x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Luís Eduardo Magalhães/BA
    Posts
    1
    Agradecimentos: 4

    Pajero Full - Freio perdendo pressão.




    Olá!

    Tenho uma Full HPE - 3.2 Diesel. Ano 2005. Veículo FANTÁSTICO. Mas qdo dá problema...putzzz, o bolso sofre!

    { Este é um relato para quem está com problemas no freio da Pajero Full, e já constatou que vai gastar mais de R$ 13.000,00 pra arrumar na concessionária }

    Resolvi o problema com apenas R$ 67,00.

    Vou descrever abaixo como descobri o que fazer; pois acredito que compartilhar essa solução é um caminho para conseguirmos "hackear" o sistema, e as vezes; até sair da MATRIX. Gostaria de ter lido um post assim no momento que me deparei com o problema, pois fiquei mais de 2 meses com o veículo parado na garagem até conseguir resolver.

    Recentemente comecei a sentir que o freio estava perdendo pressão, eu pisava e as vezes ela não freiava direito; eu tinha que bombear umas 2 ou 3 vezes. E acontecia até de o pedal ir até o fundo e ela não parar. Estes sintomas começaram sutis e em num perído de 3 meses eu estava praticamente sem poder rodar com o veículo pois ficou perigoso d+. Não acendia luz alguma no painel, nem aviso sonoro. Nada. Também não era problema com o acumulador de pressão; ele estava funcionando corretamente.

    Bom; é claro que como todos, fui na autorizada, depois em oficinas paralelas; pesquisei muito sobre o que era e a constatação foi o que já era certo. Minha "Bala de Prata" estava com problemas no tal do CILINDRO MESTRE DO FREIO.

    O problema é que nesse veículo, a concessionária não troca só o "cilindro mestre", nem o reparo. Eles trocam o módulo todo; ou seja...o CILINDRO MESTRES + O ABS + ACUMULADOR DE PRESSÃO (que faz o papel do HidroVáculo). E isso custo em torno de uns R$ 13.800,00 (Data atualizada do orçamento 20.05.2018).

    O conjunto é essa aí da imagem:


    -hbb1.jpg-hbb2.jpg



    Ok, vamos ao mercado paralelo então; pois o custo da concessionária é quase 20% do valor de mercado do veículo, e esse custo não vai rolar. Com R$ 13.800,00 eu preferiria comprar um Uno Mille e desmontar a Pajero inteirinha pra vender as peças no mercado livre.

    O custo no mercado paralelo (Ferro Velho, Desmanche, lojas de peças usadas, ebay, e até com um Severino aqui da região); era de aproximadamente R$ 4.000,00. Bom, aí já estava mais acessivel. Mas não teria garantia nenhuma que a peça ia funcionar como nova, pois eu compraria uma peça usada.

    Então, na Internet; consegui somente o Cilindro Mestre (o que é raro encontrar) pra comprar pelo Mercado Livre, mas dei azar pois o sujeito já tinha vendido a semanas atŕas e tinha esquecido de tirar o anúncio.

    Tinha voltado ao início da busca por peças de reposição...estava procurando no ebay, e em sistes internacionais de peças sobressalentes. Fora do Brasil, a PAJERO se chama MONTERO e no Japão, tem o nome de SHOGUM.

    Bom, num site de um revendedor especilizado em PAJERO no Rio Grande do Sul, tinha como comprar apenas o REPARO DO C.M. Mas custava em torno de R$ 1.350,00 e levaria uns 60 dias pra me entregar pois viria do Japão.

    Achei que ia demorar d+, que o custo era muito alto em relação aos KITś de Reparo de Cilindro mestre de outros veículos e fiquei frustrado. Na minha cabeça, um usuário não deveria ficar assim tão "refém" do sistema.

    Comecei então a estudar como funcionava essa desgraça do Cilindro Mestre. Não sou da area de mecanica e tão pouco tinha desmontado alguma vez uma peça parecida.

    Consegui alguns diagramas na internet que me mostravam como funcionava, vi um post aqui mesmo no 4x4Brasil de como retirar o conjunto do veículo e aí tomei coragem de meti a mão na graxa. (que que é um peido pra quem já tá todo cagado, né?).

    Após desmontar tudo com bastante cuidado e separar as os módulos, sobrou na mesa apenas o tal do CM.

    -img_3428.jpg-img_3431.jpg

    Era hora de abri-lo pra ver o que estava dando errado.

    Aí tive dificuldades pra retirar o reparo. Não sabia como desmontar. Tinha medo de estragar algo. Encontrei um documento na Internet que parece ser fornecido pela MIT, e explicava como diagnosticar defeitos da parte do freio e como solucionar a maioria deles. Dentro do documento, tem alguns diagramas físicos e lógicos do sistema de freio que é conhecido nele como HBB - Hard Break Booster.

    Segue link do documento:

    http://faq.out-club.ru/download/paje...003200-35A.pdf

    ou

    http://manual.pajero4x4.ru/?wpfb_dl=8286

    E se por acaso os links estiverem quebrados, porcure no Google por:

    BASIC BRAKE SYSTEM 35a pajero montero

    foi assim que encontrei o manual.

    Bom, enfim consegui tirar o pistão que ficava dentro desta peça (CM). E depois de lavar tudo com agua no tanque e fazer uma análise cuidadosa (com minha enorme experiência nesse tipo de mecanismo,rsss) percebi que a BORRACHINHA que é responsável por segurar/empurrar o fluído pra dar pressão estava rasgada na sua borda. Um rasgadinho de uns 3 ou 4 milimetros. (infelizmente não tenho a foto da borrachinha rasgada, pra postar).

    Vou colocar foto da peça original que consegui num site:

    -mr527887.jpg

    Fui em várias lojas, perguntando se tinha. Procurei na internet, por tudo que pode imaginar; mas só encontrava isso pra comprar em sites RUSSOs ou AUSTRALIANOS (não sei porque).

    Uma dica: Não use borracha de sistemas hidráulicos, pois o material se deteriora facilmente com o fluido de freio.

    Aí, depois de mais uma semana e pouco me batendo. Desisti de procurar e ia mesmo encomendar na Australia. Só que percebi que nas especificaçẽos do modelo do reparo pra vender no site, dizia que a sua medida era de 22.23mm para aquele modelo de Pajero. Então comecei a procurar por veículos que tinham cilindro mestre com dimensões similares, para poder comprar a peça aqui no Brasil e quem sabe adapatar; já que a peça original custava em torno de 90,00 dólares; levaria quase 2 meses pra chegar e eu nem tinha certeza se iria funcionar.

    Bom, descobri que a L200, a Hilux e até Gol usam o reparo do cilindro mestre com medida 7/8". (não são todos os modelos, mas alguns anos tem).

    Em resumo, como não encontrei nem da L200 e nem da Hilux pra comprar aqui na cidade; acabei colocando uma borrachinha de reparo do GOL (Aquele GOL BOLA, tão famoso do passado).

    A borrachinha me custou 17 pila (isso mesmo R$ 17,00). Comprei usado numa mecanica que tinha ela lá jogada na bancada. E paguei R$ 50,00 pro torneiro mecanico dar uma ajustada no pistão para que ela encaixasse em problemas, pois o diametro interno era um pouco diferente da original e ele teve que fazer uma luvinha pra ficar bem ajustada.

    Segue foto do pistão com a "borrachinha" adaptada.

    -img_3461.jpg-img_3460.jpg

    Montei tudo, com muito cuidado. Segui as instrução do manual 35A no que diz respeito a reativar o sistema.

    Custei um pouco pra sangrar os freios, e ajustar o acumulador de pressão pois tem que fazer o processo com calma e cuidado.

    obs.: O acumulador de pressão é a parte mais critica, pois o motor elétrico dele fica trabalhando meio que direto, qdo vc remonta. Então tem que ficar sangrando, ligando, desligando, pisando no freio até conseguir fazer ele calibrar. (É só seguir o manual 35A).

    Mas no final deu tudo certo.

    Pra não dizer que ficou em estado de novo; o freio ficou um pouco mais pesado (duro) na hora de frear; nada que atrapalhe a condução, só ficou um pouco mais pesado. Tem que fazer algum ajuste. Mas como eu vou encomendar a borrachinha original e esperar ela chegar e depois trocar tudo; não vou nem mexer nisso agora.

    Caso se perguntem sobre o ABS e controle de estabilidade. Tudo 100%. Na verdade, a impressão que tenho é que o ABS funciona melhor agora do que funcionava antes. Não sei, talvez seja só impressão.

    Bom, é isso. Espero que este relato ajude aos Irmãos de Armas que estão passando por dificuldades parecidas.

    Já estou rodando com a minha querida Full a umas 2 semanas, quase todos os dias. Devo ter feito mais de 1000 km já, e tá tudo certo! Se pisar no freio, ela ancora no chão sem o menor remorso.

    Como disse, não sou da área. Não entendo muito de sistemas mecânicos. Só que não me rendi aos critérios do sistema, e encontrei um caminho alternativo para a auto-suficiencia; pelo menos nesse caso.

    É um prazer poder dividir esse conhecimento.

    Sucesso a todos.
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Grande pesquisa e excelente resultado, Rainoldo.
    Parabéns!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Show de bola !
    Meus parabéns e obrigado por compartilhar.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #4
    Usuário
    Entrada
    01/07/2019
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    52
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Bom trabalho! Temos duas Pajero Full 3.8 aqui na frota da PF. Uma delas apresentou um barulho que parece se originar no acumulador de pressão e reflete no pedal de freios. Como se um dispositivo elétrico não conseguisse dar partida e ficasse reiniciando o tempo todo. Depois de alguns minutos, o barulho cessou. Usei o carro algumas vezes sem problema. Essa semana o barulho reapareceu e logo em seguida sumiu de novo. Estou querendo levar à Autorizada para diagnóstico mas estou hesitando, imaginando a "facada" que devo levar. Rsrs.
    Baixei o manual que você indicou e me serviu também para recusar um orçamento da Autorizada que pedia a troca das pastilhas de freio...
    Forte abraço!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/09/2015
    Local
    itapipoca/CE
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    pajero full 2008 3,2 fazendo barulho no cilimdro mestre

    Citação Postado originalmente por APF_Lima Ver Post
    Bom trabalho! Temos duas Pajero Full 3.8 aqui na frota da PF. Uma delas apresentou um barulho que parece se originar no acumulador de pressão e reflete no pedal de freios. Como se um dispositivo elétrico não conseguisse dar partida e ficasse reiniciando o tempo todo. Depois de alguns minutos, o barulho cessou. Usei o carro algumas vezes sem problema. Essa semana o barulho reapareceu e logo em seguida sumiu de novo. Estou querendo levar à Autorizada para diagnóstico mas estou hesitando, imaginando a "facada" que devo levar. Rsrs.
    Baixei o manual que você indicou e me serviu também para recusar um orçamento da Autorizada que pedia a troca das pastilhas de freio...
    Forte abraço!
    boa tarde amigo , estou com um problema igual a esse seu. pois fica um barulho de lata ali por perto do cilindro mestre e vibra no pedal e a luzes acenderam no painel (ABS, controle de veloc. e de freio) fora um sinal sonoro q fica sem parar , caso vc tenha resolvido o seu problema e puder mim ajudar agradeço muito .

  • #6
    Usuário
    Entrada
    06/07/2020
    Local
    NIterói/RJ
    Idade
    35
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa noite.

    Excelente relato.

    Estou com o mesmo problema com minha Pajero Full 2006.

    Após troca de óleo de todo o sistema de freios, o ABS começou apitar, acendendo diversas luzes no painel.

    Desmontei o módulo ABS, só que o meu não está com a borracha furada, ela está deformada (oval), causando assim a perda de pressão.

    Você saberia dizer com a faixa de ano do Gol que possui o mesmo reparo?

    Agradeço.

    Abrs.
    Ramenn

  • #7
    Usuário
    Entrada
    03/09/2007
    Idade
    46
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Amigo, tens o site de onde compraste ??

    Agradecido !

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/11/2021
    Local
    foz do iguacu/PR
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Também gostaria de saber qual CM do gol que usou, estou com esse defeito também

  • #9
    Usuário
    Entrada
    06/04/2021
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    61
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Unhappy Preciso de ajuda..URGENTE!!! Pajero Full GLS 3.2 2008

    Tenho uma Pajero Full GLS 3.2 2008 V98W. Ela está apresentando perda de pressão no freio (somente em baixa velocidade). Mecânicos avaliaram ser a Central(módulo) ABS. Amanhã o mecânico vai desmontar para termos certeza. Já estou procurando o Kit do Cilindro Mestre para efetuar a troca, esperando que não seja o módulo ABS. Fiz várias pesquisas em sites do Brasil e outros paízes e não encontro a peça, pois os números e letras do modelo que passo não existe. Encontro vários modelos menos a minha. Alguém teria como ajudar? Preciso do carro urgente.

    Desde já agradeço.





    Pajero Full GLS 3.2 DI-D 2008 V98W

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por José Luiz Torres Ver Post
    Tenho uma Pajero Full GLS 3.2 2008 V98W. Ela está apresentando perda de pressão no freio (somente em baixa velocidade). Mecânicos avaliaram ser a Central(módulo) ABS. Amanhã o mecânico vai desmontar para termos certeza. Já estou procurando o Kit do Cilindro Mestre para efetuar a troca, esperando que não seja o módulo ABS. Fiz várias pesquisas em sites do Brasil e outros paízes e não encontro a peça, pois os números e letras do modelo que passo não existe. Encontro vários modelos menos a minha. Alguém teria como ajudar? Preciso do carro urgente.
    Desde já agradeço.
    Pajero Full GLS 3.2 DI-D 2008 V98W
    O ABS tem luz de advertência no painel.
    Qualquer problema que apareça no sistema, ele se desabilitará e acenderá a luz de anomalia.
    Se não acendeu, deve ser outro problema, mesmo que no freio.
    Investigue mais.
    E boa sorte!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    31/08/2013
    Local
    JOÃO PESSOA/PB
    Idade
    53
    Posts
    200
    Agradecimentos: 4
    Boa tarde, Rainoldo! Obrigado pela postagem, é uma luz para quem está nessa situação! Você falou que está esperando a peça original, onde você comprou esse reparo do cilindro?

    Citação Postado originalmente por Rainoldo Ver Post
    Olá!

    Tenho uma Full HPE - 3.2 Diesel. Ano 2005. Veículo FANTÁSTICO. Mas qdo dá problema...putzzz, o bolso sofre!

    { Este é um relato para quem está com problemas no freio da Pajero Full, e já constatou que vai gastar mais de R$ 13.000,00 pra arrumar na concessionária }

    Resolvi o problema com apenas R$ 67,00.

    Vou descrever abaixo como descobri o que fazer; pois acredito que compartilhar essa solução é um caminho para conseguirmos "hackear" o sistema, e as vezes; até sair da MATRIX. Gostaria de ter lido um post assim no momento que me deparei com o problema, pois fiquei mais de 2 meses com o veículo parado na garagem até conseguir resolver.
    ...

    É um prazer poder dividir esse conhecimento.

    Sucesso a todos.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.18
    Pajero Full 2011 3.2 5P

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Freio S10 baixando pedal e perdendo pressão.
      Por mazevedo no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 65
      Última resposta: 20/07/2022, 23:53
    2. Freio da SW4 perdendo pressão
      Por talha-mar no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 24/08/2019, 20:15
    3. Respostas: 3
      Última resposta: 04/06/2018, 19:55
    4. Freio Pathfinder LE 2006 perdendo pressão
      Por carlosoliveirabb no fórum Nissan
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/02/2014, 22:33
    5. Freio perdendo pressão.
      Por alexfadul no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 08/08/2010, 20:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade