x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/11/2017
    Local
    Itajaí/SC
    Idade
    58
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Pajero Dakar 2014 - ventoinha acionamento intermitente




    Boa tarde a todos.
    Tenho uma Pajero Dakar 2014. Recentemente tive que trocar a viscosa da ventoinha.
    Percebi nos primeiros dias que a ventoinha gira de acordo com a aceleração ou giro do motor, independente do tempo em que esteja ligado. Como nunca tive camionetas, achei muito estranho.
    Levei ela em outro mecânico e fui informado que deve ter algo errado e que só deve funcionar quando a temperatura atinge determinada temperatura, podendo inclusive trazer daos na polia caso continue assim.
    Voltei no mecânico que fez o serviço e me informou que é normal ela girar sempre acompanhando o giro do motor.
    Alguém poderia me ajudar nessa duvida?
    obrigado

  • #2
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    É normal ela "quase" acompanhar o giro do motor mesmo com o motor frio. Pode ocorrer um pequeno atraso entre o aumento de giro e a rotação da ventoinha. E ela não acompanhará se o giro do motor estiver muito elevado. No caso de motor frio embora ela gire, você consegue pará-la com um tufo de jornal por exemplo. No caso de motor aquecido ela ficará MUITO mais travada.
    Testes:
    Motor parado frio. A hélice gira com certa resistência. Logo que se liga o carro e sai, a hélice gira presa por uns segundos, porque o óleo está acumulado, sem circulação, depois ela fica mais "livre".
    Motor parado quente. Hélice dura, não deve dar mais de uma volta quando impulsionada com a mão.
    Motor quente desligando....imediatamente a hélice deve parar.
    Motor acelerando, a hélice deve acompanhar a aceleração do motor ou ter apenas uma pequena diferença de velocidade.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #3
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por ChicoSC Ver Post
    Boa tarde a todos.
    Tenho uma Pajero Dakar 2014. Recentemente tive que trocar a viscosa da ventoinha.
    Percebi nos primeiros dias que a ventoinha gira de acordo com a aceleração ou giro do motor, independente do tempo em que esteja ligado. Como nunca tive camionetas, achei muito estranho.
    Levei ela em outro mecânico e fui informado que deve ter algo errado e que só deve funcionar quando a temperatura atinge determinada temperatura, podendo inclusive trazer daos na polia caso continue assim.
    Voltei no mecânico que fez o serviço e me informou que é normal ela girar sempre acompanhando o giro do motor.
    Alguém poderia me ajudar nessa duvida?
    obrigado
    Mecânico bom é assim. Quando não sabe diz "que deve ter algo errado".
    Me causa estranheza precisar trocar a viscosa de uma Dakar ano 2014.
    Houve colisão frontal, ou foi sugestão também do mecânico?
    Independentemente disto, é totalmente normal a hélice girar junto com o motor, aumentando o giro conforme o mesmo esquenta, pois engrossa o gel que vai dentro da polia, fazendo aquele barulhão característico.
    Portanto, a ventoinha viscosa é diferente da ventoinha elétrica, e o mecânico "bão" deve estar confundindo as coisas.
    Esta sim, a ventoinha elétrica, é que só liga com o termostato da temperatura (cebolinha) ou quando liga o ar condicionado.
    A Dakar, inclusive, possui as duas ventoinhas, que trabalham de forma independente.
    Deixe como está e não volte naquele mecânico.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero TR4 - 2008 - Vidro Eletrico - Falha intermitente
      Por Daniel Neiva no fórum Mitsubishi
      Respostas: 7
      Última resposta: 30/01/2018, 00:32
    3. Duvida sobre ventoinha da s10 2014 diesel 200cv
      Por juniorjantsch no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 2
      Última resposta: 30/01/2016, 19:03
    4. Triton/Dakar 2014
      Por vidgal no fórum Mitsubishi
      Respostas: 116
      Última resposta: 03/12/2013, 22:22
    5. Dakar 2014
      Por vidgal no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 24/03/2013, 19:12

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade