x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de SilvaRodrigo
    Entrada
    07/05/2022
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Derrapando na chuva




    Boa noite meus amigos


    Hoje tive minha primeira experiencia com minha GLX 3.0 95 na chuva...quase tive um enfarto...kkkk
    Como ela deslisa no asfalto molhado...é só pisar no freio um pouco mais forte que ela desliza bonito...
    Isso é normal???

  • #2
    Usuário Avatar de luizcarlosw
    Entrada
    21/03/2017
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    190
    Agradecimentos: 21
    Opa conterrâneo.

    Difícil entender o quanto é este seu freio um pouco mais forte, mas no asfalto molhado principalmente em começo de chuva o asfalto fica bem escorregadio mesmo, chutando 50% da aderência em começo de chuva e 70% depois que a chuva já lavou o asfalto.

    Se sente que há menos aderência que isso pode ter algo errado ou na distribuição de frenagem entre as rodas ou no tipo de pneu e borracha.

    Quanto ao sistema de freio, ao menos uma vez por ano é bom dar uma sagrada no sistema e checar pastilhas/lonas e a cada 2 trocar o fluido de freio para não ter contaminação com umidade, que vai absorvendo com o tempo normalmente, e podem interferir na distribuição da frenagem.

    O tipo e composto de pneu também influencia muito, um pneu MT "MUD" terá menos aderência no asfalto, principalmente na chuva, que um AT todo terreno ou HT asfalto.
    Dependendo da marca pode ter um composto mais mole que tende a aderir mais porém roda menos tempo ou mais duro que adere menos principalmente na chuva, porém roda bem mais quilômetros.
    Pneu muito velho de estoque antigo fica ressecado e perde parte de sua capacidade de aderência também, aquele carro "da senhorinha com pneu original de fábrica ainda pois ela nunca saía" neste quesito pode ser uma bomba, pneu velho não é bom.

    Dá uma checada nestes pontos.

    Minha pior experiência em pneus foi a época que instalei um chinês em outro carro chamado ironicamente de "aderenzza", no asfalto seco ia vem, mas chovia só servia para quem gosta de brincar de drift, o bicho era um sabão, nem esperei acabar para trocar.

    Hoje uso a 2 anos Forza AT da XBRi e antes usava Wrangler AT da Goodyear na Tracker, meu atual XBRI tem inesperadamente melhor desempenho na chuva que os Wrangler anteriores, por ser chinês só lembrei da minha experiência anterior, mas o valor estava tão convidativo que decidi arriscar nos XBRi e me surpreenderam !

    Para trilha e chuva um bom investimento em pneus faz diferença, pneu de asfalto em trilha é uma B, e pneu ruim na chuva outra.
    4X4 Brasil
    Tracker/Grand Vitara 2.0 08 - lift 1"

  • #3
    Usuário Avatar de SilvaRodrigo
    Entrada
    07/05/2022
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por luizcarlosw Ver Post
    Opa conterrâneo.

    Difícil entender o quanto é este seu freio um pouco mais forte, mas no asfalto molhado principalmente em começo de chuva o asfalto fica bem escorregadio mesmo, chutando 50% da aderência em começo de chuva e 70% depois que a chuva já lavou o asfalto.

    Se sente que há menos aderência que isso pode ter algo errado ou na distribuição de frenagem entre as rodas ou no tipo de pneu e borracha.

    Quanto ao sistema de freio, ao menos uma vez por ano é bom dar uma sagrada no sistema e checar pastilhas/lonas e a cada 2 trocar o fluido de freio para não ter contaminação com umidade, que vai absorvendo com o tempo normalmente, e podem interferir na distribuição da frenagem.

    O tipo e composto de pneu também influencia muito, um pneu MT "MUD" terá menos aderência no asfalto, principalmente na chuva, que um AT todo terreno ou HT asfalto.
    Dependendo da marca pode ter um composto mais mole que tende a aderir mais porém roda menos tempo ou mais duro que adere menos principalmente na chuva, porém roda bem mais quilômetros.
    Pneu muito velho de estoque antigo fica ressecado e perde parte de sua capacidade de aderência também, aquele carro "da senhorinha com pneu original de fábrica ainda pois ela nunca saía" neste quesito pode ser uma bomba, pneu velho não é bom.

    Dá uma checada nestes pontos.

    Minha pior experiência em pneus foi a época que instalei um chinês em outro carro chamado ironicamente de "aderenzza", no asfalto seco ia vem, mas chovia só servia para quem gosta de brincar de drift, o bicho era um sabão, nem esperei acabar para trocar.

    Hoje uso a 2 anos Forza AT da XBRi e antes usava Wrangler AT da Goodyear na Tracker, meu atual XBRI tem inesperadamente melhor desempenho na chuva que os Wrangler anteriores, por ser chinês só lembrei da minha experiência anterior, mas o valor estava tão convidativo que decidi arriscar nos XBRi e me surpreenderam !

    Para trilha e chuva um bom investimento em pneus faz diferença, pneu de asfalto em trilha é uma B, e pneu ruim na chuva outra.
    Opa...fala ai conterrâneo...

    Então...não foi forte não, foi na força necessária para se parar, considerando condições normais.

    O meu é um A/T, a calibragem está em torno de 40psi...será que a calibragem alta influência?

  • #4
    Usuário Avatar de luizcarlosw
    Entrada
    21/03/2017
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    190
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por SilvaRodrigo Ver Post
    ...será que a calibragem alta influência?...
    Caramba, 40 PSI não está muito fora não ? Quanto maior o pneu menor a pressão necessária, carros grandes de passeio giram em torno de 26 a 29 PSI, 40 PSI é para pneu de caloi 10 rs.. ou pneu de perfil muito baixo em carros esportivos. Caminhões e carro de carga é outra história... mas não é onde se encaixa a Pajero.

    Calibragem influencia mas menos que a qualidade do pneu, uma calibragem mais alta em especial vai formar um "balão" e não vai deixa todo o pneu tocar o chão assim como também facilita aquaplanagem. Mais baixa influência menos, mas também atrapalha.

    Porém pelos 40 PSI que está muito fora acho que pode ser até visível se olhar o pneu, verá só com o meio dele tocando o chão e as laterais levantadas. Baixa um pouco ver se melhora, é a ação mais simples.

    Uma dica que o pessoal comenta mas nunca testei quando não possui manual, é sujar o pneu com giz, areia, passar em uma superfície limpa plana e ver a marca que fica, tem de deixar uma marca da mesma largura do pneu e uniforme no chão, se no meio estiver forte e nas pontas fraco ou bem fraco, está com muita pressão, o inverso, nas laterais forte e no meio fraco, baixa pressão.

    Derrapando na chuva-checando-calibragem-peo-chao.jpg

    Tabelinha interessante googlando por ai Ecocar - Oficina Autorizada Tecnomotor - Calibragem ideal de pneu: Saiba mais
    4X4 Brasil
    Tracker/Grand Vitara 2.0 08 - lift 1"

  • #5
    Usuário Avatar de SilvaRodrigo
    Entrada
    07/05/2022
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    41
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por luizcarlosw Ver Post
    Caramba, 40 PSI não está muito fora não ? Quanto maior o pneu menor a pressão necessária, carros grandes de passeio giram em torno de 26 a 29 PSI, 40 PSI é para pneu de caloi 10 rs.. ou pneu de perfil muito baixo em carros esportivos. Caminhões e carro de carga é outra história... mas não é onde se encaixa a Pajero.

    Calibragem influencia mas menos que a qualidade do pneu, uma calibragem mais alta em especial vai formar um "balão" e não vai deixa todo o pneu tocar o chão assim como também facilita aquaplanagem. Mais baixa influência menos, mas também atrapalha.

    Porém pelos 40 PSI que está muito fora acho que pode ser até visível se olhar o pneu, verá só com o meio dele tocando o chão e as laterais levantadas. Baixa um pouco ver se melhora, é a ação mais simples.

    Uma dica que o pessoal comenta mas nunca testei quando não possui manual, é sujar o pneu com giz, areia, passar em uma superfície limpa plana e ver a marca que fica, tem de deixar uma marca da mesma largura do pneu e uniforme no chão, se no meio estiver forte e nas pontas fraco ou bem fraco, está com muita pressão, o inverso, nas laterais forte e no meio fraco, baixa pressão.

    Derrapando na chuva-checando-calibragem-peo-chao.jpg

    Tabelinha interessante googlando por ai Ecocar - Oficina Autorizada Tecnomotor - Calibragem ideal de pneu: Saiba mais
    Excelente...vou tentar fazer um teste, reduzindo a pressão dos pneus...se ficar bom, já descobrimos aí a causa.

    Muito obrigado pelas dicas

  • #6
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá SilvaRodrigo!

    Muito boas estas GLX 3.0 95! cuidando bem não acabam nunca! Eu sempre digo que é para ficar com ela até passar para os netos ou bisnetos!
    Acho que o maior problema está na calibragem!
    Procure no manual qual a correta, ou então na própria viatura, nas colunas de vão de porta ou na tampa do combustível sempre em algum lugar tem uma etiqueta para consulta rápida!
    Enquanto não encontra o valor correto baixe para pelo menos 32 psi!
    Quando puder nos envie fotos e nos diga qual as medidas dos pneus!
    Aristides Júnior

  • #7
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Esqueci de comentar pode ter pinça de freio "agarrando" verifiquei se tem aquecimento demasiado e diferenciado nas rodas principalmente na dianteira, e se sente alguma reação no volante na hora que freia!

  • #8
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por SilvaRodrigo Ver Post
    Excelente...vou tentar fazer um teste, reduzindo a pressão dos pneus...se ficar bom, já descobrimos aí a causa.

    Muito obrigado pelas dicas
    Bom dia Dr.

    Então carinha, a calibragem correta para os 265/70R16 dos Pajeros GLS-B, é 26 na frente e 29 na traseira. A medida não muda se estiver com carga. Acredito que no seu GLX seja o mesmo.

    No meu Pajero troquei os pneus para 285/75 R16 ficou bem mais alto, e a calibragem acabou que diminuí, o pneu é maior, a quantidade de ar lá dentro também é maior, consequentemente, a pressão deve ser menor, estou calibrando com 23 e 26 respectivamente.

    Exatamente, como o colega luizcarlosw escreveu: "Quanto maior o pneu menor a pressão necessária, carros grandes de passeio giram em torno de 26 a 29 PSI, 40 PSI é para pneu de caloi 10 rs." Só preciso corrigir uma coisa, em pneu de caloi 10 vão de 80 a 90 psi e em algumas outras bicicletas de estrada a pressão chega a 120-140 psi, pois o pneu é muito reduzido.

    Quanto ao deslizar no asfalto molhado, acredito que a calibragem seja um dos fatores, mas não o mais importante. Dê uma boa verificada no fluido. Digo isso pois em cabo de 6 meses que eu efetuei a troca na minha viatura, ele já estava todo contaminado.

    Quando está contaminado, uma determinada pressão do pedal irá "compactar" primeiramente o mais "mole" que no caso é a água e só depois de mais de meio curso do pedal é que começa a pressionar o fluido DOT, e aí a pressão aumenta repentinamente, fazendo as rodas, travarem sem que se faça mais alguma força no pedal.

    Outra coisa a se verificar são os pinos que servem de guias às partes móveis da pinça de freio, são dois em cada pinça. Esses pinos guias podem estar empenados e alterar a forma de distribuição da frenagem.

    No mais, é controle das pastilhas e de vazamentos nas linhas.

    Abraço e boa sorte!!!
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. L200 x chuva
      Por manoel_emilio no fórum Mitsubishi
      Respostas: 26
      Última resposta: 24/02/2023, 01:57
    2. Calha de chuva
      Por ALEXANDRE MIETTI no fórum Kia Sportage
      Respostas: 9
      Última resposta: 31/07/2011, 21:28
    3. 4x4 na chuva
      Por bob_f no fórum Toyota
      Respostas: 14
      Última resposta: 06/05/2006, 20:06
    4. Calha de Chuva
      Por Aurélio no fórum Toyota
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/11/2004, 21:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade