x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/11/2019
    Local
    Timóteo/MG
    Idade
    47
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Question L200 - Roda livre manual "4x3"




    Olá, procurei mas não achei, por isso estou postando novo tópico.

    Tenho uma L200 L 2002 roda livre manual.

    Meu mecânico me disse para jamais utilizar a reduzida em curvas, então me veio as seguintes dúvidas:

    1. Posso travar apenas uma roda para poder utilizar a 4x4H ou 4x4L, ficando assim um tração "4x3"? Nesse caso a diferença de rotação em curvas seria extinguida?

    2. Posso utilizar a reduzida sem travar as rodas dianteiras? (RL's em Free).

    Obrigado,

  • #2
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por gilcesaravila Ver Post
    Olá, procurei mas não achei, por isso estou postando novo tópico.

    Tenho uma L200 L 2002 roda livre manual.

    Meu mecânico me disse para jamais utilizar a reduzida em curvas, então me veio as seguintes dúvidas:

    1. Posso travar apenas uma roda para poder utilizar a 4x4H ou 4x4L, ficando assim um tração "4x3"? Nesse caso a diferença de rotação em curvas seria extinguida?

    2. Posso utilizar a reduzida sem travar as rodas dianteiras? (RL's em Free).

    Obrigado,


    Bom dia amigão.

    Cara, existem informações desencontradas aí:

    O problema não é usar a reduzida na curva. O fato é que sua L200 não tem diferencial central, possui apenas o diferencial traseiro e o dianteiro, então quando você utiliza o 4x4, a caixa de transferência une, liga, esses dois diferenciais aí como se existisse um único cardã entre esses dois carinhas. E isso não é um problema, mas quando se faz curvas, o diferencial dianteiro tende a girar menos, pois as rodas estercem e cada roda percorre uma distancia diferente e sempre uma é mais curta que outra. Essa pequena diferença entre uma roda e outra é corrigida pelo diferencial dianteiro, mas a diferença de distância percorrida entre o diferencial traseiro e dianteiro só pode ser corrigida por um diferencial central, que sua L200 não possui. Quando se está em terreno que as rodas podem deslizar (areia, barro, neve, gelo), essa diferença é corrigida com pequenas deslizadas de cada roda no próprio terreno e assim isso não prejudica o sistema de tração, porém, no asfalto ou em estradas calçadas em que as rodas não deslizam nas curvas, o fato de um diferencial girar menos do que o outro pode danificar os componentes de um ou outro diferencial ou ainda da caixa de transferência. Quanto a travar apenas uma roda livre, penso que é besteira, pois a roda ligada não irá tracionar nada, apenas girar solidária ao conjunto, pois, na menor necessidade de uso da tração dianteira, o esforço seria desperdiçado pela roda destravada (roda livre desligada), a menos que você possua bloqueio no diferencial dianteiro, mas aí é quase a mesma coisa de estar com as rodas livres travadas.

    Quanto a usar a reduzida em 4x2, sem travar as rodas livres, não vejo problema não, sem as rodas livres travadas, vais evitar de numa diferença de percurso entre os diferenciais quebre algo do conjunto. O que acontece é que o cardã dianteiro gira, o diferencial dianteiro gira os semi-eixos giram, mas como os cubos não estão travados pela roda livre, a força que foi dispendida até aí é desperdiçada, no mais ... tudo certo!!!

    Abração guri!!!
    PAJERO GLS-B (Grande Lenta Suja - Barulhenta) 10L 2.8TD 99/00

  • #3
    Usuário
    Entrada
    21/11/2019
    Local
    Timóteo/MG
    Idade
    47
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rafapaj Ver Post
    Bom dia amigão.

    Cara, existem informações desencontradas aí:

    O problema não é usar a reduzida na curva. Nem a reduzida, nem a curva são os problemas. O problema é que sua L200 não tem diferencial central, possui apenas o diferencial traseiro e o dianteiro, então quando você utiliza o 4x4, a caixa de transferência une, liga, esses dois diferenciais aí como se existisse um único cardã entre esses dois carinhas. E isso não é um problema, mas quando se faz curvas, o diferencial dianteiro tende a girar menos, pois as rodas estercem, quando se está terreno que as rodas podem deslizar (areia, barro, neve, gelo), isso não prejudica em nada o sistema de tração, porém, no asfalto ou em estradas calçadas em que as rodas não deslizam em curvas, o fato de um diferencial girar menos do que o outro pode danificar os componentes de um ou outro diferencial ou ainda da caixa de transferência. Quanto a travar apenas uma roda livre, penso que é besteira, pois a roda ligada não iria tracionar nada, apenas girar solidária ao conjunto, pois, na menor necessidade de uso da tração dianteira, o esforço seria desperdiçado pela roda destravada (roda livre desligada), a menos que você possua bloqueio no diferencial dianteiro, mas aí entra na questão que expliquei acima.

    Quanto a usar a reduzida em 4x2, sem travar as rodas livres, não vejo problema não, sem as rodas livres travadas, vais evitar de num deslize das rodas dianteiras quebre algo do conjunto, o que acontece é que o cardã dianteiro gira, o diferencial dianteiro gira os semi-eixos giram, mas como os cubos não estão travados pela roda livre, a força que foi dispendida até aí é desperdiçada, no mais ... tudo certo!!!

    Abração guri!!!
    Bom dia Rafapaj, exelente explicação.

    Andei estudando um pouco aqui, e o que confirma sua explicação, é que o diferencial traciona o lado com menor resistência, logo iria tracionar apenas o lado destravado (menor resistência) uma vez que esse modelo não tem LSD e nem bloqueio do diferencial como você observou.

    Muito obrigado!

  • #4
    Usuário Avatar de Rafapaj
    Entrada
    03/05/2019
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Idade
    43
    Posts
    107
    Agradecimentos: 4
    Exatamente isso !!!
    Disponha cara.
    Até!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo / troco - kit bl 3" e roda livre manual avm usados p/ nissan frontier e x-terra
      Por RONIE_VALIM no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 12
      Última resposta: 16/11/2009, 23:45
    2. Respostas: 9
      Última resposta: 22/09/2008, 15:47
    3. roda livre L200 - manual p automatica
      Por gilsonm012 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 19/06/2008, 23:18
    4. L200 - Roda livre Manual X pino trava porca do cubo
      Por Daniel Castanho no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 27/12/2005, 15:42

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade