x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0

    Pajero Dakar AT numa subida




    Amigos,

    Tenho uma Pajero Dakar 10/11. O carro e so elogios. Muito confortavel, motor valente, etc. No entanto, hoje passei um pouco de apuros com ele e queria ouvir a opiniao de voces sobre o que pode ter acontecido.

    O fato e que eu estava numa subida bastante ingreme, dentro da cidade, esperando o transito ficar um pouco mais livre para entrar na pista principal. Quando isso ocorreu, acelerei normalmente o carro. Acontece que inexplicavelmente o carro nao respondeu e comecou a descer. Era como se ele precisasse de mais forca e menos espaco para conseguiria responder com mais agilidade a aceleracao. E o meu primeiro carro com cambio automatico, mas confesso que nao fiquei satisfeito quando me vi refem de uma resposta rapida do motor para subir de vez. Resposta essa que nao vejo. Engatei a re e tive que desistir de subir por aquele caminho.

    E normal isso acontecer com carro automatico? Em cima de uma subida, com o carro parado, ele nao ter forca IMEDIATAMENTE para subir de vez, mesmo apertando o acelerador ate o talo?

    Ajudem-me.


    Abracos

  • #2
    Amigo, desculpe, mas tem certeza que o câmbio estava em drive?

    Se a rampa for muito íngreme, saia com a reduzida, e em L - mas isso não é uma situação em que carros normais possam transitar.
    4X4 Brasil

  • #3
    Citação Postado originalmente por André F Ver Post
    Amigo, desculpe, mas tem certeza que o câmbio estava em drive?

    Se a rampa for muito íngreme, saia com a reduzida, e em L - mas isso não é uma situação em que carros normais possam transitar.

    muito estranho , se voce um gol 1000 , mas um carro com o torque da Dakar , dentro da cidade , nao tenho duvidas , a Pajero tem que encarar qualquer subida.

  • #4
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Alguma coisa tem de errado ai... voce leu bem atentamente o manual??? ja que é o seu primeiro AT, era melhor ter estudado bem antes de encarar um desafio desse, ou voce ja tinha feito isso antes, creio que não, mas qualquer coisa engata a 4x4 hi se não for muito ingrime, ou a 4x4 low se for muito ingrime ( acima de 70º ). e altera no cambio tambem deixa sempre em L pra quando passar da aceleração limite ele nçao trocar as marchas... pode ter ocorrido isso se voce tivesse com ele em D.
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #5
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André F Ver Post
    Amigo, desculpe, mas tem certeza que o câmbio estava em drive?

    Se a rampa for muito íngreme, saia com a reduzida, e em L - mas isso não é uma situação em que carros normais possam transitar.
    Andre,

    O cambio certamente estava em drive. Pensei tambem em colocar 4x4, mas a sensacao que eu tinha nao era que estava faltando tracao. O carro nao deslizava. O carro estava sem forca de retomada. Como disse, parecia que ele estava pedinco mais espaco para responder so pedido de aceleracao. Como nao tinha, ele foi descendo, descendo...


    Amigos,

    Estou perto do final do manual. E la - ate agora - nao tem nada que justifique o ocorrido. E realmente muito estranho. Tenho certeza que se tivesse em qualquer carro com cambio manual essa situacao iria ser fichinha. Dai a minha duvida do que aconteceu.


    Abs!

  • #6
    George,

    Nem a TR4 faria isso. Já subi ruas muito íngrimes com ela no "D" e desce pouco até o câmbio responder. Esse comportamento da sua Dakar é anômalo.

    Já tentou reproduzir o problema ?

    Abraço,
    Neilson


  • #7
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    George,

    Nem a TR4 faria isso. Já subi ruas muito íngrimes com ela no "D" e desce pouco até o câmbio responder. Esse comportamento da sua Dakar é anômalo.

    Já tentou reproduzir o problema ?

    Abraço,
    Neilson
    Neilson, tudo bem?

    Ainda nao tentei reproduzir isso, porque essa subida ingreme e muito movimentada ja que da acesso a varias praias do litoral. Tentarei fazer em alguma outra subida num bairro residencial.

    O meu cambio nao tem o L. Por isso, sera que seria o caso de utilizar a 4LLc, o bloqueio do diferencial central, aumentando o torque na saida?

    Abracos

  • #8
    George,

    Beleza !

    Subentendo que há carros baixos trafegando por essa subida já que ela é movimentada. Um Dakar tem motor suficiente pra subir uma ladeira assim mesmo que tiver carregada. Bloquear e reduzir (4x4LLc) é transformar o carro num trator ... força desproporcional pra uma situação com essa.

    O câmbio do Dakar é consagrado (Invecs-II) e continuo achando que esse comportamento não é o esperado.

    Tentar reproduzir o problema é um bom começo ...

    Abraço,
    Neilson


  • #9
    Usuário Avatar de Alefull
    Entrada
    14/05/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    50
    Posts
    844
    Agradecimentos: 0
    Com certeza tem algo errado!! Pelo que vc relatou, o problema não esta no câmbio e muito menos na tração. Parece que nessa hora, faltou combustível na acelereção! Já vi situações parecidas com essa, de acelerar e não obter respostas, devido a sujeira no filtro de combustível. As vezes, como seu carro estava bastante inclinado, essa "provável sujeira" possa ter entupido momentaneamente a passagem do diesel no filtro. Se realmente foi isso, outras situações parecidas acontecerão!
    Pajero Full HPE 5p 2011 - 272cv "by REIKO"

  • #10
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alefull Ver Post
    Com certeza tem algo errado!! Pelo que vc relatou, o problema não esta no câmbio e muito menos na tração. Parece que nessa hora, faltou combustível na acelereção! Já vi situações parecidas com essa, de acelerar e não obter respostas, devido a sujeira no filtro de combustível. As vezes, como seu carro estava bastante inclinado, essa "provável sujeira" possa ter entupido momentaneamente a passagem do diesel no filtro. Se realmente foi isso, outras situações parecidas acontecerão!
    Alefull,

    Essa pode ser uma possibilidade. Mas isso aconteceria com um carro com tanque pela metade e apenas 7500km rodados?

    Neilson,

    Tentarei reproduzir o que aconteceu ontem no proximo domingo. Vamos ver o que acontece. Mas que e estranho, isso e!

  • #11
    Citação Postado originalmente por George W Ver Post
    Essa pode ser uma possibilidade. Mas isso aconteceria com um carro com tanque pela metade e apenas 7500km rodados?
    Com toda certeza !

    Basta um único abastecimento com combustível poluído pro sistema de injeção apresentar problemas.

    A idéia do Alefull é bem plausível ...


  • #12
    Usuário Avatar de Alefull
    Entrada
    14/05/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    50
    Posts
    844
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por George W Ver Post
    Alefull,

    Essa pode ser uma possibilidade. Mas isso aconteceria com um carro com tanque pela metade e apenas 7500km rodados?

    Opa, com certeza, como disse o Neilson, basta apenas uma abastecida com diesel ruim para deixar o filtro obstruido ou semi-obstruido. Tive uma Pajero Full 2009, que com 9.000km estava fraca, isto é, não tinha mais a força normal de sempre, o giro demorava a subir, e as vezes a primeira partida do dia era meio falha e as vezes o carro fumaceava branco. Na revisão dos 10.000km com a troca do filtro o carro mudou da Agua p/ o Vinho. Por isso acho provável que seja sujeira a causa da falta momentanea de força que vc sentiu.
    Pajero Full HPE 5p 2011 - 272cv "by REIKO"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade