x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2

    Exclamation Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!




    Boas pessoal td bom?
    To fazendo meu primeiro tópico sobre algo já bem discutido aqui, porém com uma difereça: Vou fazer na pratica e postar pra vcs aqui os resultados.
    Tenho uma Pajero Sport HPE 2010 que estourou a dentada e acabou com tudo... dai como ela já esta na retifica vou aproveitar pra dar uma melhorada nela.
    Depois de muito pesquisar, descobri que nos States e na Tailandia, a Triton com motor 4d56 tem 178ps, o que equivale a 175cv. Nos states vi o relato de um cara que chegou a 200cv sem problemas e na tailandia é muito comum mexer nesse motor... ate mesmo pra arrancada.
    A diferença entre nosso motor e o das triton esta no cabeçote 16v e na galeria de agua do bloco, que quem já teve a oportunidade de ver sabe que é do diâmetro de um canudo..... A junta do motor tem uma abertura bem maior, permitindo aumentar essa galeria, oq eu acho essencial se vc realmente quer mexer nesse motor.
    Estou planejando chegar perto dos 180cv com segurança, quando digo com segurança não significa simplesmente chipar ou remapear... tem que trabalhar o sistema de arrefecimento da monstrinha. Como pretendo ficar a vida inteira com ela resolvi botar a mao na massa e passar pra vcs oq sera feito.
    Pontos importantes: Minha Pajero nunca esquentou, porem eu nunca mexeria na potencia dela sem melhorar o sistema de arrefecimento.
    Qualquer motor 4d56 nacional pode chegar a 150cv e a única coisa em comum entre eles é o bloco. O resto tudo muda.. mas acredito que os de bomba semi eletrônica muda apenas o tamanho da turbina e o modulo HPE. Então tem variações de 121 a 150cv
    Vamos as modificações
    Passo 1: Sistema de arrefecimento
    1. Isolar o radiador com espuma para aeração forçada – A maioria das mits que vejo hoje em dia não tem mais essa espuma... muitos donos nem sabem que ela existe. Acreditem ou não, essa espuma é responsável por 30% a 40% da eficiência do radiador! O espaço entre o radiador e a lataria é muito grande nesses carros, faz com que a ventoinha puxe o ar quente do cofre do motor para resfriar o radiador.... mas ar quente não esfria nada. (R$70,00) EXTREMAMENTE ESSENCIAL KIT GELO
    2. Eletro ventilador na frente do radiador de óleo – Este item deveria vir originalmente no carro.. pois esse motor gera muito calor... Na frente do radiador passa calor no radiador de óleo, calor no condensador de ar e calor do óleo da transmissão automática. (R$280) EXTREMAMRNTE ESSENCIAL
    3. Isolar a válvula EGR – Nos casos das pajeros, em que a EGR é resfriada pela agua do radiador, a agua acaba retornando muito quente, pois os gases do escapamento podem sair ate com 600 graus!!! Nos carros que a EGR não é resfriada pela agua do radiador não é necessário.(R$50,00) OPCIONAL
    4. 4 Furos na VT – Algumas MITS recomendam esse procedimento, pois aumenta a vazão de água (GRATIS! Kkk) IMPORTANTE
    5. Hélice 11 pas – Item do kit gelo, porem quebra fácil em alagados. Não vou colocar no meu, listei apenas para os curiosos OPCIONAL
    6. Termotape e Cobertor de turbina – Este item vai diminuir muuuito a temperatura no cofre do motor. Diminuindo essa temperatura, o radiador e as mangueiras de agua vao receber menos calor. O intercooler também recebera menos calor. (Termotape 15m R$160,00 cobertor R$480,00) IMPORTANTE
    7. Pintar Cabeçote, tampa, corpo de borboleta e coletor de adimiçao de preto – An? Como assim? Isso mesmo! Kkkk Alguns estudos mostram que a tinta preta absorve o calor das peças.. seria possível baixar um grau somente com isso... custa nada ne? (R$ 23,00) OPCIONAL
    8. Retrabalho da galeria de água no bloco - extremamente essencial se vc quer realmente mexer no motor
    Após fazer tudo isso se seu carro ainda esquentar, ele está com problema no motor ou na turbina. Estas modificações são ainda mais do que esta no kit gelo
    Passo 2: Performance
    Se vc seguiu os passos anteriores descritos no mínimo como IMPORTANTE, pode chipar ou remapear feliz! Fiz os passos 1 2 3 4 e 7 na l200 2006 de um amigo e subimos 4km de serra, no barro com 4 pessoas dentro do carro e rebocando um jipe com 2 pessoas dentro sem esquentar! Subindo!!! O resultado foi muito bom!!! E olha que a l200 dele tinha problemas de esquente.. ele não troca óleo direito... o radiador é na agua de torneira mesmo.. kkkkkk
    Mas vamos aos pontos de performance:
    1. Snorkel – Vai admitir um ar mais frio e melhorar a eficiência do intercooler (R$ 300,00) AUMENTO IMPERSEPTIVEL DE POTENCIA
    2. Intercoler maior – Quanto maior melhor!! Tem alguns maiores que cabem no lugar do original, porem os maiores são os frontais! (R$ 500,00) AUMENTO SINGIFICATIVO
    3. Mangotes rígidos na adimiçao – Os mangotes rígidos estabilizam a pressão no intercoolet, pois os de borracha inflam, perdendo eficiência. (Não cotei preço ainda) AUMENTO IMPERSEPTIVEL
    4. Mangueiras rígidas para o solenoide – As mangueiras de borracha ficam mole com o calor e incham.. diminui o tempo de reação da turbina (Não cotei preço ainda) AUMENTO SIGNIFICATIVO
    5. Isolar EGR – Os gases quentes do escape deixa de ir pra adimição, e também não suja o coletor – (R$50,00) AUMENTO IMPERSEPTIVEL
    6. Brunimento da exaustão no cabeçote – melhora o fluxo de gases e diminui a superfície de contato com os canos, diminuindo a troca de calor
    7. Retrabalho no lift do comando de válvulas – Esse vai aumentae o torque e a eficiência do chip ou remapeamento. Com isso e um remap bom da pra chegar nos 180 facil(R$280,00) AUMENTO SIGNIFICATIVO
    8. UNICHIP ou REMAP – Não decidi ainda qual vou fazer, mas estou mais para o remap.
    9. Sprint Bosster – Não afeta o desempenho, mas tira o lag da transmissão automática (R$1200)

    Postem suas opiniões, ideias e caso queiram dados mais específicos é so perguntar! Lembrando que eu já sei que é perigoso mexer nesse motor e bla bla bla vamos descobrir na pratica
    Frisando que mesmo as modificacoes de aumento imperseptivel, sao imperseptiveis apenas isoladamente. usando em conjunto com as outras modificaçoes faz a diferença.

    Muitas dessas modificaçoes podem ser encontradas detalhadamente aqui mesmo no forum.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    04/02/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    109
    Agradecimentos: 5
    Prezado rmelo, não possuo L200 ou Pajero Sport, porém li todas as dicas e fiquei impressionado com o trabalho e estudo que fez.
    Parabéns.
    Será um ótimo guia para quem tem problemas com aquecimento.
    Dentre essa modificações que pretende fazer, são parecidas com as que a MIT raly art faz nas L200 de competição? L200RS por exemplo? Sei que o foco deles é performance e não durabilidade.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2
    Boas Edmarco, nunca vi uma l200 rs ao vivo palra abrir o capo e ver oq foi feito.. mas segundo o que li, estas monstrinhas recebem uma turbina maior da BorgWarner. Mesma turbina das tritons americanas se nao me engano. Recebem tambem um intercooler frontal maior e ajustes mais nervosos no modulo hpe. Ficam com 183cv. As outras modificacoes sao mais na area de freios e suspensao.

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Na Tailandia o 4d56 chega a 200 cavalos porque é common-rail. Acho difícil extrair 180 cv com aquela bomba semi-eletrônica.
    De qualquer modo, recomendo que o colega instale um termômetro digital e, se possível, um medidor EGT (pirômetro), coisa que todo motor diesel preparado deveria ter.
    Boa sorte e parabéns pela coragem.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2
    Boas walter! Muito bem lembrado em instalar um sensor EGT! Quanto a bomba.. Um americado chegou a 200cv com essa bomba... segundo os posts, nao conseguiu passar dos 200 por causa dela. O proximo passo dele era modificar o motor pra common rail e up na bomba.
    Esqueci de botar la em cima que sao extremamente necessarios manometros para pressao do turbo, temp. Agua e egt.
    Esta turbina nao é recomendada pra trabalhar acima de 2bar. E os gases to escape nao podem superar 696°C

  • #6
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    45
    Posts
    913
    Agradecimentos: 8
    rmelo87, excelente!

    Tenho uma L200 Sport AT, mas de momento a única coisa que me incomoda é a estupidez do câmbio automático, comparado ao meu veículo anterior (ML-320 ano 99), cuja lógica e inteligência beiravam à perfeição. Mas os relatos de extrema robustez dessa caixa já me deixam satisfeito por enquanto...
    _____________
    Renegade STD

  • #7
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Está fazendo o trabalho que os engenheiros da Souza Ramos não fez quando nacionalizaram as Mits.

    Parabéns, vai ficar muito boa e será um casamento para vida toda.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #8
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por lcdalzoc Ver Post
    rmelo87, excelente!

    Tenho uma L200 Sport AT, mas de momento a única coisa que me incomoda é a estupidez do câmbio automático, comparado ao meu veículo anterior (ML-320 ano 99), cuja lógica e inteligência beiravam à perfeição. Mas os relatos de extrema robustez dessa caixa já me deixam satisfeito por enquanto...
    Dizem que com o tal do SprintBooster o cambio fica mais esperto e responde mais rapido. Mas qnd engata a 4a marcha o carro fica mto pesado.... assim que minhas modificacoes compensarem essa 4a marcha ja estou satisfeito! Acredito que com 165hp ja ficaria otimo
    Ja conclui os itens 1,2,3, e 7 do sistema de arrefecimento. Sabado o motor sera instalado ja com as modificacoes do comando de valvulas e a galeria de agua aumentada no bloco.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Está fazendo o trabalho que os engenheiros da Souza Ramos não fez quando nacionalizaram as Mits.

    Parabéns, vai ficar muito boa e será um casamento para vida toda.
    A galeria de agua do bloco é ate espessa, porem qnd chega no topo do bloco pra passar pro cabecote a abertura é somente um furo de quase 1cm... sendo que o furo no cabecote quase 3cm. Eu queria abrir pra ficar os dois do mesmo tamanho. So que teria que cortar a junta... dai... fica preaca. Entao vamos abrir no limite da junta. Ficara aproximadamente 2cm x1cm oval, mas com o dobro de vazao.
    Por isso que esses carros nao aguentam agua de torneira... entope no bloco.

  • #10
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por rmelo87 Ver Post
    A galeria de agua do bloco é ate espessa, porem qnd chega no topo do bloco pra passar pro cabecote a abertura é somente um furo de quase 1cm... sendo que o furo no cabecote quase 3cm. Eu queria abrir pra ficar os dois do mesmo tamanho. So que teria que cortar a junta... dai... fica preaca. Entao vamos abrir no limite da junta. Ficara aproximadamente 2cm x1cm oval, mas com o dobro de vazao.
    Por isso que esses carros nao aguentam agua de torneira... entope no bloco.
    Não vale a pena uma junta sob medida? Com liga de amianto ou aço e principalmente com cobre nas áreas de contato?
    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img-20160513-wa0024.jpgAumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img-20160609-wa0002.jpg
    4X4 Brasil
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #11
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Não vale a pena uma junta sob medida? Com liga de amianto ou aço e principalmente com cobre nas áreas de contato?
    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img-20160513-wa0024.jpgAumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img-20160609-wa0002.jpg
    Junta de amianto nao fica muito bom com motor turbo.. tem que ser de aco. E aqui em Recife essas pecas sob medida geralmente nao tem qualidade. Todas as que fiz (juntas e retentores) nao duraram 20mil km. Nao quero arriscar o cabecote por causa de uma junta mal feita... outra coisa é que nao posso exagerar no aumento da galeria de agua e fragilizar o bloco. Pois estas modificacoes modificam a dilatacao da peça

  • #12
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por rmelo87 Ver Post
    Junta de amianto nao fica muito bom com motor turbo.. tem que ser de aco. E aqui em Recife essas pecas sob medida geralmente nao tem qualidade. Todas as que fiz (juntas e retentores) nao duraram 20mil km. Nao quero arriscar o cabecote por causa de uma junta mal feita... outra coisa é que nao posso exagerar no aumento da galeria de agua e fragilizar o bloco. Pois estas modificacoes modificam a dilatacao da peça
    Uma junta de amianto de qualidade da muito mais aderência que o aço, além do mais a liga de cobre suporta muito mais o calor.

    Mas também há liga de aço e cobre, alias, tem do que você precisar. Claro que seu motor sendo retificado de cima à baixo (cabeçote e bloco) uma junta de aço original cai bem sempre precisar inventar.

    Esse cara que faz as juntas aqui prepara para Dragster e ProMod e nunca vi ninguém reclamar que a junta falhou.

    No fundo acredito que seja a qualidade da mão de obra mesmo, meu gol tinha pouco mais de 350cv e a junta era amianto e cobre, suportou até ser desmontado pelo novo proprietário e eu ter rodado mais de um ano com ele.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Aumento de potência no motor da Pajero
      Por Murilo de Lima Pagels no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 17/07/2021, 21:58
    2. Aumento de Potencia no 3.0 V6 - 6G72
      Por Pajero GLS no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 15/09/2009, 12:28
    3. aumento de potência
      Por davidss6 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 23/03/2009, 13:41

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade