Amigos bom dia em primeiro lugar queria antecipar que sou novo no fórum, assim como novato no ramo de caminhonetes e mecânica de forma geral.


Caí de paraquedas por uma necessidade, adquiri uma triton 3.2, 2014/15 diesel GLS e agora tenho que aprender com o forum e opinião dos senhores sobre algumas dicas.


Após comprar a caminhonete, fiz revisão e troquei o básico (filtro de ar, pastilha de freio, filtro de combustível etc).


Entretanto, após rodar +/- 30.000km fui informado na oficina que teria que trocar as seguintes Peças:


Junta homocinética (realmente estragou, caminhonete estrala quando está traçada e o volante está esterçado) - vazamento nítido na coifa;
Central de direção (vazou óleo e constatei o defeito)
Sapata do freio traseiro
Pastilha de (marca Indicada: Frase)
k80 (produto para borra - des-carbonização)
Retentor da tampa de válvula
par Calço do motor


Rodo bastante no asfalto, mas não raras as vezes faço viagens e pego estradas de terra em condições ruins (região do Pará).


Então preciso que o carro esteja em boas condições para não correr o risco de ficar na mão.


Considerando que é praticamente impossível comprar as peças originais direto na concessionária, tenho opção de comprar original usado/semi-novo vou comprar paralelo novo direto na loja ou internet.


O preço das peças originais usadas e paralelas novas são de certa forma parecidos.


Minha pergunta é: de fato é indicado sempre colocar peças originais ou apenas em alguns casos? De forma geral elas aguentam muito mais que as paralelas ou depende da situação?


Considerando as peças que precisam ser trocadas vale a pena procurar original semi-nova e em boas condições ou paralela de marca de referência atende tão bem quanto?


Sei que não é uma resposta exata para tudo por isso passei a relação das peças para eu entender melhor do carro e o que vocês costumam fazer.


Costumo ficar junto com o mecânico para entender melhor de mecânica e constatar de fato a necessidade da troca de uma peça ou outra. Como não conseguir levantar nada específico em tópicos aqui no fórum optei abrir esta enquete.