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  • #1
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    Question L200 perdendo agua




    Pessoal, Tenho uma L200 2003/2003 que a 3 semanas aqueceu. De lá pra cá, já foi colocado um aditivo para descobrir onde vazava água, trocou a tampa do radiador e trocou a junta do cabeçote. O mecanico diz que agora deve retificar o motor, pois pode ser microfissura nas camisas do piston. Bem, até agora ainda não descobrimos o vazamento ou como o carro perde a agua. Eu não tenho conhecimento de mecanica, mas acho que retificar o motor é algo muito acima de vazamento. Ou o mecanico tem razão ???
    Agradeço quem tenha sugestão.

    Aluizio

  • #2
    A junta do seu cabeçote pode ter empenado, se vocês rodaram pouco o estrago no motor não deve ser significativo para indicar uma retifica não. Se o cabeçote não tiver sido danificado (empeno) apenas a troca da junta deve resolver o problema.

    Não faço a mínima idéia de como se identifica se o cabeçote foi ou não afetado.

    []'s,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #3
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    [QUOTE=Marcello Ladeira;416656]A junta do seu cabeçote pode ter empenado, se vocês rodaram pouco o estrago no motor não deve ser significativo para indicar uma retifica não. Se o cabeçote não tiver sido danificado (empeno) apenas a troca da junta deve resolver o problema.

    Não faço a mínima idéia de como se identifica se o cabeçote foi ou não afetado.


    Marcelo, Muito obrigado por responder...

    Segundo o mecanico, foi feito um teste de trinca e planagem no cabeçote.
    Alguns instantes atrás estava falando com um conhecido que mecanico de concessionaria MIT e especialista em L200 e o mesmo me disse que o problema é o cabeçote e me alegou que a retifica ficou mal feito.
    Passei o telefone dele para o mecanico e os 2 vão discutir. Depois informo o que acontoceu...

    Grato.

  • #4
    Cara, se a junta do cabeçote foi trocada e continua sumindo a agua, pode ter certeza q o cabeçote ta trincado. Te digo isso pq na minha (l200 sport HPE at) forma feitas 1000 testes de trinca de cabeçote e nenhum deles acusava nada...
    Semana passada resolvi o problema comprando um cabeçote novo. R$ 3600,00, mais valeu apena o investimento. O carro ficou bom.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Aluizio Veloso Ver Post
    Pessoal, Tenho uma L200 2003/2003 que a 3 semanas aqueceu. De lá pra cá, já foi colocado um aditivo para descobrir onde vazava água, trocou a tampa do radiador e trocou a junta do cabeçote. O mecanico diz que agora deve retificar o motor, pois pode ser microfissura nas camisas do piston. Bem, até agora ainda não descobrimos o vazamento ou como o carro perde a agua. Eu não tenho conhecimento de mecanica, mas acho que retificar o motor é algo muito acima de vazamento. Ou o mecanico tem razão ???
    Agradeço quem tenha sugestão.

    Aluizio
    Pelas informações que vc deu, talvez seja cabeçote. Para testar retire a tampa do radiador, com motor frio, e ligue o motor. Se a junta estiver queimada ou o cabeçote empenado, vai começar a borbulhar pelo radiador. No caso de uma trinca na camisa a pressão do carter ficaria tão elevada que vazaria óleo pelo suspiro do carter e jogaria dentro da turbina, descarte.
    Um abraço

  • #6
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    Seja como for..

    Procure colocar juntas originais. Há também a hipótese de trinco de bloco, também faz a água sumir. Eu estou com esse problema, como já relatei em outros tópicos. Infelismente estou em uma peleja judicial, por isso ainda não fiz a troca do bendito.

  • #7
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    na L200 95 do meu pai ocorria algo parecido mas a agua não sumia e sim passava para o reservatório de expanção, mesmo apos a troca da tampa isto após o motor ser inteirinho retificado (cabeçote: testado, aplainado, assentado valvulas, com retentores novos, camisa novas, pistões novos, turbina nova, retifica e balanceamento do girabrequim, buchas e bronzinas novas,(aplainado bloco talvez a causa do empenamento denovo do cabeçote o bloco estava empenado) isto apos 6 meses ter feito os mesmo serviços de cabeçote com juntas todas novas, ficou muito bom a camionete estava exelente porem jogando oleo pelo respiro, até ser colocado aditivo para limpeza do radiador que causou um furo e possivel causa do segundo aquecimento junto com o ja bloco empenado quando resolvemos abrir inteiro e fazer tudo a junta de cabeçote apresentava alto desgaste em 6 meses penso por ter sido colocada a da H100 mesmo motor porem sem turbo.
    utilize junta original ou para L200 de marca muito boa voce não se arrependerá depois, experiência própia!!!


    mas relativo a agua parou sozinho de passar apos (não deve ter muito a ver mas)uma segunda regulagem de valvula apos o acentamento e reparo nos vazamentos de diesel pelos bicos a agua não passou mais


    apos tudo essa retifica e peças novas meu pai insiste em não revisar a bomba de diesel isto de 8 anos pra cá desde que é dele nunca mecheu em bomba apenas em bicos (limpeza), não seria necessario passar por uma revisão, ajustagem?

    agrdeço futuras respostas embora fuja do tópico, há faça um teste de preção em uma loja especializada com o motor frio, na grande maioria achasse o vazamento! não deve ter nada a ver com camisa e pistão, ok.

  • #8
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    Estava com este mesmo problema, so resolveu com um cabeçote novo, acho que essas pick up não aceitam muito recondicionamento de cabeçote, agora sobre oleo no suspiro, acho que um pouco é normal, pois até as zera soprom, fui em uma concessionaria saber sobre isso e me passaram que é normal, pois o motor da L200 o sistema da tampa do cabeçote é totalmente diferente, me corrijam se estiver errado, pois na tampa do oleo, como podemos verificar ao abrir, da pra ver o interios dela, por esse motivo se abrir ela ligada voa oleo pra todo lugar, ao contrario de muita gente que diz que quando ocorre isso é pq o motor ta fundindo, e tb com essa lubrificação, o oleo sai pelo suspiro tb, mas em pequena quantidade.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Lsdez Ver Post
    Estava com este mesmo problema, so resolveu com um cabeçote novo, acho que essas pick up não aceitam muito recondicionamento de cabeçote, agora sobre oleo no suspiro, acho que um pouco é normal, pois até as zera soprom, fui em uma concessionaria saber sobre isso e me passaram que é normal, pois o motor da L200 o sistema da tampa do cabeçote é totalmente diferente, me corrijam se estiver errado, pois na tampa do oleo, como podemos verificar ao abrir, da pra ver o interios dela, por esse motivo se abrir ela ligada voa oleo pra todo lugar, ao contrario de muita gente que diz que quando ocorre isso é pq o motor ta fundindo, e tb com essa lubrificação, o oleo sai pelo suspiro tb, mas em pequena quantidade.
    A minha sai oleo pelo suspiro a muito tempo... Acho que é normal...

  • #10
    Usuário Avatar de leobnaval
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    um mecânico da mit tambem disse ser normal, embora tenha indicado a compra de uma mangueira maior com uma válvula (já a vi na linha volks, gol, santana) e com sua ponta para o châo, mas pensei que poderia pingar óleo e alem de sujar contanimar o solo;

    então vi em lojas de tunning e no donatti 4x4 reservatórios para respiros de óleo(0,5L.,1L. e até 2Litros), na do meu pai tinhamos colocado aquele filtro esportivo só para o respiro mas ele encharcou e pingava óleo mesmo virado para cima, alguem usa esses tipos de reservatórios? quando trocar o óleo esgota-se ele e pronto.

  • #11
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    um mecânico da mit tambem disse ser normal, embora tenha indicado a compra de uma mangueira maior com uma válvula (já a vi na linha volks, gol, santana) e com sua ponta para o châo, mas pensei que poderia pingar óleo e alem de sujar contanimar o solo;

    então vi em lojas de tunning e no donatti 4x4 reservatórios para respiros de óleo(0,5L.,1L. e até 2Litros), na do meu pai tinhamos colocado aquele filtro esportivo só para o respiro mas ele encharcou e pingava óleo mesmo virado para cima, alguem usa esses tipos de reservatórios? quando trocar o óleo esgota-se ele e pronto.
    Isso não deve ser normal não. Todo motor deveria ter no respiro um separador que envia o óleo de volta para o carter e os gases para o coletor de
    admissão...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Usuário Avatar de Engels Kbça
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    um mecânico da mit tambem disse ser normal, embora tenha indicado a compra de uma mangueira maior com uma válvula (já a vi na linha volks, gol, santana) e com sua ponta para o châo, mas pensei que poderia pingar óleo e alem de sujar contanimar o solo;

    então vi em lojas de tunning e no donatti 4x4 reservatórios para respiros de óleo(0,5L.,1L. e até 2Litros), na do meu pai tinhamos colocado aquele filtro esportivo só para o respiro mas ele encharcou e pingava óleo mesmo virado para cima, alguem usa esses tipos de reservatórios? quando trocar o óleo esgota-se ele e pronto.
    Aquela mangueira que saí da tampa de valvulas e vai até o mangote da admissão, serve para reaproveitar os gases do carter, e não deve ser lançado na atmosfera porque é poluente. Alí normalmente sai um pouco de óleo mesmo, mas não chega a escorrer. Isso de colocar mangueira maior com valvula ou colocar reservatório para coleta do óleo é solução de "mechanico" sem conhecimento técnico, é como colocar balde para aparar água de goteira em vez de consertar o telhado. Se a pressão do carter está elevada é porque seu motor está com anéis de pistões gastos, ou foram montados errados.
    Um abraço

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