Postado originalmente por Homero
alexroch,
Se voce andar atras de uma l200 sport com tudo original e o motorista pisar forte de saída(baixa rotação) ela faz fumaça.A fumaça é pouca pois alem do controle eletronico o TGV entra logo e ai a fumaça limpa.A fumaça ocorre quando não tem ar suficiente para queimar todo o combustível injetado que é exatamente o que ocorre enquanto o turbo não entra.Depois que o turbo entrou , um diafragma na bomba libera mais óleo , mas o aumento da quantidade de ar devido ao turbo é maior que o aumento de combustível sendo que os motores diesel trabalham com excesso grande de ar e esse excesso é o que permite aumentar o débito e se conseguir maior potencia = torqueXRPM.
O parafuso que regula o debito maximo (aonde se regula externamente) altera o debito quase que igualmente tanto antes como depois que o turbo entrou.Como anters de o turbo entrar já ocorre fumaça originalmente , depois de aumentar o débito a fumaça vai aumentar (antes de o turbo entrar) sem dúvida.Depois de o turbo entrar ela deve limpar , caso continue fumaçando significa que seria necessário mais pressão no turbo , o que não ocorre se apertar o parafuso de débito no máximo 1 volta.Tem gente que acha 1 volta muito , então use 1/2.
O mesmo efeito se consegue com bicos de maior vazão(vide RASHMOTOREN) pode ser melhor solução mas é mais caro.
Acho então que voce tem 3 alternativas:
- Não faz nada e se conforma
- Da uma apertada no parafuso do debito , pisando com cuidado nas saídas é possivel evitar a fumaça
- Compre uma Hilux ou Ranger eletronicas que alem de andar não fumaçam absolutamente nada.S10e Frontier tem menos potencia e ai se voce quizer aumentar vai começar tudo de novo...
Homero