x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/09/2006
    Idade
    64
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    Regulagem folga das válvulas motor L200.




    Eu mesmo gosto de mexer nos meus carros. Adquiri uma L200 4X4 1994 e quero regular as válvulas de admissão e escape. Gostaria de saber se alguém pode me informa como regular.
    Abraços,
    Roberto.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Procura no manual a descrição de folga dos balancins, tira a tampa e olha como é. Eu nunca vi um cabeçote da Mit, porém no manual costuma trazer a folga máxima e mínima admissível.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Idade
    53
    Posts
    374
    Agradecimentos: 0

    folga

    ola!
    a folga correta para o motor 4d56 é 0,15 mm a frio em todas as válvulas. A quente ( 80 a 90 C ) 0,25mm.
    boa sorte

  • #4
    Usuário
    Entrada
    21/09/2006
    Idade
    64
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    folga das válvulas

    Obrigado pessoal, mas eu ainda tenho dúvida sobre o procedimento de ajuste.
    Essa folga é entre o balancim e o eixo da válvula?
    É a mesma folga para admissão e escape?
    O que acontece se essa folga for zero?
    Abraços,
    Roberto.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Meu amigo, se tens essas dúvidas eu não te aconselho a mexer em nada, pois raramente é necessário fazer esse ajuste nesse motor. Faz-se isso só quando o motor é retificado, de resto é muito raro.
    Sim, é entre o balancim e a haste da válvula.
    Normalmente em um motor as folgas são idênticas, apesar da válvula de escapamento trabalhar mais quente, é só fazer a consulta no manual, se não especificar a diferença então os valores são iguais como postados logo acima.
    Essa folga não pode ser zero pois com o motor quente corre-se o risco da haste da válvula expandir e não fechar completamente, causando baixo rendimento, compressão e riscos de empenar a haste como o risco de desmontagem da válvula.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    21/09/2006
    Idade
    64
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    folga das válvulas

    Edintruder, muito obrigado pelas informações. Eu não pretendo mexer na folga das válvulas, apenas conferir, já que eu entou ouvindo um barulho semelhante à batida do motor da hilux e me informaram que poderia ser folga das válvulas.
    Abraços,
    Roberto.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Sim, na MIT quase não se escuta o trabalho das válvulas, porém quando bate é um "tic tic" bem forte no cabeçote.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8

    folga das válvulas

    Citação Postado originalmente por Roberto Gomes Ver Post
    Edintruder, muito obrigado pelas informações. Eu não pretendo mexer na folga das válvulas, apenas conferir, já que eu entou ouvindo um barulho semelhante à batida do motor da hilux e me informaram que poderia ser folga das válvulas.
    Abraços,
    Roberto.
    É muito importante que a manutenção seja feita pelo próprio usuário do veículo. Além de aprendermos, sempre ficaremos sabendo como estão as "coisas" e como foram feitas e mais nos afeiçoaremos a ele. A folga das válvulas pode ser verificada de maneira simples. Mas você vai ter de comprar um calibrador "apalpa-folgas" de lâminas (que não é caro). Não conheço esse motor, mas como o PY5KJ mencionou essa folga é de 0,15 mm (motor frio) para todas as válvulas adm/esc. Os motores não diferem muito, apenas uns têm válvulas no bloco, outros no cabeçote e outros numa combinação. O acionamento também pode ser diferente; diretamente do ressalto do comando para as hastes das válvulas ou por balancins (martelos). Há ainda motores que têm tuchos hidráulicos e a folga não pode ser ajustada. Não se preocupe, quando abrir a tampa vai perceber qual é o tipo. Proceda como segue: 1- Levante uma das rodas traseiras (só uma), coloque um calço de madeira ou cavalete (não é seguro deixar o carro sobre o macaco). 2- Engrene a marcha mais longa (quinta). 3- Retire a tampa das válvulas. 4- Peça para alguém girar a roda e verifique o balancim "empurrar" a haste de uma das válvulas, vai empurrar até ao máximo e depois "afrouxar" até o balancim ficar separado da haste. Essa separação máxima é a folga. Aí é só introduzir a lâmina do calibrador adequada. A mesma deve entrar raspando. Se estiver muito frouxa, a folga está grande demais e se você tiver de fazer força, está pequena. Repita isso para cada válvula (comece na primeira e faça a verificação em sequência, ainda que isso o obrigue a girar mais vezes a roda).
    Agora note isto: <a> Quando você retirar a tampa, tenha cuidado com a junta respectiva, esteja preparado para trocá-la (compre logo uma nova, antes do serviço). Não cole a junta e não aperte demais os parafusos.
    <b> Se a folga não estiver na medida, peça ajuda ao seu mecânico ou a um amigo. Você já disse que não tem experiência, portanto não faça a regulagem sozinho porque existe porca e contra-porca e tudo tem torque certo.
    <c> Há uma tendência a apertar em excesso e pode quebrar, se deixar frouxo vai desregular.
    <d> Há também uma pequena folga entre as roscas e quando você encosta a porca a folga altera e tem de ser verificada (ficar justa após o torque final).

    Compre um livro sobre manutenção de automóveis (há inúmeros).

  • #9

    folga das vávulas

    Citação Postado originalmente por Roberto Gomes Ver Post
    Edintruder, muito obrigado pelas informações. Eu não pretendo mexer na folga das válvulas, apenas conferir, já que eu entou ouvindo um barulho semelhante à batida do motor da hilux e me informaram que poderia ser folga das válvulas.
    Abraços,
    Roberto.
    Vamos ver se consigo colocar uns anexos aqui, para completar a minha mensagem anterior. Foram retirados do livro Manutenção de Automóveis de Amaury F. de Almeida, que você poderá encontrar em sebos.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    21/09/2006
    Idade
    64
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    folga das válvulas

    Obrigado pelas informações. Estão sendo muito úteis. Segundo o Edintruder, "a folga não pode ser zero pois com o motor quente corre-se o risco da haste da válvula expandir e não fechar completamente, causando baixo rendimento, compressão e riscos de empenar a haste como o risco de desmontagem da válvula". Então a folga a frio não deveria ser maior que a quente? Ou seja, se a frio é 0,15mm, quando esquetar não deveria ir para menos de 0,15mm e não 0,25mm que seria a folga a quente? Já que como citado acima, corre-se o risco da haste da válvula expandir e não fechar completamente, causando baixo rendimento e tudo mais.
    Grato,
    Roberto.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Depende do material empregado no comando de válvulas, haste, balancins, tuchos... Por exemplo, no motor do Opala se regula o motor funcionando e com o motor quente, e quando frio, o motor pode grilar alguma válvula. O motor AP também pode grilar com o motor frio. Então tudo depende da especificação do fabricante.
    A Haste da válvula é comumente oca e preenchida com sódio para ajudar no seu resfriamento, dessa forma ela pode dilatar-se menos que as demais peças do bloco, cabeçote ou balancins, aumentando a folga quando quente, devido a isso que a folga é inversa, porém vale lembrar que a válvula pode aquecer-se mais rápido que o cabeçote e a folga ficar nessa medida apenas depois do motor estar quente de forma uniforme, podendo chegar a diversas medidas entre esses dois valores de regulagem indicados pelo fabricante.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    Roberto,

    Baixa os manuais do motor 4d56... o primeiro arquivo é pra motores de 91 até 93 e o segundo de motores de 1994 até hoje...

    Acho que eles vão te dar uma grande ajuda

    Aqui vai o link : http://indy.pp.ru/GDI/Docs/%21Motor%...5fSERIES%5fWM/

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 5
      Última resposta: 19/11/2016, 22:03
    2. Respostas: 2
      Última resposta: 17/04/2015, 20:40
    3. Regulagem folga valvulas 300 TDi
      Por wagnerlopes no fórum Land Rover
      Respostas: 3
      Última resposta: 08/11/2013, 20:17
    4. Respostas: 4
      Última resposta: 27/05/2013, 17:14

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade