Prezados, tenho uma Pajero Sport 2010/2011, em ótimo estado de conservação. Sempre faço as manutenções preventivas e sempre com o mesmo mecânico, de minha confiança. Nos últimos meses vinha apresentando um sinal diferente: ao ligar com o motor quente, saindo da garagem, por exemplo, engatava a ré e ela começava a falhar como se fosse um "carburador entupido". E ao sair em baixa velocidade, ia falhando também e soltando fumaça cinza em "baforadas". Depois que pegava a segunda marcha e firmava o pé, as falhas param e no geral seu rendimento é ótimo e consumo idem.
Uma das primeiras sugestões do mecânico foi que eu esvaziasse ao máximo o tanque e passasse a usar o S-500, já que desde que adquiri e na primeira revisão geral que fiz, mandei inclusive lavar o tanque e só abastecia com S-10. Ao trocar o tipo de Diesel, notei uma melhora geral no rendimento e nas retomadas, sendo que o consumo não se alterou, permaneceu na média de 9 a 10 km/l.
Mas o dado curioso é que, como moro em uma cidade distante 170 km da cidade onde está a oficina mecânica, mesmo chegando de viagem, motor quente, o problema não apareceu. Na minha cidade, o problema é constante ... O mecânico chegou a comentar que tinha alguma coisa a ver com a altitude ... sei lá ... Cheguei a gravar um vídeo da fumaceira saindo em marcha lenta, quando estava parada na garagem ... Senão ia passar por mentiroso.
Daí, num segunda etapa ele passou a focar na regulagem de ponto, por que sua intenção era não mexer de cara nos bicos injetores. Fez a regulagem, funcionou perfeitamente, sem falhas. Daí, viajei para minha cidade e ao chegar lá, com motor quente, os mesmos sinais apareceram ...
Deixei nesta semana internada na oficina, ele levou em oficina especializada em bicos injetores, não desmontou, mas fizeram vários testes de pressão e funcionamento, e, a princípio, está tudo normal com os bicos. A próxima etapa é revisão da bomba ...
Enfim, alguém já viu estes sinais acontecerem? Alguém tem ideia de aonde pode estar o problema? Repito que o rendimento dela em estrada, e retomadas, está ótimo, e até melhorou com a troca do Diesel. Como motor frio, pega facilmente e não falha. Começa a falhar depois que o motor está quente ...
Abraços,