Pela GLS o preço está muito bom. Vou fazer uma listinha para olhares nela:
Check List pré experimentada:
Carroceria: olha o estado geral, te ajoela e procura por pontos amassados, recuperados ou soldados por baixo, próximo dos cantos e colunas centrais. Procura por rachaduras próximo dos pontos de fixação ao chassis. Olha as caixas de rodas e pára-lamas por dentro e procura por ferrugem ou marca de chapa queimada por solda. Se estiver inteira por baixo ela deve estar boa por cima também, isso é regra geral em pickups.
Suspensão: Olha os amortecedores e tenta ver se algum tem marca de óleo escorrido, deverá estar limpo pois para venda sempre recebem uma geral, mas olha de novo depois que andares nela. Pela frente, dá uma analisada e percebe se as rodas dianteiras estão com a cambagem correta, pois se a suspensão estiver um pouco arriada ela estará com as rodas levemente abertas embaixo. A traseira olha os amortecedores e passa direto pois não estraga nada.
Interior: Olha se os acabementos estão intactos e procura por peças faltando. Experimenta todos os vidros e portas, pois o reparo normalmente é salgado e se o antigo proprietário foi cuidadoso deverá estar tudo ok, se foi relapso com o interior também terá sido relapso com a manutenção mecânica também.
Motor: Motor diesel é difícil escutar por batidas de bielas em fase inicial, porém ainda com o motor frio mete o pé no fundo e olha a fumaça atrás. Deverá ser apenas preta, nem azul e nem cinza branquecenta. Pode pisar fundo pois a bomba corta o diesel e limita o excesso de rpm no vermelho. O vendedor vai te olhar atravessado mas ignora e mantém a postura! Ahahah! Tem uns macetes mais aprofundados, mas já é coisa de mecanico mesmo. Se a km estiver abaixo de 150.000 e volante e manoplas não muito gastas, pode fechar os olhos que tem muito motor pela frente, porém se estiver muito surrada e com km perto de 200.000 terás despesas de manutenção ou retífica em pouco tempo. O motor da GLS com 121cv é o limite de potência que esse motor trabalha bem sem prejudicar a km final dele. As HPE duram bem menos, então estás com a versão mais durável x rendimento nas mãos. Ah, pode ter vazamento de óleo por trás e pinga pela capa seca, isso é aceitável em qualquer motor a diesel.
Pneus: Evita comprar a caminhonete se os pneus estiverem muito desgastados pois cada um custa por volta de R$ 550,00.
Transmissão: Procura por possível marcas de vazamentos nas caixas e diferenciais. Não pode vazar nada na transmissão. Se estiver vazando pode ter sido mexida por algum motivo.
Embreagem: Engata 2a marcha, liga o motor, pisa fundo no freio e acelera com o canto do pé e solta a embreagem. A caminhonete dará um solavanco e o motor tem que morrer de imediato, se demorar para morrer a embreagem não presta. A embreagem também não pode estar muito dura.
Se depois de olhar isso tudo e achares aceitável, é hora de dar uma volta nela.
Check List durante a "voltinha":
Se não estás acostumado com caminhonetes, dá uma andada na manha para te adaptares com a altura e tamanho. Deixa pra meter o pé após essa breve adaptação.
Suspensão: Normalmente não se escuta nenhum tipo de batidas, porém pode se sentir batidas transferidas para o chassis com os pés. Abre o vidro e anda por ruas esburacadas e tenta escutar batidas secas. Ruídos de metal é normal se o feixe de molas estiver seco.
Rolamentos: Tenta escutar por roncos de rolamentos. Anda em pista lisa e embala, pois aumentam de acordo com o acrescimo de velocidade, desengata e deixa rolar sem o ruído do motor. Se escutares apenas os pneus e o motor na lenta está tudo ok.
Direção: Procura por folgas, ruído da direção hidráulica muito forte , desalinhamento do volante ou tendências para algum lado.
Motor: Ao arrancar é aceitável um pouco de fumaça preta, porém com o aumento da rpm, principalmente quando entra na faixa de torque, a fumaça tende a desaparecer. Em uma pista livre, mete o pé no fundo e leva a rpm próxima do vermelho e sente o motor. Motor diesel não pode falhar e nem ratear, porém quando sai da faixa de torque ele perde o rendimento, mas segue acelerando para ver se a fumaça reduz ou não azula e se não aparece nenhum ruído diferente. Estica da primeira até a 3a que está bom.
As marchas devem engatar todas faceis, ainda mais no câmbio da L200 que é bem, macio.
4x4: Pára a caminhonete e em linha reta apenas, engata a 4x4Low e anda alguns metros. Sentiras solavancos à menor mexida do acelerador, porém dá uns tirões para frente e tenta perceber algum estalao na transmissão. Ela deverá apenas gerar um ruído mais grave no interior da caminhonete, nada a mais. Se tiver alguma rua não pavimentada podes andar normalmente em 4x4 fazendo curvas. É normal sentir a caminhonete frear em curvas com 4x4 acionado, isso se deve à diferença de voltas entre o eixo dianteiro e o traseiro nas curvas.
Após descer da caminhonete dá mais uma olhada para ver algum vazamento após submeter as rpms mais altas. Se estiver tudo igual podes comprar que não vais te arrepender.
Só o consumo da L200 que não é dos melhores para uma caminhonete a diesel. A média é sempre por volta de 7km/l.
A L200 é muito durável, no caso da GLS o conjunto todo é uniforme. Mas não tenta aumentar a potência desse motor pois ele não resiste muito além dos 121cv. A transmissão é mais curta que a Ranger ou S-10, apresenta um bom desempenho no uso urbano, porém na estrada fica para trás junto com o consumo elevado.
Como é a primeira caminhonete, vais adorar a L200, porém se quiseres um conselho, antes de comprar procura andar numa Ranger, S-10 e Hilux do mesmo ano para comparares. É sempre bom dar uma olhada nas outras, pois podes encontrar outros atrativos além do design da L200.
Vale lembrar que a manutenção da L200 é mais cara que as concorrentes, porém como as concorrentes, a manuteção não é um item freqüente.
Espero que tenha te ajudado.
Boa compra!