
Postado originalmente por
Rafapaj
Bom dia amigão.
Cara, existem informações desencontradas aí:
O problema não é usar a reduzida na curva. Nem a reduzida, nem a curva são os problemas. O problema é que sua L200 não tem diferencial central, possui apenas o diferencial traseiro e o dianteiro, então quando você utiliza o 4x4, a caixa de transferência une, liga, esses dois diferenciais aí como se existisse um único cardã entre esses dois carinhas. E isso não é um problema, mas quando se faz curvas, o diferencial dianteiro tende a girar menos, pois as rodas estercem, quando se está terreno que as rodas podem deslizar (areia, barro, neve, gelo), isso não prejudica em nada o sistema de tração, porém, no asfalto ou em estradas calçadas em que as rodas não deslizam em curvas, o fato de um diferencial girar menos do que o outro pode danificar os componentes de um ou outro diferencial ou ainda da caixa de transferência. Quanto a travar apenas uma roda livre, penso que é besteira, pois a roda ligada não iria tracionar nada, apenas girar solidária ao conjunto, pois, na menor necessidade de uso da tração dianteira, o esforço seria desperdiçado pela roda destravada (roda livre desligada), a menos que você possua bloqueio no diferencial dianteiro, mas aí entra na questão que expliquei acima.
Quanto a usar a reduzida em 4x2, sem travar as rodas livres, não vejo problema não, sem as rodas livres travadas, vais evitar de num deslize das rodas dianteiras quebre algo do conjunto, o que acontece é que o cardã dianteiro gira, o diferencial dianteiro gira os semi-eixos giram, mas como os cubos não estão travados pela roda livre, a força que foi dispendida até aí é desperdiçada, no mais ... tudo certo!!!
Abração guri!!!