Postado originalmente por Alberto Henrique Da Costa
Aí galera, estou pensando em pegar um TR4, e queria algumas dicas. Automático ou manual? Consumo, manutenção etc.
Oi Alberto, tudo bem contigo.
Tenho uma TR4 2004 automática. Vou dar uma pincelada bem por cima, okay?
Este câmbio, como de alguns outros modelos, permite que vc utilize um botão de pequeno diâmetro localizado na parte esquerda do câmbio. Este botão é um "over drive" on/off, que reduz de quinta marcha para quarta marcha em necessidade de ultrapassagens, sem ter que dar aquela pisada forte no acelerador (na verdade a quinta marcha é uma sobre-marcha, mais aí é outra história). O Câmbio também permite que vc faça algumas mudanças de Drive para "2" (segura a mudança em rotações mais altas) e para "L" (somente a primeira marcha) mesmo com o carro em movimento. Isto é bem útil quando se deseja de alguma maneira, dirigir o carro em algumas situações de esportividade e é bem útil em súbidas de serra. O problema do câmbio automático é que ele tem relações de transmissão mais longas, o que de certa maneira, deixa o carro mais lerdo. Eu estou bem acostumado a dirigir carros com câmbio automático e este não deixa nada a desejar. Na verdade, tirando poucas excessões, hoje eu gosto mais do automático do que o manual. No trânsito do dia a dia e em estradas, com diversas ultrapassagens, o botão do "over drive" é uma mão na roda.
Um ponto positivo das automáticas são os opcionais. Elas trazem air bag para o passageiro inclusive e freios ABS (este último não tenho certeza). O freio ABS para este carro é um sarro quando vc esta dirigindo rápido na terra. Vc consegue sentir claramente no pedal a ação dele travando e destravando. Tem gente que desliga quando vai andar nestas situações.
Quanto ao consumo, a minha chega a fazer 9.7 na estrada (sem ar) e 9.3 com ar ligado, mas se tiver muito preocupado com o consumo, é melhor nem comprar um carro desses (tanto a manual qto a automática).
Bom......boa sorte e espero ter ajudado. Tem outros fóruns falando sobre câmbio automático versus manual aqui no site. Em sua grande maioria, eles são favoráveis ao automático.