Postado originalmente por
Rmcsansao
Amigos.... agora sim, a viatura ta de suspensão nova.
Como descrito anteriormente, já tinha um tempo que eu estava tentando solucionar o problema das buchas da bandeja da suspensão da Full. Como os preços encontrados eram sempre altos e as dificuldades impostas pelos mecânicos em fazer tal reparo maiores ainda, resolvi colocar a mão na massa com a ajuda de um fantástico "guru" da mecânica, meu PAI!!!! rs
Levei algum tempo pesquisando o material para fazer as buchas e cheguei a feliz conclusão que o PU (poliuretano) seria a melhor opção, consegui o material na dureza ideal em SP e aguardei 20 dias pra chegar até mim.
Em posse do material, a batalha foi achar um torneiro que conhecesse de usinagem nesse material e que tivesse boa vontade pra executar o serviço, e olha... não foi fácil. As melhores indicações foram decepcionantes, enfim achei uma empresa que se dispusesse a fazer o serviço, que diga-se de passagem ficou perfeito. Muito bem... agora precisava sacar as buchas das bandejas para refaze-las e então..... novamente os problemas; solução prática seria a extração por prensa, mas as bandejas não apresentam uniformidade nas extremidades para ajuste preciso da prensa nas buchas, sem falar que o saque deveria ser feito da parte de dentro da bandeja para fora.
Mais decepções com os profissionais do ramo, senão fosse a criatividade do meu GURU em desenvolver uma ferramenta basica para retirada das buchas, teria eu que passar por algumas das sugestões impostas pelos mecânicos que trabalham com suspensão: -- essas buchas saem na talhadeira, é só "meter" a marreta que sai -- terei que esmerilhar a bandeja pra colocar a prensa-- arruma um cano de igual diâmetro e "mete" a marreta, vc sõ não vai conseguir usar a carcaça depois -- e por ai foi!!! cada colocação mais infeliz que a anterior. Dessa forma meu pai bolou um dispositivo que fez o saque das buchas utilizando de parafuso de rosca sem fim mais apetrechos como arruelas e canos de ferro fundido.
Muito bom buchas sacadas, torneiro experiente.... segue a foto do resultado.