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Hybrid View

  • #1

    Pajero Sport, altura e pneus




    Galera boa noite. Antes de mais nada parabéns a todos deste fórum, pois postam assuntos muito interessantes e há grande troca de idéias. Sou leitor recente deste forum, algo em torno de 4 meses, lendo vários ótimos tópicos e gostaria de algumas orientações. Peço desculpa desde já caso esse assunto esteja "repetido" ou muito semelhante, mas não vi muita coisa a respeito da Pajero Sport, especificamente.

    Bem, possuo uma, ano 2003 modelo 2004, diesel, automatica 2.8. Na minha necessidade da troca de pneus, comecei a pesquisar sobre como suspende-la pois estava querendo por pneus 33" (R15). Fui a um mecanico de confiança e ele me orientou o seguinte : fazer ajustes na barra de torção (feito, ok) e na traseira, nada de calços, adaptações ou gambiarras e me indicou um local aqui no RJ para fazer as molas dentro do padrão original do carro (mesmo nro de anéis), porém com 3mm mais espessa, assim elas precisariam teoricamente de mais peso para cederem.

    Depois disso, fiz as medições no carro e ganhei realmente bastante altura, fiquei realmente muito satisfeito pois facilmente posso retornar às configurações iniciais sem problema algum (caso queira), e o melhor foi que a "subida" não causou tanta rigidez ao carro, como ele havia dito que poderia acontecer.

    Ilustrei da forma que pude as dimensões que consegui alcançar com essas mudanças e a minha dúvida é a seguinte: Posso por pneus 33"?? Alguem ja colocou pneus 33" em Pajero Sport do mesmo do meu ano (pois na Full pelo que li, dá) sem ter que fazer mudanças além das feitas até agora??
    Se os pneus 33" entram, há alguma coisa que forçaria no carro?? Ou seja, seria necessária uma manutenção maior??

    OBS : estou usando atualmente pneus michelin 31x10,5 R15. A dúvida é a diferenca de dimensão dos pneus 33 pros 31, se no espaço que tenho, ele entra sem problemas.
    LINHAS VERMELHAS : altura do solo até a início da lataria
    LINHAS AZUIS : espaço da altura entre pneu e a lataria
    LINHAS AMARELAS : espaço horizontal entre os pneus e a lataria
    LINHA VERDE : altura total do carro (por 5cm quase que nao entra na garagem rs)

    Desde já agradeço a todos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pajero Sport, altura e pneus-pajero_medidas.jpg   Pajero Sport, altura e pneus-p7277545.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    tbdelia usei em minha Pajero uma receita semelhante a essa sua, no entanto na traseira optei por calços pois não consegui ninguem que fizesse as molas de forma confiável... vou até confirmar a altura que ficou minha caixa de roda traseira pois já esqueci... depois posto aqui... Tenho a impressão que a traseira da minha tá mais alta que da sua Pajero.

    Na frente acho que to com algo como 91cm de altura - o que prá mim já tá muito bom.

    Como utilizei os calços a traseira ficou com as molas originais. Acho que elas poderiam ser um pouco mais duras pois nas provas do MMS que faço dá prá sentir o final de curso (em compressão) quando passo em lombadas.

    Parando meu carro ao lado de uma Pajero Sport nacional percebe-se que meu carro tá um pouco mais alto (2cm) na frente e na traseira a diferença é um pouco maior (3-4cm).

    Uso aro 16 com pneus na medida 265/75 o que dá quase um 32 de altura e 10.5 de largura... não pega nada e enche bem a lateral do carro.
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #3
    Marcello valeu pela dica! Pensei tambem na possibilidade de por rodas 16" porem vi que elas comecaram a ser usadas nas Pajeros Sport mais novas.... e nao sei se para meu caso, mudar para rodas 16 e por os pneus nesta medida que citou nao rasparia em nada...
    Acho que na verdade eu teria que fazer um teste nao é....
    Mas caso caibam.... afetaria alguma coisa na parte mecanica? Forçaria algo??
    Grande abraço e obrigado por responder

  • #4
    tbdelia pode colocar aro 16 que não raspa nada... minha idéia foi trazer a minha Sport para a especificação da Nacional... junto às concessionárias descobri que na frente bastava apertar as barras de torção... atrás teria de usar as molas da nacional (conhecidas como heavy duty), mas achei que o investimento não compensava... essas molas vem num kit junto com amortecedores e os meus ainda estavam em bom estado.

    Abs,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #5
    Entendi! É na verdade me ofereceram tambem por adquirir este kit, mas nem era necessário o investimento, por isso fui atras de fazer as molas em separado, saiu a 170,00 cada uma.
    Vou fazer um "teste", vou procurar algum lugar onde eles tenham algum pneu nessa dimensao já montado, se tiverem o 33 em aro 15 aproveito e testo tambem.
    Colocar pneus grandes assim forçam o carro???
    Abração

  • #6
    tbdelia na verdade o pneu que estou utilizando é pouco maior que o original da Pajero Sport nacional, não força nada.

    Abs,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #7

    Red face Boas Molas...

    Citação Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    tbdelia usei em minha Pajero uma receita semelhante a essa sua, no entanto na traseira optei por calços pois não consegui ninguem que fizesse as molas de forma confiável... vou até confirmar a altura que ficou minha caixa de roda traseira pois já esqueci... depois posto aqui... Tenho a impressão que a traseira da minha tá mais alta que da sua Pajero.

    Na frente acho que to com algo como 91cm de altura - o que prá mim já tá muito bom.

    Como utilizei os calços a traseira ficou com as molas originais. Acho que elas poderiam ser um pouco mais duras pois nas provas do MMS que faço dá prá sentir o final de curso (em compressão) quando passo em lombadas.

    Parando meu carro ao lado de uma Pajero Sport nacional percebe-se que meu carro tá um pouco mais alto (2cm) na frente e na traseira a diferença é um pouco maior (3-4cm).

    Uso aro 16 com pneus na medida 265/75 o que dá quase um 32 de altura e 10.5 de largura... não pega nada e enche bem a lateral do carro.
    Ola Ladeira...

    Tenho pouco mais de 6 meses com minha pajero sport , chamada Verdinha, e estou pesquisando bastante as melhores maneiras de alterar a performance da suspensão e altura do veiculo sem perder muito qualidade e durabilidade desta maquina. Tenho pesquisado muito na europa já que moro na Guiana Francesa e tenho um acesso mais aberto as mercadorias européias, visto que aqui faz parte da União Européia... Tenho um amigo forista do mitisubishi club de portugal, o Rui Arega, que tem uma pajero sport muito bem equipada e planejada por engenheiros.... tu não imagina como ele consegui dar resistencia e ainda guardar o conforto dessa maquina para que possa ser utilizada mesmo no cotidiano sem problemas.

    ele colocou molas mais resistentes nos eixo traseiro sem falar dos amortecedores OME de dupla ação, bodylift, etc...



    Fiquei bastante interessado nas molas que o tbdelia falou aqui, principalmente pelo baixo custo e pela segurança de utilizar uma mola em vez de calços. As molas OME para nosso carro tem um preço bem elevado na Europa, cerca de 110 euros cada uma. Penso que vou optar pela proposta do TBDELIA. Assim evitaríamos o "fim de curso" como acontece com você nas provas e comigo no cotidiano do trabalho com ecoturismo 4x4 aqui na amazônia.
    Essa molas heavy duty que tu vistes saiam por quanto com os amortecedores? podem ser uma boa opção, no momento da troca dos amortecedores...

  • #8
    Bela Pajero!
    So acho o snorkel dela HORRIVEL,
    nao combina em nada com o carro... putz
    Podiam melhorar isso rsss
    Abraco a todos

  • #9
    Asouzanicot, essas molas Heavy Duty saem no Kit com amortecedores nas concessionárias Mit aqui do Brasil. Esse Kit instalado tem o valor de R$ 900,00 (e alguma coisa). É um bom preço levando em consideração que vem junto com 4 amortecedores.

    Abs,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #10
    Citação Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Asouzanicot, essas molas Heavy Duty saem no Kit com amortecedores nas concessionárias Mit aqui do Brasil. Esse Kit instalado tem o valor de R$ 900,00 (e alguma coisa). É um bom preço levando em consideração que vem junto com 4 amortecedores.

    Abs,
    Muito bom preço... por curiosidade, sabes dizer quais amortecedores?
    abraços e obrigado pelas dicas...

  • #11
    Usuário Avatar de mcgiver
    Entrada
    08/10/2008
    Idade
    53
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por tbdelia Ver Post
    Bela Pajero!
    So acho o snorkel dela HORRIVEL,
    nao combina em nada com o carro... putz
    Podiam melhorar isso rsss
    Abraco a todos
    Eu tambem não sou muito a favor desse snorkel se fosse um OGZ


    Eu tive um na minha L200 e ficava lindo.

    Depois logo posto fotos da L200

  • #12

    Talking Pajero Sport com curso de suspensão excepcional.

    Existe uma pajero sport na França completamente adaptada que pode servir de base para nossas pretensões de ganhar altura... não sei se é verdadeiramente o caso pois não sei detalhes dessa adaptação que acho bastante exagerada... mas em todo caso vale a pena mostrar.. o cara é um Francês chamado Dave e que aparentemente publicou todo o projeto num site que não lembro neste momento mas que vou continuar a procurar...
    tai a maquina do cara...
    [ame]http://fr.youtube.com/watch?v=uxAza3RxPck&NR=1[/ame]

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