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  • #1
    Usuário Avatar de rodrigogalli
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    Pajero Dakar V6 - Regular consumo apenas para gasolina?




    Pessoal, boa tarde!!

    Alguém já ouviu falar ou fez alguma alteração no sistema de combustível para consumir apenas 1 tipo de combustível? Funciona?

    Um amigo meu fez no carro flex dele para rodar apenas com álcool e falou que melhorou bastante o consumo.

    vlwwwwwwww
    * Troller T4 3.2 TGV
    ex Pajero Dakar V(6) / ex Frontier ATTACK

  • #2
    Usuário Avatar de djalmab
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    Isso provavelmente tera de ser em alguma oficina de preparacao. Pode ate ser mas ira mexer com a Central eletronica, perdendo garantia etc.... Se tivesse de colocar com um unico combustivel colocaria com Gasolina pois esta cada vez menos economico usar alcool ( a nao ser em SP ) e cada vez mais raro...... Normalmente para usar somente alcool so em carros de corrida.

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    O consumo mais elevado dos motores flex não se deve à programação da central, pois ao detectar o combustível através da sonda lambda e do sensor de detonação, ela escolhe a programação (mapa de injeção) de melhor rendimento (consumo x emissões) de acordo com o que tem no tanque (gasolina, alcool ou mistura).
    O motor flex consome mais do que o monocombustível devido à taxa de compressão. Se para determinado motor com gasolina a taxa ideal for 9:1 e com álcool 13:1, o projetista do motor flex terá que adotar uma taxa intermediária, por exemplo 11:1, que não é boa nem para álcool e nem para gasolina, mas funciona meia-boca nos dois combustíveis.

    Para que um carro flex tenha o mesmo consumo da versão monocombustível, é preciso alterar a taxa de compressão, trocando pistões (mais altos=alcool; mais baixos=gasolina) ou alterando espessura da junta do cabeçote (mais grossa = gasolina), ou rebaixando o cabeçote se for ficar só no álcool.

    Apesar de tudo isso, existem gambiarras que podem ser feitas na central para economizar, mais isso implica em risco para a vida útil do motor, pois a única coisa que pode ser feita é o empobrecimento da mistura, fazendo com que o motor trabalhe em temperaturas bem mais elevadas.
    Um exemplo disso é a cagada que a Honda fez na moto XRE300. Programou a injeção para trabalhar com mistura pobre e ficar econômica, mas criou um problema crônico de trinca no cabeçote devido à alta temperatura da câmara de combustão.

    No caso da Dakar V6, é preciso verificar qual foi a modificação que a Souza Ramos fez no motor 6G74 para transformá-lo em flex.
    Se tiver mudado para pistões mais altos, basta trocá-los pelos pistões da Pajero Sport fabricada até 2008 (mod. 2009)
    Se tiver rebaixado o cabeçote... aí ferrou. Comprar 2 cabeçotes novos da 2008 vai sair mais caro do que a economia.
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de rodrigogalli
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O consumo mais elevado dos motores flex não se deve à programação da central, pois ao detectar o combustível através da sonda lambda e do sensor de detonação, ela escolhe a programação (mapa de injeção) de melhor rendimento (consumo x emissões) de acordo com o que tem no tanque (gasolina, alcool ou mistura).
    O motor flex consome mais do que o monocombustível devido à taxa de compressão. Se para determinado motor com gasolina a taxa ideal for 9:1 e com álcool 13:1, o projetista do motor flex terá que adotar uma taxa intermediária, por exemplo 11:1, que não é boa nem para álcool e nem para gasolina, mas funciona meia-boca nos dois combustíveis.

    Para que um carro flex tenha o mesmo consumo da versão monocombustível, é preciso alterar a taxa de compressão, trocando pistões (mais altos=alcool; mais baixos=gasolina) ou alterando espessura da junta do cabeçote (mais grossa = gasolina), ou rebaixando o cabeçote se for ficar só no álcool.

    Apesar de tudo isso, existem gambiarras que podem ser feitas na central para economizar, mais isso implica em risco para a vida útil do motor, pois a única coisa que pode ser feita é o empobrecimento da mistura, fazendo com que o motor trabalhe em temperaturas bem mais elevadas.
    Um exemplo disso é a cagada que a Honda fez na moto XRE300. Programou a injeção para trabalhar com mistura pobre e ficar econômica, mas criou um problema crônico de trinca no cabeçote devido à alta temperatura da câmara de combustão.

    No caso da Dakar V6, é preciso verificar qual foi a modificação que a Souza Ramos fez no motor 6G74 para transformá-lo em flex.
    Se tiver mudado para pistões mais altos, basta trocá-los pelos pistões da Pajero Sport fabricada até 2008 (mod. 2009)
    Se tiver rebaixado o cabeçote... aí ferrou. Comprar 2 cabeçotes novos da 2008 vai sair mais caro do que a economia.
    Cara, obrigado por tirar minha dúvida! Achava que era algo sobre programação e tal. Me falaram sobre a taxa, mas n pensei no pistão!!

    Ou seja, vamos abandonar a ideia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    * Troller T4 3.2 TGV
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por rodrigogalli Ver Post
    Cara, obrigado por tirar minha dúvida! Achava que era algo sobre programação e tal. Me falaram sobre a taxa, mas n pensei no pistão!!

    Ou seja, vamos abandonar a ideia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Sábia decisão!
    Você tem uma viatura fabulosa.
    Independentemente de ser flex ou somente gasolina, saiba que na cidade ela fará os tradicionais 5,0 Km/l e, 7,5 a 8 Km/l na estrada.
    Não tem mágica.
    É o padrão dos seis cilindros.
    Vários modelos têm esse histórico por aqui.
    Não fique esquentando a cabeça.

  • #6
    Usuário Avatar de rodrigogalli
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Sábia decisão!
    Você tem uma viatura fabulosa.
    Independentemente de ser flex ou somente gasolina, saiba que na cidade ela fará os tradicionais 5,0 Km/l e, 7,5 a 8 Km/l na estrada.
    Não tem mágica.
    É o padrão dos seis cilindros.
    Vários modelos têm esse histórico por aqui.
    Não fique esquentando a cabeça.

    A minha fez 3,5 km/l agora na primeira semana. Tudo bem que eu to pisando, pq primeira semana de V6zona n dá pra ficar sem escutar o som lindo da aceleração dela...
    Vendo pelo lado que minha Frontier fazia 7,5...8 no diesel, a diferença com os valores aqui de Ribeirão de km rodado é de 0,26 reais por km....

    Portanto, eu rodo uns 1.000 km por mês em média, gasto 260 pau a mais e vamos ser felizes kkkkkkkkkkk
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por rodrigogalli Ver Post
    A minha fez 3,5 km/l agora na primeira semana. Tudo bem que eu to pisando, pq primeira semana de V6zona n dá pra ficar sem escutar o som lindo da aceleração dela...
    Vendo pelo lado que minha Frontier fazia 7,5...8 no diesel, a diferença com os valores aqui de Ribeirão de km rodado é de 0,26 reais por km....

    Portanto, eu rodo uns 1.000 km por mês em média, gasto 260 pau a mais e vamos ser felizes kkkkkkkkkkk
    Já tive Cherokee Sport, 4.0, seis cilindros em linha.
    Realmente, o ronco dessas viaturas nos deixam empolgados.
    Aproveite!

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O consumo mais elevado dos motores flex não se deve à programação da central, pois ao detectar o combustível através da sonda lambda e do sensor de detonação, ela escolhe a programação (mapa de injeção) de melhor rendimento (consumo x emissões) de acordo com o que tem no tanque (gasolina, alcool ou mistura).
    O motor flex consome mais do que o monocombustível devido à taxa de compressão. Se para determinado motor com gasolina a taxa ideal for 9:1 e com álcool 13:1, o projetista do motor flex terá que adotar uma taxa intermediária, por exemplo 11:1, que não é boa nem para álcool e nem para gasolina, mas funciona meia-boca nos dois combustíveis.

    Para que um carro flex tenha o mesmo consumo da versão monocombustível, é preciso alterar a taxa de compressão, trocando pistões (mais altos=alcool; mais baixos=gasolina) ou alterando espessura da junta do cabeçote (mais grossa = gasolina), ou rebaixando o cabeçote se for ficar só no álcool.

    Apesar de tudo isso, existem gambiarras que podem ser feitas na central para economizar, mais isso implica em risco para a vida útil do motor, pois a única coisa que pode ser feita é o empobrecimento da mistura, fazendo com que o motor trabalhe em temperaturas bem mais elevadas.
    Um exemplo disso é a cagada que a Honda fez na moto XRE300. Programou a injeção para trabalhar com mistura pobre e ficar econômica, mas criou um problema crônico de trinca no cabeçote devido à alta temperatura da câmara de combustão.

    No caso da Dakar V6, é preciso verificar qual foi a modificação que a Souza Ramos fez no motor 6G74 para transformá-lo em flex.
    Se tiver mudado para pistões mais altos, basta trocá-los pelos pistões da Pajero Sport fabricada até 2008 (mod. 2009)
    Se tiver rebaixado o cabeçote... aí ferrou. Comprar 2 cabeçotes novos da 2008 vai sair mais caro do que a economia.
    Parabéns pela explicação.

    Será que o ideal para esses carros flex seria utilizar uma mistura de alcool e gasolina?

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Na prática isso já acontece, porque a gasolina já vem com uma mistura de 27% de alcool.
    Cada modelo de motor se comporta de uma forma diferente, conforme a decisão do projetista sobre a taxa de compressão.
    É por isso que alguns modelos parecem ser melhores no álcool e outros na gasolina.
    Os motores Mit parecem terem sido projetados para andar no álcool, porque quando abastece com gasolina o consumo muda muito pouco. Ao menos, as duas Pajero flex que tive (TR4 e Sport) se comportaram dessa forma.
    Para saber se existe uma mistura ideal, teria que fazer diversos testes práticos de consumo e comportamento do motor (desempenho, temperatura, ruído...) e isso é viável somente para quem usa diariamente o carro em longos percursos, o que não é o meu caso. Vou para o trabalho de moto e a V6 só anda nos finais de semana.


    Citação Postado originalmente por Abarrocas Ver Post
    Parabéns pela explicação.

    Será que o ideal para esses carros flex seria utilizar uma mistura de alcool e gasolina?

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