x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 68
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/08/2014
    Local
    sao ludgero/SC
    Posts
    13
    Agradecimento: 1

    passo a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes




    passo a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes-lateral.jpg
    Bem ,primeiramente vou me apresentar , meu nome e Fabricio Covre ( SARDA) tenho uma pequena oficina automotiva ( Agendacar Automotors
    quem tiver entere-se da uma olhada no face e aproveite para dar um joinha..rs) atendemos em geral apenas carros pequenos, a 2 semanas adquiri uma pajero gls-b, onde encontrei varios problemas, um deles era esta luz da tracao piscando o tempo todo,pelo menos eu nao encontrei muito material detalhado sobre o caso apenas informativos sobre possiveis defeitos, mau contato, solenoide..... pois bem mesmo nao tendo conhecimento algum com as mit resolvi verificar o sistema , a partir de uma chave de polaridade verifiquei todo o sistema de interruptores em todos os modos (2h,4h,4hlc,4llc) com cambio em posicao neutra e chave contato ligada(motor desligado) notei que todos os interruptores trabalham com pulso negativo ,sendo assim quando á pulso negativo(-) significa circuito fechado e pulso positivo(+) circuito aberto(no geral os com pulso (-) estao funcionando perfeitamente ja que quando defeituoso indicam circuito aberto o tempo todo) abaixo um esquema com á localizacao e polaridades que devem ser encontradas c tudo estiver correto (Obs este esquema foi feito por mim, baseado em uma pajero gls-b ano 99 automatica,nao sei informar c todas sao iguais )
    passo a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes-esquema-tracao.jpg
    No meu caso o interruptor de nr 1 estava com problemas indicando circuito aberto(+) no 2h , e neutro no 4h/4hlc
    retirei o interruptor passei wd no pino de acionamento e o movimentei varias vezes ,testei com um multimetro no modo ohms e algumas vezes o sinal falhava passei mais wd conectei uma furadeira de baixa rotacao (para nao aquecer demais) a ponta do pino e acionava e desacionava com o pino girando por alguns segundos, testei novamente e tudo certo , refiz o teste de polaridade estando conforme o desenho, fiz o teste de volante , com a chave ligada em modo 2H as luzes de tracao continuaram a piscar , acionando o 4H a luz ficou acesa indicando tracionando , voltei para baixo do veiculo e testei o interruptor de numero 6 localizado na caixa de tracao dianteira , indicando circuito fechado (rodas dianteiras tracionando ) com as rodas dianteiras suspensas liguei o veiculo em 2H ( esta acao se torna nescessario devido o acionamento ser a vacuo) rodei as rodas para ajudar no desacoplamento mas nao desacoplo ( nao retirei o interruptor pois ao rodar as rodas estava claro que realmente as mesmas nao estavam livres , retirei a mangueira de vacuo do servo acionador que fica ao lado do diferencial dianteiro) onde constatei que nao tinha vacuo.
    passo a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes-circuito-de-vacuo.jpgpasso a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes-vacuumdiagrammitsubishi.jpg
    apos verificar as mangueiras cheguei ao solenoide que fica ao lado do filtro , com a ignicao ligada e motor desligado desconectei as mesma ouvindo um estalo de uma delas ,mesmo com alimentacao chegando normalmente(12v) uma delas nao estalava , apos teste de resistencia ohms com o multimetro constatou defeito da solenoide , troquei por outra ,no meu caso utilizei a do fiat uno era o que tinha, mais ja ouvi falar que a do gol fica mais original, refiz o teste do vacuo tudo certo ,conectei ao servo onde visualmente foi acionado apos algumas giradas nas rodas desacoplou aliviando as mesmas de cargas o int deu circuito aberto e tudo funciono como deveria...( obs Aqui mesmo no forum vi relatos de pessoas com este problema da luz , fizeram os testes e a tracao funcionava perfeitamente e chegaram ao cumulo de retirar as lampadas do painel , o problema e que caso o servo nao desacople o diferencial dianteiro o dispositivo de roda livre nao funcionara e as rodas ficarao conectadas direto,causando desgaste no sistema e consumo elevado de combustivel).
    Aproveitando a deixa outro problema que me incomodou foi a bucha da alavanca da caixa de tracao , sintomas 4H normal ,para conectar 4HLC a alavanca ficava louca hora ia para esquerda hora para a direita mais engatava, 4LLC dificilmente engatava e as vezez quando engatava custava a desengatar travava, dica caso sua pajero engate a 4HLC sem ter que colocar a lavanca para esquerda conforme mostra o desendo da manopla , sua bucha ja era...mas fique tranquilo e bem facil ,apenas desmonte o console central , retire os parafusos da coifa da alavanca e finalmente 3 miseros parafusos da tampa da alavanca puxe para cima e verifique o estado da bucha ou o que sobrou dela,retire o maximo que puder dos destrocos da bucha antiga retire o pino que fica na horizontal ( com o uso de um saca pino ou um pocao bata no pino que ele sai ), va a um torneiro com este desenho tecnico (abaixo) retirado de um outro forum ( creditos ao autor na imagem) e faca o processo inverso e so alegria com passagens suaves e precisas...
    passo a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes-bucha-cambio.jpgpasso a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes-bucha-cambio-foto.jpg
    Bem ja que a patroa brigou comigo por estar no pc ate esta hora , ja vi que nao vai ter jogo mesmo,entao vai mais uma rapidinha
    para aqueles que tem o retrovisor externo solto ou batendo , para retirar o mecanismo interno existe apenas um unico parafuso na parte de baixo , olhe de baixo para cima e vera um furo que da direto a um parafuso philipis , solteo empurre o espelho para cima e puxe pronto agora ficou mais facil de resolver o problema(ao remontar de dois pingos de silicone no encaixe superior ajuda a evitar ruidos indesejáveis.

    Galera peco desculpas antecipadamente pelos erros de portugues e por possiveis equivocos , lembrando que nao tenho experiencia alguma com estas maravilhas da mit ,caso alguem visualize algo que esteja em desconformidade fique a vontade para corrigir , caso tambem tenha alguma dica para enrriquecer o topico seja bem vindo att fabricio covre
    4X4 Brasil
    Att Fabricio Covre

    Pajero gls b 99 3.0 AT 4p.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    10/12/2013
    Local
    Bagé/RS
    Idade
    44
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Parabéns, excelente tópico.

  • #3
    Usuário Avatar de jairferreira
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    feira de santana/BA
    Idade
    42
    Posts
    444
    Agradecimentos: 2
    Duvidas.
    Qual solenoide do uno ou do gol serve? Ela é usada onde no uno ou no gol?

    Muito bom o trabalho feito!

    A minha quando veio só acendia a luz do bloqueio central, a luz laranja. Desmontei o painel para dar uma geral porque estava bem sujo e aproveitei pra dar uma conferida nas lampadas. Porém continuava do mesmo jeito.
    foi quando resolvi fuçar em baixo no conectores da tração e descobri que havia um conector solto, o que só tem um fio. Conectei o individuo e voltou a funcionar normal.
    Sonhei que estava sonhando, quando acordei estava dormindo!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    UAU !!!
    Muito bom !!! Parabéns, Agendacar !!
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #5
    Usuário
    Entrada
    18/08/2014
    Local
    sao ludgero/SC
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por jairferreira Ver Post
    Duvidas.
    Qual solenoide do uno ou do gol serve? Ela é usada onde no uno ou no gol?

    Muito bom o trabalho feito!

    A minha quando veio só acendia a luz do bloqueio central, a luz laranja. Desmontei o painel para dar uma geral porque estava bem sujo e aproveitei pra dar uma conferida nas lampadas. Porém continuava do mesmo jeito.
    foi quando resolvi fuçar em baixo no conectores da tração e descobri que havia um conector solto, o que só tem um fio. Conectei o individuo e voltou a funcionar normal.
    muito obrigado jair , etou sabendo que vc e um grande conhecedor destas belezuras...hehe....quanto a valvula , geralmente sao utilizadas na linha do canister ou na linha de partida frio (principalmente linha flex) provavelmente vai ter que modificar o conector mas resto tudo certo ,a que eu usei foi a do uno 95/96 ( c/ controle de marcha lenta a vacuo) que utiliza 2 destas valvulas proximo ao farol ld direito. att fabricio covre
    Att Fabricio Covre

    Pajero gls b 99 3.0 AT 4p.

  • #6
    Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    640
    Agradecimentos: 4

    Thumbs up

    Fabrício, primeiramente, seja bem vindo!

    Segundo, sempre é bom termos um profissional nos ajudando, pois a maioria aqui gosta mesmo de fuçar, mas a minoria tem isso como trabalho. Parabéns e obrigado por compartilhar!

    Abração!
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)




  • #7
    Usuário
    Entrada
    18/08/2014
    Local
    sao ludgero/SC
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por RValle Ver Post
    Fabrício, primeiramente, seja bem vindo!

    Segundo, sempre é bom termos um profissional nos ajudando, pois a maioria aqui gosta mesmo de fuçar, mas a minoria tem isso como trabalho. Parabéns e obrigado por compartilhar!

    Abração!
    Disponha .Como ja comentei acima, nao tenho experiencias com as viaturas,apenas carros menores,mais tenho alguns programas que possuem varias informacoes sobre elas ,desde capacidade e tipos de lubrificantes,sincronismo das correias e outros, caso alguem tenha alguma duvida , me passem que dou uma olhada para ver se encontro algo a respeito...Uma coisa que eu fucei fucei e nao encontrei !!!! ( caso alguem tiver um link agradeco ) Seria de grande valia , se uma alma bondosa e paciente, digitaliza se o manual da viatura e o disponibiliza se aqui.......att fabricio covre
    Att Fabricio Covre

    Pajero gls b 99 3.0 AT 4p.

  • #8
    Usuário Avatar de vitor_grotmann
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Balneário Camboriu/SC
    Idade
    37
    Posts
    545
    Agradecimentos: 0
    Fabricio, tem um cara aqui do forum, ele até ta meio sumido, mas ele digitalizou o manual e postou aqui no forum.
    o link é Manual do Proprietário - Pajero GLS-B 1997 - Download - 4shared

    o post dele é http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ls-b-97-a.html

    abraços
    Vitor
    4X4 Brasil
    Desatolo Ecosport por R$ 10,00.
    PAJERO GLS B
    2800 TURBO INTERCOOLER 1999
    "PAJEROSCA"



  • #9
    Usuário
    Entrada
    18/08/2014
    Local
    sao ludgero/SC
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Valeu vitor , show de bola o link ainda ta valendo ,acabei de baixar tinha procurado mais nao tinha encontrado, realmente tem q dar os parabens para o ruy porque digitalizar 200 pag nao e mole nao..a minha tambem veio sem o bendito manual,afinal eu nao sei porque as pessoas retiram do veiculo , se e so deixar guardado naquela caixa em baixo do banco do caroneiro que nao atrapalha em nada...............novamente muito obrigado......att fabricio covre
    Att Fabricio Covre

    Pajero gls b 99 3.0 AT 4p.

  • #10
    Usuário Avatar de jairferreira
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    feira de santana/BA
    Idade
    42
    Posts
    444
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Agendacar Ver Post
    muito obrigado jair , etou sabendo que vc e um grande conhecedor destas belezuras...hehe....quanto a valvula , geralmente sao utilizadas na linha do canister ou na linha de partida frio (principalmente linha flex) provavelmente vai ter que modificar o conector mas resto tudo certo ,a que eu usei foi a do uno 95/96 ( c/ controle de marcha lenta a vacuo) que utiliza 2 destas valvulas proximo ao farol ld direito. att fabricio covre
    Fala cara, beleza?

    Grande conhecedor já é demais. kkkkkkkkkkkk
    Conheço o que a necessidade me obrigou a conhecer. Perguntei sobre a solenoide porque caso alguém venha ficar no prego existe uma solução provisoria ou permanente.
    No meu caso tive problema com bico injetor (pifaram só cinco) aí descobri com um brother que tem oficina que os do vectra serviam. Precisa de uma leve modificação na carcaça do injetor e soldar o conector no chicote.
    Vazão semelhante, resistência aceitável e pressão idêntica. No caso é o 0280150962.
    Ficou normal e o melhor que não modifiquei nada do carro, ou seja quando quiser colocar os originais é só tirar os do vectra e pronto.
    Coisa que eu não vou fazer! kkkkkkkkkk
    Sonhei que estava sonhando, quando acordei estava dormindo!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/08/2014
    Local
    sao ludgero/SC
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Para quem nao conhece...
    passo a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes-bico.jpgpasso a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes-solenoide.jpg
    bico vectra 2.0 valvula solenoide partida a frio,encontrada mercado livre por R$19,00
    Att Fabricio Covre

    Pajero gls b 99 3.0 AT 4p.

  • #12
    Usuário Avatar de jairferreira
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    feira de santana/BA
    Idade
    42
    Posts
    444
    Agradecimentos: 2
    Exatamente!

    No caso do bico injetor, passa no torno mecânico a parte marcada com a seta vermelha e os dois traços e diminui o diâmetro pra caber no tubo ou flauta de combustível.
    Obs.: pra trocar o oringue tem que retirar com cuidado a parte sinalizado pela seta azul, coloca-se o oringue da pajero e depois coloca a parte de volta.
    O oringue superior sinalizado com verde trocasse por dois mais finos, identicos aos da pajero.
    Solda os conectores paralelos aos originais e é só montar.


    passo a passo luz da tracao pajero gls-b automatica e outras solucoes-bico.jpg

    Parece complicado, mas depois que você entende se torna muito fácil. No meu caso achei bico injetor de até R$ 490,00. Enquanto o bico do vectra custa em torno de R$ 100,00.


    Não estou desmerecendo que usa peças originais, a questão é que não estou em condições de gastar muita grana aí tenho de arrumar um jeito de não ficar a pé, porém sem comprometer a integridade da viatura.
    Sonhei que estava sonhando, quando acordei estava dormindo!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cabine de Fibra Pra Minha Band longa. Construção passo a passo.
      Por Arnoldo Junior no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 692
      Última resposta: 08/05/2023, 16:27
    2. SNORKEL FEITO EM CASA COM MENOS DE R$200,00 P CHEROKEE SPORT (passo a passo)
      Por FabricioSoares no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 17
      Última resposta: 19/05/2020, 11:19
    3. Respostas: 14
      Última resposta: 19/09/2016, 09:51
    4. Respostas: 25
      Última resposta: 01/09/2016, 15:03
    5. [Passo-a-Passo]Adaptaçao Cambio Clark 240f - Motor Opala 4cc
      Por Caieta no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 30
      Última resposta: 02/07/2015, 18:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade