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O que devo fazer para L200 gls andar mais e tera mais força

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  • 30/05/2006, 12:50
    José Augusto
    alexroch, turbina maior significa maior inércia vai demorar muito para encher vai ficar muito ruim de saída.
    Por mais que se faça não vai ficar uma HPE como o Walter já mencionou, fica mais barato vc trocar a sua por uma HPE.
    Tambem já ouvi falar que as HPE trabalham no limite (graças ao gerenciamento eletrônico embutido), já arrancaram tudo que este motor podia dar então querer se aproximar disto de maneira amadora é arriscado.
    O consumo, não tem mágica, anda mais consome mais e se feito de maneira ainda na base da tentativa e erro, o consumo pode ficar bem ruim.
    Acredito que o que vc está buscando é um pouco mais de torque de saída, se for isto talvez exista uma TGV (turbina de inércia variável) que possa resolver o problema, mas já vou adiantando que elas são caras e essa brincaderia ficaria pouco acima dos R$ 5000,00.
  • 30/05/2006, 14:24
    Homero
    alexroch,

    Se voce andar atras de uma l200 sport com tudo original e o motorista pisar forte de saída(baixa rotação) ela faz fumaça.A fumaça é pouca pois alem do controle eletronico o TGV entra logo e ai a fumaça limpa.A fumaça ocorre quando não tem ar suficiente para queimar todo o combustível injetado que é exatamente o que ocorre enquanto o turbo não entra.Depois que o turbo entrou , um diafragma na bomba libera mais óleo , mas o aumento da quantidade de ar devido ao turbo é maior que o aumento de combustível sendo que os motores diesel trabalham com excesso grande de ar e esse excesso é o que permite aumentar o débito e se conseguir maior potencia = torqueXRPM.
    O parafuso que regula o debito maximo (aonde se regula externamente) altera o debito quase que igualmente tanto antes como depois que o turbo entrou.Como anters de o turbo entrar já ocorre fumaça originalmente , depois de aumentar o débito a fumaça vai aumentar (antes de o turbo entrar) sem dúvida.Depois de o turbo entrar ela deve limpar , caso continue fumaçando significa que seria necessário mais pressão no turbo , o que não ocorre se apertar o parafuso de débito no máximo 1 volta.Tem gente que acha 1 volta muito , então use 1/2.
    O mesmo efeito se consegue com bicos de maior vazão(vide RASHMOTOREN) pode ser melhor solução mas é mais caro.

    Acho então que voce tem 3 alternativas:

    - Não faz nada e se conforma
    - Da uma apertada no parafuso do debito , pisando com cuidado nas saídas é possivel evitar a fumaça
    - Compre uma Hilux ou Ranger eletronicas que alem de andar não fumaçam absolutamente nada.S10e Frontier tem menos potencia e ai se voce quizer aumentar vai começar tudo de novo...

    Homero
  • 30/05/2006, 16:34
    davilsantos
    ALEXROCH

    ANO PASSADO FALEI COM O CHEFE DA MECANICA DA AUTORIZADA ONDE MEU PAI COMPROU A CAMIONETA, PEDINDO PARA ELE AUMENTAR A PRESÃO PRA 1,5, FOI ENTÃO QUE ELE ME FALOU QUE NESSES MODELOS HPE JA VINHAM COM 1,8, NO LIMITE.
    VOU SABER SE ISSO EH VERDADE QUINTA FEIRA, POIS MANDAMOS COLOCAR OS RELOGINHOS DA PRESÃO DO TURBO, MANOMETRO DO OLEO E AMPERIMETRO.
  • 30/05/2006, 16:43
    davilsantos
    alexroch

    pelo que sei essa eh a presão original, e ja estamos rodando com ela desde 2002, ano de compra, 0km, e ela ja esta com 137mil km
  • 30/05/2006, 19:56
    alexroch
    Agradeço as soluções de todos, acho que vou regular mais a bomba para jogar mais combustível, será que o consumo de combustível vai aumentar em baixa rotação também? Com o aumento de combustível vou ganhar mais força nas subidas e terei velocidade constante?
  • 30/05/2006, 19:58
    alexroch
    Citação:

    Postado originalmente por Homero
    alexroch,

    Se voce andar atras de uma l200 sport com tudo original e o motorista pisar forte de saída(baixa rotação) ela faz fumaça.A fumaça é pouca pois alem do controle eletronico o TGV entra logo e ai a fumaça limpa.A fumaça ocorre quando não tem ar suficiente para queimar todo o combustível injetado que é exatamente o que ocorre enquanto o turbo não entra.Depois que o turbo entrou , um diafragma na bomba libera mais óleo , mas o aumento da quantidade de ar devido ao turbo é maior que o aumento de combustível sendo que os motores diesel trabalham com excesso grande de ar e esse excesso é o que permite aumentar o débito e se conseguir maior potencia = torqueXRPM.
    O parafuso que regula o debito maximo (aonde se regula externamente) altera o debito quase que igualmente tanto antes como depois que o turbo entrou.Como anters de o turbo entrar já ocorre fumaça originalmente , depois de aumentar o débito a fumaça vai aumentar (antes de o turbo entrar) sem dúvida.Depois de o turbo entrar ela deve limpar , caso continue fumaçando significa que seria necessário mais pressão no turbo , o que não ocorre se apertar o parafuso de débito no máximo 1 volta.Tem gente que acha 1 volta muito , então use 1/2.
    O mesmo efeito se consegue com bicos de maior vazão(vide RASHMOTOREN) pode ser melhor solução mas é mais caro.

    Acho então que voce tem 3 alternativas:

    - Não faz nada e se conforma
    - Da uma apertada no parafuso do debito , pisando com cuidado nas saídas é possivel evitar a fumaça
    - Compre uma Hilux ou Ranger eletronicas que alem de andar não fumaçam absolutamente nada.S10e Frontier tem menos potencia e ai se voce quizer aumentar vai começar tudo de novo...

    Homero

    Acho que vou regular mais a bomba para jogar mais combustível, será que o consumo de combustível vai aumentar em baixa rotação também? Com o aumento de combustível vou ganhar mais força nas subidas e terei velocidade constante?
  • 30/05/2006, 19:59
    alexroch
    Citação:

    Postado originalmente por Homero
    alexroch,

    Se voce andar atras de uma l200 sport com tudo original e o motorista pisar forte de saída(baixa rotação) ela faz fumaça.A fumaça é pouca pois alem do controle eletronico o TGV entra logo e ai a fumaça limpa.A fumaça ocorre quando não tem ar suficiente para queimar todo o combustível injetado que é exatamente o que ocorre enquanto o turbo não entra.Depois que o turbo entrou , um diafragma na bomba libera mais óleo , mas o aumento da quantidade de ar devido ao turbo é maior que o aumento de combustível sendo que os motores diesel trabalham com excesso grande de ar e esse excesso é o que permite aumentar o débito e se conseguir maior potencia = torqueXRPM.
    O parafuso que regula o debito maximo (aonde se regula externamente) altera o debito quase que igualmente tanto antes como depois que o turbo entrou.Como anters de o turbo entrar já ocorre fumaça originalmente , depois de aumentar o débito a fumaça vai aumentar (antes de o turbo entrar) sem dúvida.Depois de o turbo entrar ela deve limpar , caso continue fumaçando significa que seria necessário mais pressão no turbo , o que não ocorre se apertar o parafuso de débito no máximo 1 volta.Tem gente que acha 1 volta muito , então use 1/2.
    O mesmo efeito se consegue com bicos de maior vazão(vide RASHMOTOREN) pode ser melhor solução mas é mais caro.

    Acho então que voce tem 3 alternativas:

    - Não faz nada e se conforma
    - Da uma apertada no parafuso do debito , pisando com cuidado nas saídas é possivel evitar a fumaça
    - Compre uma Hilux ou Ranger eletronicas que alem de andar não fumaçam absolutamente nada.S10e Frontier tem menos potencia e ai se voce quizer aumentar vai começar tudo de novo...

    Homero

    Acho que vou regular mais a bomba para jogar mais combustível, será que o consumo de combustível vai aumentar em baixa rotação também? Com o aumento de combustível vou ganhar mais força nas subidas e terei velocidade constante?
  • 01/06/2006, 09:51
    Homero
    alexroch,

    Parecendo contrariar a lógica , o consumo tende a melhorar na média.Antes de o turbo entrar deve piorar , porem aumentando o débito , o turbo entra um pouco mais rapido(tem mais energia para acelerara a turbina).

    Como o ajuste que se altera é o de débito máximo , em regime , ela usará a mesma quantidade de combustível que usaria na mesma situação antes de alterar o ajuste .Nas acelerações , aí sim terá mais combustível disponível que fará a aceleraçãoser mais rápida e portanto voce aliviará o pé mais cedo.

    No transito pesado (São Paulo ) com uma Ranger 2.5 aberta não notei diferença no consumo , na estrada houve uma melhora.
  • 05/06/2006, 09:54
    alexroch
    Quando vc fala em aumentar o débito, e aumentar a entrada de combustivel? Tem quantos parafusos na bomba que serve para mexer?
  • 06/06/2006, 00:45
    Homero
    A bomba possue 3 parafussos de ajuste:2 estão no balancin e ajustam a marcha lenta e a rotação máxima.A do debito está no corpo na parte de tras.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16370
    Va no link e faça o download , na pagina 27 é o item 10 do desenho.
    O formato pode variar um pouco mas o principio é o mesmo.Soltar a contraporca e apertar o parafuso central e reapertar a contraporca.

    Homero
  • 06/06/2006, 16:48
    edubelem
    Estou acompanhando este fórum a algum tempo, e mudando apenas um pouco o assunto, seguindo a lógica que aumentando a pressão do turbo, é também obrigatório abrir a bomba, p/ compensar a mistura cento?

    No motor eletrônico será que se aumentarmos a pressão a unidade de comando irá compensar?

    Ou identificara o ocorrido como erro e não compensar?

    Se compensar, daria até p/ colocar um botão no cambio (estilo Mad Max) :mrgreen: para aciona-lo apenas em ocasiões especiais.

    Será que viajei???????
    :shock: :shock:
  • 06/06/2006, 18:17
    Homero
    edubelem,

    O Pequeno Jr no topico de teste drive da F250 disse:

    Por falar em velocidade, conversando com o pessoal de SP q está aqui demonstrando o carro, aproveitei para perguntar pela 10º vez pq a RAnger 3.0 não veio com TGV, e a resposta foi ... "espere ... surpresas virão com a RAnger, mas saiba q ja tem gente andando com a RAnger 3.0 com TGV colocado com 180cv comprovados em dinamometro". Qdo o camarada me falou isso não botei fé ... ai veio um monte de camarada da Ford me falar q é verdade. Pelo q eles disseram, não precisa-se mexer em nada apenas instalar o Turbo pois todo o mapeamento da injeção está pronto para aceitar a TGV.


    Nas bombas mecanicas um parafuso ajusta o debito , nas eletronicas tem um sensor de vazão de massa de ar
    que a principio controla a quantidade de combustível , ai se aumentar a pressão do turbo , como consequencia vai haver mais ar entrando , o sensor sentindo vai aumentar o oleo e a potencia vai aumentar.

    Mesmo nas com WG , apertando-se sua haste para aumentar a pressão vai certamente haver um aumento de pot4encia.Só não vai entrar tão mais cedo como o tgv .Pelo relato acima a injeção vai funcionar sem problemas

    Homero
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