de Sauípe; a competição foi acirrada, principalmente na categoria Graduados (Foto: Divulgação)
Etapa seguinte será em João Pessoa, dia 13 de setembro; os cearenses estão preparando surpresas para os participantes
Concentração e alto nível técnico foram os segredos dos cearenses José Saraiva Jr. e Amarino Duarte para vencer, na categoria Graduados, a primeira etapa da Mitsubishi Motorsports Nordeste 2008
A paisagem não poderia ser mais rica e exuberante. Os competidores da primeira etapa da Mitsubishi Nordeste 2008, realizada dia 16 de agosto, na Costa do Sauípe (BA), se depararam, durante o trajeto, com trechos de reflorestamento de eucaliptos, além de riachos, cachoeira e, devido à chuva que havia caído na região, muita lama, poças e erosões acentuadas.
“Para nós, do Ceará, acostumados a competições em praias, com coqueiros à vista, as paisagens desta prova na Costa do Sauípe foram um presente, além de um desafio, já que não podíamos perder tempo olhando ao redor. Foi preciso primar pela concentração”, destaca a dupla Ibsen de Souza e Saris Machado Jr, 4º lugar na categoria Turismo Light, destinada aos iniciantes.
A prova, que reuniu 157 carros participantes, de oito estados do Nordeste, foi marcada por uma competição acirrada, principalmente na categoria Graduados. A diferença de pontos entre o primeiro lugar, os cearenses José Saraiva Jr. e Amarino Duarte, e o quinto, os também cearenses Rodger Nobre e Silvio Mota, foi de apenas 34 pontos. “A nossa maior dificuldade nesta etapa foi vencer as demais duplas, já que todas apresentaram um desempenho muito elevado”, explica José Saraiva Jr , que, juntamente com seu navegador, Amarino Duarte, se credencia ao prêmio máximo da categoria, que distribuirá R$ 57 mil às três primeiras duplas da temporada.
Outros cearenses que se destacaram na competição foram Paulo Coelho e Francisco Vasconcelos. Eles obtiveram a 2ª colocação na categoria Turismo (para competidores com alguma experiência em ralis) e prometeram continuar com uma campanha vencedora durante as demais etapas. Se conseguirem sagrar-se campeões, após a última etapa que se realizará em Fortaleza, ganharão estadia, com direito a três acompanhantes, no Club Méd Trancoso, no litoral baiano.
Com um tempo total de 5h30min, segundo os organizadores do evento, a primeira etapa da Mitsubishi Nordeste contou com um percurso rico, em paisagens e desafios. Além das tradicionais “pegadinhas” ao longo do trajeto, para confundir os competidores.
Obstáculos
Com a chuva que havia tomado conta da região nos dias que antecederam a prova, o piso, mesmo sendo predominantemente de areia, o que favorece a drenagem, ficou bastante escorregadio, representando um obstáculo a mais para os participantes. “Foi um problema nos mantermos dentro do tempo ideal na prova”, confessa a dupla vencedora na categoria Graduados, que perdeu, nesta primeira etapa, apenas 81 pontos.
Até a próxima etapa, 13 de setembro, em João Pessoa, as duplas terão tempo para rever erros e se tornar ainda mais afinadas, já que a harmonia entre piloto e navegador é o segredo para o sucesso nas provas.
Ticiana de Castro
Repórter
* A repórter viajou a Costa de Sauípe (BA) a convite da Mitsubishi
Categoria Graduados
1°) José Saraiva Jr e Amarino Duarte (Fortaleza/CE)
81 pontos perdidos
2°) João Almeida e Pedro Rego (Recife/PE)
82 pontos perdidos
3°) Kwong Fai e Henrique Oliveira (Natal/RN)
100 pontos perdidos
4°) Alexandre Leite e Antônio Pontes Neto (João Pessoa/PB)
111 pontos perdidos
5°) Rodger Nobre e Silvio Mota (Fortaleza/CE)
115 pontos perdidos
Categoria Turismo
1°) Omar Dantas Filho e George Maia (Natal/RN)
265 pontos perdidos
2°) Paulo Coelho e Francisco Vasconcelos (Fortaleza/CE)
442 pontos perdidos
3°) Eduardo de Souza e Raul de Souza (Recife/PE)
504 pontos perdidos
4°) José de Carvalho Jr e João Paulo Ramos (Salvador/BA)
642 pontos perdidos
5°) Iara Guazzo e Celso Guazzo (Santana de Parnaíba/SP)
659 pontos perdidos
Categoria Turismo Light
1°) Arno Hausser Neto e Marcos Dalbuquerque (Salvador/BA)
308 pontos perdidos
2°) Alan Braga e Rafael Barros (Maceió/AL)
463 pontos perdidos
3°) Carlos Ramos e João dos Santos (Camaçari/BA)
526 pontos perdidos
4°) Ibsen e Saris Machado (Fortaleza-CE)
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/ma...?codigo=566968