Olá Pessoal,

Resumindo uma história muito longa e triste... eu fundi o motor (L200 2010 GLS). O preço para retificar foi um absurdo (R$ 18.000) e optei por comprar um semi-motor novo (4DBH- 4D56, R$ 12.500). E, nisso, vários outros itens ($$$). Onde moro, tudo pela Internet... bem, já faz quase 6 meses que o carro está no mecânico. A última (quase toda semana tem uma!) 'boa' notícia, é que a bomba de óleo que eu comprei não é igual à que estava no motor.

Explicando: quando comprei a bomba, pedi pela bomba para o motor 4DBH- 4D56 para L200 2010 GLS! Mas, o mecânico quando o mecânico montou, percebeu que não havia os buracos para parafusar um sensor, e é ligeiramente diferente. Investigando, eu descobri que a bomba que estava no motor é do modelo HPE. Tipo, se procurar na internet para a bomba da HPE, vai aparecer as que estavam lá... procurando para a da GLS, vai aparecer a que eu comprei!

Eu comprei o carro usado com 50.000 km em 2012, e acho pouco provável que o primeiro dono tenha feito essa mudança com um carro novo!

A minha dúvida é: (1) posso ignorar aquele sensor que está la (sensor de passo!) e usar essa bomba que eu comprei? Considerando que este sensor talvez tenha a ver com o aumento de potência eletrônico usado na HPE! e (2) como eu posso descobrir se o motor que eu tinha e não sabia é um HPE?

O mecânico (que já montou tudo e não está disposto a desmontar...) sugeriu de fazer uma adaptação para o sensor... plausível, mas antes eu gostaria de entender as consequências e a importância daquele sensor para a GLS!

Eu agradeço enormemente qualquer ajuda!