x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/06/2020
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    46
    Posts
    1
    Agradecimento: 1

    Lightbulb Barulho na suspensão da ASX (resolvido) e mais algumas soluções




    Olá pessoal do fórum! Sou novato por aqui, mas sou macaco velho de fóruns. Sou engenheiro mecânico, e entusiasta de carros de todas os tipos. Me cadastrei aqui, principalmente para compartilhar o conhecimento adquirido.

    Adquiri um ASX 2016, 4x2 há um ano, e de lá pra cá venho tentando resolver vários barulhinhos nele. Alguns mais simples e outros bem misteriosos. Pois bem, hoje estou satisfeito com o resultado e gostaria de compartilhar todas as soluções, e uma em especial: o famigerado barulho na suspensão dianteira, quando passa em lombadas ou pequenos desníveis, especialmente quando o carro estava parado a mais tempo (vi que esse é um tema recorrente e sem solução, mesmo pelas concessionárias). Pois bem, sem mais delongas, vamos às soluções de cada barulho:

    01. PROBLEMA: estalo na suspensão dianteira, quando fecha, especialmente em lombadas ou desníveis. Acontece com mais frequência quando o carro estava parado por um período.

    SOLUÇÃO: troca do batente original, de borracha, por um paralelo, de poliuretano.

    COMENTÁRIO: o batente original é de borracha, muito rígido, e exerce uma pressão maior na haste do amortecedor. Quando o carro fica parado por mais tempo, ou mesmo andando, o batente desce um pouco pela haste, quando a suspensão fecha, ele sobe e bate no prato superior, e causa dois tipos de barulho, um causado pelo atrito da sua parte interior com a haste do amortecedor, que na verdade é uma rangido, mas quando se desloca rapidamente, se assemelha com um estalo. O outro é uma pancadinha no prato superior da suspensão. Após a troca o barulho foi totalmente resolvido. Fim do drama!

    Recomendo checar as bieletas. Eu utilizo da marca Nakata.