x
Convex Datacenter
Página 8 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 145

Tópico: Farol L200

  • #85



    Citação Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Ric o eletricista que olhou meu carro naquela época que você deu esta dica disse que a voltagem que tava chegando lá era a correta. Glupt!!! Puxando direto dá prá ganhar o que? uns 2 volts ou algo parecido? Se for, isso pode representar quase 20% de luminosidade a mais, correto?
    2 Volts é muita coisa. Como a potência sobe com o quadrado da tensão então, então perder 20% na tensão que chega ao conector da lâmpada equivale a perder 40% na potência da lâmpada.
    Resumindo: Uma lâmpada de 12V 55W sendo alimentada um tensão de 10V terá apenas 33W de potência...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #86
    é por aí mesmo, no meu caso ganhei uns 2,2volts na ponta.
    O interessante também é verificar a variacao de voltagem, estas oscilacoes, mesmmo pequenas, desgastam o filamento mais rapidamente. A razao destas oscilacoes nao sei ao certo mas podem ser pelos contatos (painel, fusivel, etc) e a espessura do fio.
    A verificacao é muito simples e a leitura intuitiva.
    Você conhece em BH o Iraci Capai?, bom este eletricista é o melhor que conheci. Sempre que a gente comprava um carro a gente levava lá para ele olhar, e sempre, com ou sem lampadas de 100w ele instalava o relé e melhorava em muito o farol....

    Abraco

  • #87
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    2 Volts é muita coisa. Como a potência sobe com o quadrado da tensão então, então perder 20% na tensão que chega ao conector da lâmpada equivale a perder 40% na potência da lâmpada.
    Resumindo: Uma lâmpada de 12V 55W sendo alimentada um tensão de 10V terá apenas 33W de potência...
    Walter, nao sei nao....

    Pelos calculos de potencia:
    P = V * i, onde P é potencia, V - Voltagem e i - corrente, teremos

    numa lampada padrao:

    55w = 12 * i
    i= 4,583 Amperes

    Se vc aplicar 10v nesta mesma lampada, mantendo constante a corrente (Lei Ohm), tera 45,83w na ponta. Isto considerando estanques as perdas dentro da propria lampada.

    No meu caso, estava chegando 9,8v ou seja, eu tinha portanto uma lampada dissipando 44,9W.
    A Razao é direta: cada % de reducao na Dif. Potencial (voltagem) equivale à mesma reducao na potencia, consideradas as mesmas perdas.
    Ou seja, se vc tem 10v na ponta e aumenta para 12v, pela simples ligacao direta vinda da bateria, terá um aumento de 20% na potencia final de 45,8 para 55w.

    Abraco
    4X4 Brasil

  • #88
    Da onde que você tirou que a corrente é constante? Se você diminuir a tensão diminui também a corrente...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #89
    Eu é que te pergunto, de onde voce tirou que diminui a corrente?
    Eu tenho a mesma Dif potencial (Tensao ou voltagem), saindo da bateria (12v) para alimentar uma lampada de resistencia 2,62ohms, mais a resistencia dos cabos e perdas do sistema. Porquê a tensao variaria?

    V = R * i

    Voltagem, de partida da bateria é constante, resistencia total do sistema, constante..... Donde, corrente também é constante. O fato é que ao incluir o rele no sistema, eu aumento a voltagem de chegada na lampada, devido à eliminacao das perdas no caminho.

  • #90
    Citação Postado originalmente por Ric Mac Ver Post
    Eu é que te pergunto, de onde voce tirou que diminui a corrente?
    Eu tenho a mesma Dif potencial (Tensao ou voltagem), saindo da bateria (12v) para alimentar uma lampada de resistencia 2,62ohms, mais a resistencia dos cabos e perdas do sistema. Porquê a tensao variaria?

    V = R * i

    Voltagem, de partida da bateria é constante, resistencia total do sistema, constante..... Donde, corrente também é constante. O fato é que ao incluir o rele no sistema, eu aumento a voltagem de chegada na lampada, devido à eliminacao das perdas no caminho.
    Ric,

    Lê a partir da mensagem 84...
    Vai ver que o Marcelo citou 20% de variação de tensão.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #91
    Eu li bem o que o Marcello citou.
    Ele mencionou variacao de 20% na chegada e nao na partida....

  • #92
    Citação Postado originalmente por Ric Mac Ver Post
    Eu li bem o que o Marcello citou.
    Ele mencionou variacao de 20% na chegada e nao na partida....
    Certo!

    E o que eu disse então: Que quando se perde 20% da tensão, a perda de potência é o dobro 40%.

    Então você não concordou imaginando que a corrente não alterou, mas altera na mesma proporção da tensão e é onde você se enganou.

    Se a tensão chega 20% menor também a corrente chega menor 20% o que faz com que a potência na lâmpada fique 40% menor.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #93
    Bom amigos eu não perdi nada... hehehehe apenas dei um exemplo. O dia que o eletricista mediu prá mim e falou que tava normal eu não vi o que estava aparecendo no multimetro... farei novamente este teste pra ver o que está chegando lá.

    Abs,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #94
    OK, Vamos fazer os calculos com mais precisao:

    Imagine o circuto padrao: Usado para definir os padroes standard da lampada:

    Bateria (12v) -> lampada. Tensao aplicada diretamente na lampada.
    Neste caso: teremos:
    Corrente no sistema: 4,58 A (55/12)
    Resistencia da Lampada (imaginando resistencia zero nos fios): 2,62ohms , esta condicao é fixa.

    Imaginemos agora que adicionamos à este sistema, uma resistencia de 0,52 ohms liga em série, o que entao se soma à resistencia total, passando a mesma para 3,14ohms. Como a Tensao de partida é constante teremos corrente distinta pois aumentamos a resistencia. Agora será:
    Corrente: 3,82 A (12/3,14)
    E a tensao de aplicada na lampada agora é de 10,01v ( 3,82*2,62)
    a Potencia final dissipada pela lampada é de 38,26w (10,41*3,82)
    Ou seja uma variacao de 20% na tensao de chegada ( de 10v para 12v) representa um ganho 43,8% na potencia final. Por algum arredondamento 44% ou o quadrado do aumento (1,2^2 = 1,44).

    Ainda assim, para se ter uma mesma potencia no final, segue-se pode 2 caminhos: Mantendo-se o mesmo circuito, Aumento da tensao de partida, coisa que nao é possivel pois a bateria nao vai gerar mais que os 12v nominais.... ou diminui-se a resistencia do circuito, entretanto a única forma de se fazer isto e manter os benefícios da instalacao original é alterando-se o circuito com a adicao do relé que fara uma ponte da bateria aplicando diretamente na lampada, voltando-se ao circuto original.

    Desculpem aí, eu devia ter calculado o circuito inteiro antes.... Fui tentar encurtar e confundí...

    Abracos

  • #95
    Usuário Avatar de JairoM
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    980
    Agradecimento: 1
    Vou conferir a voltagem na instalação da minha Pickup....

  • #96
    Citação Postado originalmente por Ric Mac Ver Post
    a Potencia final dissipada pela lampada é de 38,26w (10,41*3,82)
    Deveria estar escrito:
    a Potencia final dissipada pela lampada é de 38,26w (10,01*3,82)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02
    2. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade