Bom....brinquei e brinquei bastante hoje com a função Wheel Speed do computador de bordo da Pajero Full 2001.
Bom...vale lembrar que o manual é mais pobre de informação de como este sistema atuaria (ocupa metade de uma página).
O sistema funciona assim (ou próximo a isto)
a) primeiramente esta função só é ativada com o 4x4 selecionado (parece óbvio...mas nada no manual...)
b) ao se ter uma roda "patinando" em relação as demais, uma barra é iluminada na posição respectiva a esta roda.
c) não adianta andar por estradas pavimentadas (asfalto) em velocidades em que a estabilidade/aderência não é comprometida que nada vai acontecer.....nenhuma barra vai ser iluminada e isto não esta claro no manual. Fiz um teste hoje em uma curva "tipo balão" (retorno etc) e acelerando bastante, é possível ver a luz da roda dianteira e traseira do lado externo com uma barra acesa. Fazendo esta mesma curva de maneira tranquila, mesmo em velocidade, nada acontece (nenhuma luz é acesa).
d) A brincadeira fica interessante na terra...hehehe. Andei hoje nas estradas de terra próximas ao sítio dos pais da patroa. Novamente quando a aderência não esta comprometida, nada acontece....mas ao passar por trechos de bastante lama e com pneu só de asfalto, pode-se ver claramente qual roda esta perdendo a aderência.
Acredito então que este sistema foi bem preliminar ao controle de estabilidade/tração implantado nas Pajero Full mais atuais e por isso que não se tem mais esta informação no computador de bordo.
Abs
DK