x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/12/2019
    Local
    ASSIS/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Question Temperatura ideal da Tr4 2009, consumo, erro PO 480




    Bom dia! Sou novo no fórum. A minha TR4 2009, aut., 4 x 4, está atingindo no máximo a temperatura de 83 graus, quando a ventoinha liga e retorna para 82 graus (app car scanner - elm 327). O ponteiro fica um pouco antes do meio. A temperatura nesse carro é em torno de 90 graus? No meu scanner (app) apareceu um código de erro: PO 480 (parece que tem a ver com a refrigeração). Será que essa temperatura de 82 graus é normal ou está abaixo do ideal? Ouvi dizer que em outros veículos a temperatura ideal é em torno de 90 graus e se andar abaixo disso aumentaria o consumo. Será que se aplica à TR4?

  • #2
    Usuário Avatar de diogofalcomer
    Entrada
    15/09/2017
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    34
    Posts
    292
    Agradecimentos: 24
    A valvula da tr4 abre com 82º mesmo. E o ponteiro fica no meio pra baixo tbm. tudo certinho aí na sua.
    --------------------------------
    Mitsubishi Pajero TR4 06. (Calango)
    Instagram: @diogo_falcomer e @vamosnatrilha

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/12/2019
    Local
    ASSIS/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Obrigado, pela resposta. Fiquei intrigado, em razão do código de erro que apareceu no scanner - PO480. Normalmente o carro funciona a 82 graus, sem atingir 90?

  • #4
    Usuário Avatar de diogofalcomer
    Entrada
    15/09/2017
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    34
    Posts
    292
    Agradecimentos: 24
    Citação Postado originalmente por RAGUDA Ver Post
    Obrigado, pela resposta. Fiquei intrigado, em razão do código de erro que apareceu no scanner - PO480. Normalmente o carro funciona a 82 graus, sem atingir 90?

    Esse código é novo? se vc limpar os erros da central ele aparece novamente?

    Então, a válvula termostática abre aos 82 quando chega em 83 ( até onde achei estas informações, posso estar enganado).
    --------------------------------
    Mitsubishi Pajero TR4 06. (Calango)
    Instagram: @diogo_falcomer e @vamosnatrilha

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/12/2019
    Local
    ASSIS/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    O código de erro P0480 é definido como mau funcionamento do circuito de controle do ventilador de refrigeração 1. Error Code P0480: Cooling Fan Relay 1 Control Circuit - Auto Service Costs . Mas, eu uso dois app de scanner e ele aparece em apenas um. Acho que terei que levar numa oficina para passar o scanner profissional. Fiz um novo teste no carro hoje e percebi que a ventoinha acionou com 98 graus. Ou seja, a válvula abriu com 82 e a ventoinha disparou com 98 graus. Parece que é isso. No dia a dia, andando cerca de 8 kms, o motor não chega a esquentar até 98 graus, em razão do trajeto curto. Parece que está normal então.

  • #6
    Usuário Avatar de AirtonLieuthier
    Entrada
    09/02/2014
    Local
    Praia Grande/SP
    Idade
    51
    Posts
    873
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por RAGUDA Ver Post
    O código de erro P0480 é definido como mau funcionamento do circuito de controle do ventilador de refrigeração 1. Error Code P0480: Cooling Fan Relay 1 Control Circuit - Auto Service Costs . Mas, eu uso dois app de scanner e ele aparece em apenas um. Acho que terei que levar numa oficina para passar o scanner profissional. Fiz um novo teste no carro hoje e percebi que a ventoinha acionou com 98 graus. Ou seja, a válvula abriu com 82 e a ventoinha disparou com 98 graus. Parece que é isso. No dia a dia, andando cerca de 8 kms, o motor não chega a esquentar até 98 graus, em razão do trajeto curto. Parece que está normal então.
    Eu usava na minha TR4 um HUD que mostrava as informações do painel no para brisa.
    A questão da temperatura na minha funcionava assim: qdo atingia 95ºC, a ventoinha acionava e derrubava para 90...a temperatura normal de trabalho no dia a dia era 92ºC.
    ASX AWD 11/12 (Tutuzin)
    Ex - Outlander 10/11 GT 3.0 -
    TUTU (Barão) Branco

    Ex - TR4 06/07 4x4 AT
    Caveirão

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/12/2019
    Local
    ASSIS/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Olá, Airton! Obrigado, pela resposta. Hoje o mecânico constatou que a ventoinha da minha disparou com 101 graus e a temperatura oscilou de 85 a 101. Quando ando pela minha cidade, a temperatura fica sempre no máximo em 83 graus. Os trajetos do dia a dia não são longos, ando em média 5 kms. a 10 kms. Vi que se o veículo trafegar com a temperatura abaixo do ideal (em torno de 90 graus), a injeção eletrônica aumenta a quantidade de combustível injetado no cilindro, para compensar a perda de temperatura. Assim, quando a temperatura cai, o consumo de combustível sobe. Na minha, o consumo na cidade (com álcool e ar ligado) está em torno de 3,5 km/l e na estrada em 5 km/l, a 110 km e ar ligado (álcool). Verifiquei também que ela está com mistura rica de ar/combustível, pois no ajuste de combustível a longo prazo o scanner tem constatado -80, quando o ideal seria em torno de - 10 a +10, segundo andei lendo. Isso significa que está com algum problema de excesso de combustível (injetando muito) ou falta de ar. Isso também está sendo investigado. Vi que essa mistura rica também teria as seguintes causas: Pressão excessiva de combustível devido a falha/entupimento no regulador de pressão; vazamento nos bicos injetores ou bicos com vazão alta demais; filtro de ar sujo; catalizador entupido; falha de leitura nos sensores map, sonda lambda etc ou mistura de combustível com óleo, principalmente por trafegar na temperatura abaixo do ideal. Não sei se algum colega já passou por situação semelhante.

  • #8
    Usuário Avatar de AirtonLieuthier
    Entrada
    09/02/2014
    Local
    Praia Grande/SP
    Idade
    51
    Posts
    873
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por RAGUDA Ver Post
    Olá, Airton! Obrigado, pela resposta. Hoje o mecânico constatou que a ventoinha da minha disparou com 101 graus e a temperatura oscilou de 85 a 101. Quando ando pela minha cidade, a temperatura fica sempre no máximo em 83 graus. Os trajetos do dia a dia não são longos, ando em média 5 kms. a 10 kms. Vi que se o veículo trafegar com a temperatura abaixo do ideal (em torno de 90 graus), a injeção eletrônica aumenta a quantidade de combustível injetado no cilindro, para compensar a perda de temperatura. Assim, quando a temperatura cai, o consumo de combustível sobe. Na minha, o consumo na cidade (com álcool e ar ligado) está em torno de 3,5 km/l e na estrada em 5 km/l, a 110 km e ar ligado (álcool). Verifiquei também que ela está com mistura rica de ar/combustível, pois no ajuste de combustível a longo prazo o scanner tem constatado -80, quando o ideal seria em torno de - 10 a +10, segundo andei lendo. Isso significa que está com algum problema de excesso de combustível (injetando muito) ou falta de ar. Isso também está sendo investigado. Vi que essa mistura rica também teria as seguintes causas: Pressão excessiva de combustível devido a falha/entupimento no regulador de pressão; vazamento nos bicos injetores ou bicos com vazão alta demais; filtro de ar sujo; catalizador entupido; falha de leitura nos sensores map, sonda lambda etc ou mistura de combustível com óleo, principalmente por trafegar na temperatura abaixo do ideal. Não sei se algum colega já passou por situação semelhante.
    eu tive um dos bicos injetores que ficava espirrando maior quantidade...qdo troquei, foram logo os 4 de uma vez.... o carro melhorou muito o comportamento e consumo
    ASX AWD 11/12 (Tutuzin)
    Ex - Outlander 10/11 GT 3.0 -
    TUTU (Barão) Branco

    Ex - TR4 06/07 4x4 AT
    Caveirão

  • #9
    Usuário
    Entrada
    12/12/2019
    Local
    ASSIS/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    O mecânico disse que não tem nada de anormal. Pedi para ele trocar óleo e filtro (já fazia mais de 6 meses da última troca). Ficarei observando a questão da mistura rica, se continuar, verificarei os bicos, como sugerido. Já foi feita a limpeza há poucos meses, mas é interessante checar novamente. Obrigado.

  • #10
    Usuário Avatar de AirtonLieuthier
    Entrada
    09/02/2014
    Local
    Praia Grande/SP
    Idade
    51
    Posts
    873
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por RAGUDA Ver Post
    O mecânico disse que não tem nada de anormal. Pedi para ele trocar óleo e filtro (já fazia mais de 6 meses da última troca). Ficarei observando a questão da mistura rica, se continuar, verificarei os bicos, como sugerido. Já foi feita a limpeza há poucos meses, mas é interessante checar novamente. Obrigado.
    As vezes, só limpar não resolve....os meus bicos foram limpos....mas um deles jogava mais líquido que os demais...só a troca resolveu....
    Quanto ainda a temperatura, a TR4, assim como os Civic's mais antigos e alguns outros carros, usam o reservatório de expansão...qdo esquenta muito, ele vai buscar água lá....
    verifique se está tudo ok...até seria bom também, pra desencargo de consciência, fazer um teste de pressão no sistema....se não cair, há estanqueidade e não há vazamentos...
    Abraços
    ASX AWD 11/12 (Tutuzin)
    Ex - Outlander 10/11 GT 3.0 -
    TUTU (Barão) Branco

    Ex - TR4 06/07 4x4 AT
    Caveirão

  • #11
    Usuário
    Entrada
    12/12/2019
    Local
    ASSIS/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Beleza. Vou dar uma olhada. Vou trocar o sensor de temperatura e a válvula termostática, além da substituição do líquido de arrefecimento. A ventoinha está acionando às vezes com 86 graus e com 101, com veículo parado. Com o veículo andando a temperatura não passa de 84 graus. A mistura rica parece que melhorou um pouco, após a troca de óleo e do filtro e foi vedado um furo que havia no silencioso do escapamento, mas não sei se isso de fato influencia na mistura de ar/combustível.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    11/07/2022
    Local
    -/MG
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RAGUDA Ver Post
    Beleza. Vou dar uma olhada. Vou trocar o sensor de temperatura e a válvula termostática, além da substituição do líquido de arrefecimento. A ventoinha está acionando às vezes com 86 graus e com 101, com veículo parado. Com o veículo andando a temperatura não passa de 84 graus. A mistura rica parece que melhorou um pouco, após a troca de óleo e do filtro e foi vedado um furo que havia no silencioso do escapamento, mas não sei se isso de fato influencia na mistura de ar/combustível.
    Ai, consigiu resolver? Ou to com a problema parecida na minha. As vezes a ventoinha aciona com 87 e fica ligada, as vezes aciona so com 97 e ali para depois de chegar no 90. Eu vou trocar os sensores de temperatura do arrefecimento. E tbm to com a mistura rica.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Qual é a temperatura ideal de saída do ar do intercooler?
      Por José Antônio Lopes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 9
      Última resposta: 23/11/2017, 11:45
    2. Temperatura ideal de trabalho: Como consegui-la?
      Por GLMedina no fórum Land Rover
      Respostas: 21
      Última resposta: 24/07/2013, 16:50
    3. Temperatura ideal - Pajero GLS-B 3.5 V6
      Por joaoluiswf no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 28/06/2011, 15:52
    4. Temperatura ideal do Ford 4.9i
      Por Renato Romera no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 21/09/2009, 21:40
    5. Temperatura ideal motor e como medir
      Por jdutra no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/10/2007, 21:14

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade