Outro dia a luz da ignição do painel acendeu repentinamente, passei em uma oficina e após o mecanico passar o scaner o defeito apresentado foi sonda lambda banco 1 e banco 2, como estava com o combustivel na reserva suspeitei do combustivel, o mecanico apagou a falha e fui a um posto perto e abasteci com etanol e o defeito não mais apresentou, de fato deve ter sido combustível de ma qualidade no tanque.
Por curiosidade pesquisei na net o assunto, observei que existe na maioria dos tópcos sondas antes e pos catalizador, verificando no meu carro como se trata de um motor 6 cilindros em V, pude constatar a existencia de duas sondas antes dos catalizadores de ambos os lados do motor, porém não localizei as sondas pós catalizador, ou seja, existe o local para instalação que esta bujonado ou tamponado posteriormente aos catalizadores.
O que me deixa intrigado é a inexistência de cabeamento ou chicote para ligação destas sondas caso as mesmas tenham sido retiradas.
minha pergunta: esta configuração esta correta?
Realmente a pajero não tem sondas pos catalizador?
Agradeço a ajuda
OBS: Meu carro funciona normal, somente aquele velho defeito de todas, RUIN DE PEGAR NA PARTIDA.
Na minha também não existe a sonda. Tem uma rosca com um bujão logo após o catalizador.
A minha às vezes parece que vai demorar um pouco mais para dar a partida, mas percebi que pisando no acelerador durante o arranque (coisa que não fazia mais desde a época dos carros carburados), facilita a partida.
Boa noite:
Obrigado pelo retorno, agora quanto a partida ja fiz de tudo e mais um pouco, não consigo melhorar, negocio é vender o carro ou acostumar com isso.
Outro dia vi um vídeo onde o proprietário melhorava o problema de consumo trocando duas destas sondas... Não sabia que tinha relação com a partida do carro..
Li em outros tópicos que a troca das buchas do motor de arranque é a substituição da bateria de 75a por uma de 90a resolvem este problema de partida..
Abraço
Olá pessoal! alguém saberia me dizer qual sonda de oxigênio são compatíveis com do meu carro, da marca Denso, códigos 234000 3784,3774 (ambas pré catalisador) e 2434000 3764 e 3754 ( ambas pós catalizador)? estou com muita dificuldade de achá-las para o meu carro, para motor a diesel e a versão 3.5 é mais fácil de encontrar. será que alguém já passou por isso e conseguiu substituir por outra marca ? poderiam me ajudar?