Voce já se deparou com a dificuldade em que voce mesmo quando quer trocar a água do radiador da L200 ou colocar mais aditivo, trocar abraçadeiras , alguma mangueira enfim por a mao na massa ou ate mesmo facilitar para o trocador de água para que ele não solte as mangueiras só para drenar. Por essa última já passei e eles deixaram vazando pela abraçaderia.
Bem , então vai a dica para quem tem L200, pelo menos nas 99 ate 2003. Nas novas eu não sei se tem.
Existe uma torneira, isso mesmo torneirinha igual a de filtro de beber água bem em baixo olhando defrente para o carro a sua direita, colocando a mão por de traz do radiador voce podera acessar ela, e pronto é instalar uma mangueirinha de 8mm, abrir e escoar em uma vazilha para quando for problema de mangueira ou abaçadeira voce aproveita a água. Pode acontecer com qualquer um mas comigo logo alguns dias após trocar a água e por aditivo novo precisei esvaziar para reparo , e aí já viu né , dinheiro não nasce em árvores.
Obs este procedimento não irá servir se for nescessário lavagem dos tubos e radiador.
Torneirinha original do radiador L200 - 99
Vista de dentro para fora. Da para abrir ela enfiando mão por debaixo.
Para não entornar no chasis apenas acrescentei essa mangueira extendendo para a esquerda e prendendo com tire_up.
Quando precisar é só puxar ela e inserir em um recipiente, neste caso 5 Litros deu.
Se todos carros tivessem isso não haveria tanto disperdício.
Parecem que os fabricantes não querem dar mais atenção a facilidade de manutenção.
E tem carro por aí que tem que se enfiar debaixo para dentro do motor apenas para trocar um filtro de óleo.
No caso L200 é fácil pela roda do lado de fora. Coloquei até uma cortininha feita de câmara de ar de caminhão e quando quero acessar
filtro ou alternador é só enrolar ela e pronto.