
Postado originalmente por
luizcarlosw
Caramba, 40 PSI não está muito fora não ? Quanto maior o pneu menor a pressão necessária, carros grandes de passeio giram em torno de 26 a 29 PSI, 40 PSI é para pneu de caloi 10 rs.. ou pneu de perfil muito baixo em carros esportivos. Caminhões e carro de carga é outra história... mas não é onde se encaixa a Pajero.
Calibragem influencia mas menos que a qualidade do pneu, uma calibragem mais alta em especial vai formar um "balão" e não vai deixa todo o pneu tocar o chão assim como também facilita aquaplanagem. Mais baixa influência menos, mas também atrapalha.
Porém pelos 40 PSI que está muito fora acho que pode ser até visível se olhar o pneu, verá só com o meio dele tocando o chão e as laterais levantadas. Baixa um pouco ver se melhora, é a ação mais simples.
Uma dica que o pessoal comenta mas nunca testei quando não possui manual, é sujar o pneu com giz, areia, passar em uma superfície limpa plana e ver a marca que fica, tem de deixar uma marca da mesma largura do pneu e uniforme no chão, se no meio estiver forte e nas pontas fraco ou bem fraco, está com muita pressão, o inverso, nas laterais forte e no meio fraco, baixa pressão.
Tabelinha interessante googlando por ai
Ecocar - Oficina Autorizada Tecnomotor - Calibragem ideal de pneu: Saiba mais