x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1

    Super select vs Easy select




    Minha gente, estava eu um dia desses convencendo um amigo meu a comprar um TR4 e ele me perguntou qual era a diferença entre os sistemas de tração Super select e o Easy select. E eu não seiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Alguma boa alma poderia me dizer qual é a diferença técnica e prática entre eles? Valeu!

  • #2
    Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    53
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    O Super select permite que voce use o 4x4 Full time, ou seja até no asfalto.. Os demais são part time, isto é, somente em pisos realmente escorregadios. O 4x4 full time é obviamente mais avançado e mais caro do que o outro.. as Pajeros GLS e a TR4 tem o full time, as GLX, L200, etc se nao me engano tem o part time..

  • #3
    Usuário
    Entrada
    15/06/2008
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    177
    Agradecimentos: 0
    Easy select (L200 outdoor,Triton, Pajero Sport)- Há tres opcoes de tracao : 2H ,4H, 4L.

    Super select (Pajero TR4, Pajero Dakar, Pajero Full) - Há quatro opcoes de tracao: 2H, 4H, 4HLc, 4LLc. Isso poque aqui existe um diferencial central de acoplamento viscoso que permite que o torque seja distribuído de modo variável entre os eixos (por exemplo 33% dianteiro/ 67% traseiro, 45% dianteiro/55% traseiro) o que é necessario para uso em asfalto pois quando se faz uma curva as 4 rodas giram em velocidades diferentes. Sem ele o torque fica distribuido de modo igual entre os dois eixos (50% dianteiro/50% traseiro), que é o que ocorre ao se bloquear o diferencial central (4HLc, "Lc'' significa locked central, ou seja diferencial central bloqueado). Assim esse sistema te permite o uso ''on road" da tracao , em uma situacao de baixa aderencia, como asfalto molhado, conferindo maior seguranca na conducao.
    Já no sistema Easy select , quando voce traciona o carro , sempre o torque estara igualmente distribuido entre os eixos (50%/50%), seja em 4H (tracao nas 4 rodas integral) ou 4L (tracao nas 4 rodas em reduzida) e o uso nessas condicoes em asfalto pode causar danos ao sistema, pela razao que já comentei acima.

  • #4
    Usuário Avatar de antoniogeo
    Entrada
    01/03/2010
    Local
    Beozonte/MG
    Idade
    51
    Posts
    345
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por drbart Ver Post
    Easy select (L200 outdoor,Triton, Pajero Sport)- Há tres opcoes de tracao : 2H ,4H, 4L.

    Super select (Pajero TR4, Pajero Dakar, Pajero Full) - Há quatro opcoes de tracao: 2H, 4H, 4HLc, 4LLc. Isso poque aqui existe um diferencial central de acoplamento viscoso que permite que o torque seja distribuído de modo variável entre os eixos (por exemplo 33% dianteiro/ 67% traseiro, 45% dianteiro/55% traseiro) o que é necessario para uso em asfalto pois quando se faz uma curva as 4 rodas giram em velocidades diferentes. Sem ele o torque fica distribuido de modo igual entre os dois eixos (50% dianteiro/50% traseiro), que é o que ocorre ao se bloquear o diferencial central (4HLc, "Lc'' significa locked central, ou seja diferencial central bloqueado). Assim esse sistema te permite o uso ''on road" da tracao , em uma situacao de baixa aderencia, como asfalto molhado, conferindo maior seguranca na conducao.
    Já no sistema Easy select , quando voce traciona o carro , sempre o torque estara igualmente distribuido entre os eixos (50%/50%), seja em 4H (tracao nas 4 rodas integral) ou 4L (tracao nas 4 rodas em reduzida) e o uso nessas condicoes em asfalto pode causar danos ao sistema, pela razao que já comentei acima.

    Taí uma dúvida que ainda persiste, apesar das leituras que já fiz em vários outros tópicos do forum... alguns dizem que utilizando a Pajero Sport, pode-se utilizar a tração no asfalto (4H), desde que em velocidade não superior a 100km/h e que não se façam curvas fechadas...
    Mas e quanto a utilizar a tração em estradas de terra em boas condições, com poucos desníveis e erosões, por exemplo?... não seria uma situação que se aproximaria do uso em asfalto? (estrada de terra em ótimas condições, claro... que quase não existem... mas e aí?)

    Abraços!

  • #5
    Show de bola DRBART! Entendi agora a mecânica do sistema. Mas olha só, um dia desses eu estava indo pra chapada dos veadeiros e começou a chover. Porém, a pista estava boa e dava pra andar a mais de 100 tranquilo. Agora eu pergunto - eu posso andar a mais de 100 Km/h com o primeiro estágio de tração ligado? Um grande abraço e muito obrigado!!

  • #6
    Citação Postado originalmente por drbart Ver Post
    Easy select (L200 outdoor,Triton, Pajero Sport)- Há tres opcoes de tracao : 2H ,4H, 4L.

    Super select (Pajero TR4, Pajero Dakar, Pajero Full) - Há quatro opcoes de tracao: 2H, 4H, 4HLc, 4LLc. Isso poque aqui existe um diferencial central de acoplamento viscoso que permite que o torque seja distribuído de modo variável entre os eixos (por exemplo 33% dianteiro/ 67% traseiro, 45% dianteiro/55% traseiro) o que é necessario para uso em asfalto pois quando se faz uma curva as 4 rodas giram em velocidades diferentes. Sem ele o torque fica distribuido de modo igual entre os dois eixos (50% dianteiro/50% traseiro), que é o que ocorre ao se bloquear o diferencial central (4HLc, "Lc'' significa locked central, ou seja diferencial central bloqueado). Assim esse sistema te permite o uso ''on road" da tracao , em uma situacao de baixa aderencia, como asfalto molhado, conferindo maior seguranca na conducao.
    Já no sistema Easy select , quando voce traciona o carro , sempre o torque estara igualmente distribuido entre os eixos (50%/50%), seja em 4H (tracao nas 4 rodas integral) ou 4L (tracao nas 4 rodas em reduzida) e o uso nessas condicoes em asfalto pode causar danos ao sistema, pela razao que já comentei acima.
    DRBART, amigo por onde vc anda?
    Alguém com uma explicação tão fácil, esclarecedora, precisa estar mais presente no fórum para ajudar a todos, nas dúvidas que vão surgindo.
    Um grande abraço.
    4X4 Brasil
    L 200 Triton HPE AT 14/15.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/08/2018
    Local
    Nova Iguaçu/RJ
    Idade
    60
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa noite senhores, Olha o que diz o site da MIT em relação ao 4H da Super Select. "Para o uso em asfalto e trilhas leves. Quando acionada, aumenta a segurança em pistas escorregadias. Engate o 4x4 e siga com total controle por terrenos acidentados como trilhas de terra ou cascalho." Meio confuso, parece que o 4H da Super Select pode ser utilizado em asfalto desde que esteja "escorregadia".

  • #8
    Usuário Avatar de mbm4x4
    Entrada
    14/11/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    49
    Posts
    594
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por PC MAGALHAES Ver Post
    Boa noite senhores, Olha o que diz o site da MIT em relação ao 4H da Super Select. "Para o uso em asfalto e trilhas leves. Quando acionada, aumenta a segurança em pistas escorregadias. Engate o 4x4 e siga com total controle por terrenos acidentados como trilhas de terra ou cascalho." Meio confuso, parece que o 4H da Super Select pode ser utilizado em asfalto desde que esteja "escorregadia".
    Amigo
    O no super select, vc pode andar sempre em 4H se quiser.
    Conforme explicado pelo nobre drbart, o 4H do super select pode se andar em pisos como asfalto seco por exemplo pois o diferencial central permitira a compensao das diferenças da rotacao das rodas em uma curva.
    No adesivo colado na porta da tr4 esta escrito:
    2H- piso pavimentado
    4H- piso pavimentado ou piso escorregadio
    4HLc- piso irregular, piso arenoso ou coberto de neve
    4LLc- elevada força de tração a baixa velocidade.
    Espero ter ajudado.
    [ ] s
    Mateus
    Oo .·. oO
    TR4 4X4 2008 FLEX MT - 225/75R16 dunlop grandtrek at3
    Lift # dian.>molas blindadas tr4 >tras. molas Courier. Amortecedores KYB .

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade