x
Convex Datacenter

Tópico: L200 Esquentando

  • #1321
    Usuário
    Entrada
    30/01/2011
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Question




    Hoje levei minha viatura no mecânico para trocar a embreagem (Sapo Bomba e Marcel meus colegas infelizmente não encontrei as indicações e arisquei ).
    Bem o interessante é que relatando o pequeno impasse de aquecimento, um dos mecânicos retirou “o compartimento onde fica a válvula termostatica e constatamos que não tinha nada (comprei ha poucos meses esta L200 GL 2000).
    Como já tinha lido neste fórum sugestões de colocar uma válvula de 76,5 graus da l200 Esport, tinha na loja mas não encaixou no conjunto da L200 GL 2000, Colocamos a de 82 ou 86 não lembro no momento.
    Bem, o fato é que quando fomos testar o motor com a válvula ele ferveu. Tivemos que retirar a válvula. Ficou o impasse, não sou adepto de alterar projetos que foram discutidos por profissionais, mas ela esta melhor sem válvula, continua esquentando só que não ferve, é so controlar a rotação(manter abaixo de 3000RPM).
    Alguém tem experiências, pode indicar uma saída?
    4X4 Brasil

  • #1322
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Manda ver se o radiador não ta com as galerias tampadas, o amigo nixon, tirou a valvula termostatica da dele, e parou de superaquecer, mas ao levar pra fazer uma limpeza foi constatado que uma parte do radiador tava entupido com durepox...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #1323
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Velha regra básica: O motor segue um projeto em que uma coisa depende da outra


    Se colocou a válvula e tá fervendo, o problema está em outro lugar.

    Se limpou ou trocou de radiador e continua fervendo, o problema é outro...

    E por aí vai.... Tem mecânico que adora ser taxativo e já sai logo berrado "É junta! É cabeçote! É bomba d'água!"....

    Tem que observar cada um dos itens envolvidos no sistema de arrefecimento pra evitar serviço feito pela metade e gastos desnecessários com peças...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #1324
    Usuário
    Entrada
    30/01/2011
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    È Junta de cabeçote queimada gritou o mecânico “ parece até que você estava lá Sapo-Bomba”. Então, é tudo uma grande partida de pelada de várgea?... Canelada e ponta-pé, uma hora vai ao gol!!!
    Mas depois da fervida de ontem, até eu estou duvidado da junta.
    Hoje pela manhã quando liguei a viatura fui observar o radiador... “Carlos, varetar o radiador fiz logo quando notei que a danada esquentava”... notei a água borbulhando com o motor ainda frio.
    Pode ser passagem de compreção ?
    4X4 Brasil

  • #1325
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    BARAAAAAAAAALHO, se com o motor frio já da bolha no radiador, não viu também se a agua ta com uma cor diferente? tipo um arco iris, ou marron? isso é junta .
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #1326
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Primeiro de tudo é conferir o principal:

    Bomba d'água tá funcionando OK?
    Tá circulando a água devidamente?
    Radiador tá com boa vazão de água, sem vazamentos?
    Válvula termostática ( se tiver ) tá funcionando OK?
    As mangueiras estão boas? Tem mangueira estrangulada em algum ponto?
    Sensor de temperatura tá marcando corretamente?

    Se todos esses itens estiverem nos conformes, só resta ir pra cima do cabeçote e da junta do cabeçote.

    Como vc já falou que está borbulhando com motor frio, é quase certeza de ser junta, ou no pior cenário, cabeçote trincado.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #1327
    Usuário
    Entrada
    30/01/2011
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Oi Pessoal Tudo bem
    Carlos a água esta limpa isso já dei uma olhada. É Sapo todos os item OK ! ou seja estou FU...

  • #1328

    L200

    Tive uma L200 2003.
    Foi uma decepção. Porém com o tempo fui entendendo seu sistema de arrefecimento. A água da refrigeração além de refrigerar o motor passa pela turbina também!

    Bom, o amigo com a Mit 2002 deve ficar atento a todas as dicas.... manutenção em cima da pinta senão as coisas podem piorar!
    Alexandre Elisei (Caeté-mg)
    Bandeirante cab. simples 1995, Tocantins Tr Plus 1989 www.minhastrilhas.xpg.com.br

  • #1329
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Curiosamente, a L200 RS ( aquela de competição ) usa outra turbina, que não requer refrigeração por água como as turbinas originais das L200 comuns.

    Não lembro direito qual era a turbina usada, assim que eu achar eu coloco aqui.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #1330
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Seria somente refrigeração a óleo então né.

    Agora nas L200 AT's, alem do cooler do oleo da caixa, onde ficava o cooler do óleo da turbina? ficou reposicionado?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #1331
    Usuário
    Entrada
    07/09/2011
    Idade
    55
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    L 200 Aquecendo

    Amigos, estou participando pela primeira vez deste fórum, me cadastrei agora, pois estive lendo os posts sobre o fato das L 200 ferverem ou superaquecerem, resolvi colocar minhas experiências e opiniões sobre o assunto.
    Tenho uma L 200 GL /2001 a 3 anos com 180.000 km e não posso me considerar um dono caprichoso e minha camionete não é linda e nem bem cuidada, tanto que quando a comprei fui tão relaxado que rodei por 7 meses antes de ouvir que o cambio tava cantando e quando fui ver não havia uma gota de óleo no mesmo, apesar de ter nenhum vazamento,(vai ver que é por isso né?) coloquei óleo mas não teve jeito o cambio moeu e com isso eu me iniciei na mecânica da Mitsubishi, meio a força, pois dinheiro para pagar para fazer eu não tinha, o importante é que ficou muito bom e eu só gastei com as peças (paralelas) e energia para colocá-lo sozinho no lugar.
    Vamos ao que interessa, quando eu a comprei, notava que sempre baixava um pouco de água do radiador, procurei por vazamentos e localizei um pequeno vazamento na tubulação de resfriamento da turbina, consertei-o e liguei o motor e deixei-o ligado em marcha lenta por bastante tempo, para ver se voltava a vazar, porém, notei também que, apesar de o motor já estar ligado a bastante tempo, a mangueira de entrada de água no motor estava fria, denotando falta de circulação de água.
    Resolvi então verificar a válvula termostática e descobri que ao contrário dos motores que conheço, (não são muitos) a dita válvula fica na entrada do motor e não na saída, como nos outros motores que conheço. Retirei a válvula e montei sem, coloquei novamente o motor para funcionar e ai sim, percebi que a água circulava livremente.
    Ocorre que essa operação eu fiz, já faz mais de 01 ano e (podem duvidar), até hoje não foi preciso mais colocar água no radiador ou no reservatório de expansão, e uso a camionete diariamente, enfrento os congestionamentos de Campinas, São Paulo, viajei para Cunha SP, São Pedro e etc, e o ponteiro da temperatura somente desencosta do canto mas nunca chegou no meio, sofre somente uma pequena variação quando trafego por trechos muito longos acima dos 130 km/h com o ar-condicionado ligado ou quando subo alguma serra longa e ingreme, mas nunca chegou ao meio do marcador (vai ver ta quebrado né? Rsrsrsrs).
    Lembro também só usei água de torneira no radiador, nunca coloquei nenhum aditivo.
    Minha teoria é de que a válvula termostatica da L200 não está em um local legal, pois ficando na entrada do motor um lado da válvula fica frio e o outro quente, e quando a água do bloco do motor se aquece, ela forma uma pressão contra a parte superior do radiador com água fria e inferior contra a válvula termostática, prejudicando sua abertura e causando um aumento da pressão interna da água no bloco que, por não circular, acaba por forçar a junta do cabeçote, dando passagem pela mesma, baixando o nível, fervendo e trincando o cabeçote.
    Não li todos os posts sobre o assunto, porém algumas pessoas do fórum, disseram que depois que ferveu uma vez, nunca mais ficou bom, voltando a ferver. Na minha opinião, nesses casos, quando ferveu pela primeira vez, ocorreram danos no cabeçote trincando-o e somente empresas especializadas são capazes de detectar algumas trincas. Na maioria das vezes os mecânicos somente aplainam o cabeçote e montam com junta nova e houver trincas, o problema vai persistir.
    Como já disse não sou caprichoso ou cuidadoso com minha L200, mas, ela está com 180.000 km, troco o óleo do motor a cada 10.000 km, uso óleo monoviscoso SAE 40 Ipiranga Ultramo Turbo, tem vazamento na junta de admissão, junta da tampa de válvulas, baixa óleo (só vou completando), sopra pelo respiro, faz 09 km por litro, lavada ela foi faz uns 6 meses, só ando com o calcanhar no acelerador, um relaxo total reconheço. No entanto é uma excelente camionete, não dá problema e não quebra, está sempre pronta prá encarar qualquer tarefa, só acho que deveria ter mais torque para as arrancadas em subidas e carregadas.
    Bom pessoal, talvez minhas opiniões e sugestões possam parecer ridículas e não fazerem sentido, mas prá mim ta funcionando bem até hoje e nunca ferveu.
    Aguardo comentários, piadas e opiniões divergentes.
    Abraço a todos
    Fernando Silvério

  • #1332
    Usuário Avatar de Flavio Viuvaldo
    Entrada
    31/12/2007
    Local
    BOM DESPACHO/MG
    Idade
    48
    Posts
    105
    Agradecimentos: 0
    Boa noite Amigos .
    Estou com uma 200 gls 2002 a Tres anos já rodeis 80.000 km e até hoje só troquei oleos pneus e peças da suspençao como alguns pivos e amortecedores trazeiros , nunca tive um aquecimento se quer , mas percebo que se forçar em subidas muito longas em asfalto o ponteiro de temperatura sobe,mas não passa do meio ,
    até hoje não tenho nada a reclamar .

    Flávio
    Bom Despacho MG

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02
    2. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade