x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15

    4m40, cabeçote original ou paralelo?




    Bem,

    estou indo para o tercero cabeçote trocado da minha pajero sport 2.8. É incrivel, parece carro chinês, mas fazer oq?

    pois bem, achei um cabeçote original por um preço tentador: 1900 + 180 de frete = 2100.

    Mas existe um paralelo da marca Mando por 1550 + 80 de frete. Vcs podem falar que é economia boba etc etc. Mas esse já é o terceiro cabeçote que se vai.


    Só de MDO vao ser 1500 reais no salgado (demais) mas competente do Mitsunori aqui no Rio. Vou ter que trocar as juntas tb, claro. + 300 pratas, e a hélice, + 200 reais.

    no final, 3550 mil reais com o cabeçote paralelo ou 4200 com o cabeçote original.

    Poderia ser uma escolha fácil, mas a minha experiencia é que qualquer superaquecimento (culpa minha ou não), leva o cabeçote a trincar, sendo original ou não. Portanto não valeria a pena colocar um original, a principio, já que vai pro saco de qualquer jeito alguma hora.

    Vcs tem alguma experiencia com isso?

    abs
    Pajero Sport HPE 2.8 05/05

  • #2
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Peças de motor, sempre originais. Ainda mais Mitsubishi, amigo...

    E outra, se seu carro está sofrendo com superaquecimento e você já vai pro terceiro cabeçote, você deveria descobrir primeiro a causa do aquecimento para aí sim fazer o reparo. Esse motor 2.8 é muito bom e não sofre de problemas de superaquecimento. Ele é tão bom que originou o 3.2 da Triton/Full (o 4M41)
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Peças de motor, sempre originais. Ainda mais Mitsubishi, amigo...

    E outra, se seu carro está sofrendo com superaquecimento e você já vai pro terceiro cabeçote, você deveria descobrir primeiro a causa do aquecimento para aí sim fazer o reparo. Esse motor 2.8 é muito bom e não sofre de problemas de superaquecimento. Ele é tão bom que originou o 3.2 da Triton/Full (o 4M41)
    Grande!

    Então, os motivos foram diversos. Valvula termostática travada, um mangueira de água que soltou, e uma vez que exigi demais do motor subindo uma pico (!!!).

    Mas não é verdade que esse motor não sofre problemas. Ele não sofre problemas cronicos, como os antigos da L200, porem qualquer, eu digo, qualquer descuido com a temperatura o cabeçote trinca. Se vc entrar em um foruns gringos verá inumeros relatos desse cabeçote trincando. Na real todos já esperam que trinque depois de um certo tempo. Simplesmente puxar um trailer por um longo periodo em um dia quente já é motivo para ele trincar pelo qo eu leio.


    Mas vc está falando para ir com peças originais por alguma experiencia propria com cabeçote ou por algum outro motivo?
    Pajero Sport HPE 2.8 05/05

  • #4
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Já tive Pajero Sport 2.5 (motor realmente ruim) e nunca sofri de problema de aquecimento.
    Esse motor aí é excelente. Provavelmente seu mecânico é que é ruim. Faça uma pesquisa no fórum sobre ele, é quase tudo elogio. O que pega nele realmente é só o custo de manutenção. Mas robustez ele tem de sobra.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15
    Enfim, o cabeçote trinca quando superaquece. Estou te dizendo como proprietário há 8 anos de uma pajero sport 2.8

    a questão é que acontece em alta km geralmente, ou quando alguma outra peça falha por tempo, como a termostática, portanto 'não é muito comum de acontecer. Mas exemplos é oq não faltam. Como disse, qualquer descuido com temperatura o cabeçote trinca. E muitas vezes vc nem percebe, pois a temperatura não passa do meio, mas mesmo assim ele está fervendo

    outros exemplos:




    4m40 t head replacement - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum

    4M40 head Gasket 2nd time round - Pajero Owners Club of South Africa

    Cylinder head 4m40 - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum


    e por ai vai...

    No forum também tem diversos relatos. O cabeçote é o unico ponto fraco desse motor, mas é um ponto fraco bem caro!

    Mitsubishi não é essa alegria toda não camarada. um MWM por exemplo é muito mais robusto e confiável.

    Bem, se alguem aqui tiver relato de cabeçote paralelo e a marca que usou, fico muito agradecido!

    abs
    4X4 Brasil
    Pajero Sport HPE 2.8 05/05

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/01/2017
    Local
    Itabira/MG
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Caro Pedro Cuba e pessoal boa tarde.

    Vi a tua saga com o teu carro. Também estou sofrendo um pouco com a minha.

    Comprei em 2014 uma Pajero Sport 2.8 td com 239 mil km e ainda estou tendo problemas com superaquecimento. Já troquei o cabeçote em 2015, na época trincou por causa da válvula termostática travada. A temperatura no painel do carro subia e descia como uma gangorra na rodovia, rodei na época cerca de 1:30 completando água.

    Um reparo da tampa de plástico superior do radiador já tinha sido resolvido anteriormente antes da trinca do cabeçote. Após o dano ao cabeçote troquei a tampa do radiador e os sensores de temperatura. Procurei por outros vazamentos de água e não descobri mais nada até a presente data (fiz teste de pressão do radiador em Campinas no final de 2016).

    Após a troca do cabeçote (mando), da junta (ajusa ou nakamoto), dos parafusos do cabeçote, e da válvula termostática nova (original) o aquecimento e o sumiço de água do radiador continuou em 2015. Por questão de tempo não consegui encostar o carro para checar isto novamente na época na garantia, pois preciso do carro para trabalhar.

    Também troquei, após o reparo do cabeçote na época em 2015, o fluido da caixa de marchas, com Dexron III e novo filtro, pois tinha lido que o superaquecimento deste carro poderia afetar o fluido e vice-versa. E também por questão preventiva o fiz.

    Bom os sintomas após estes serviços eram variáveis, eu viajava as vezes 3:30h sem ferver o carro, as vezes somente 30 min. O carro chegou de fato a atingir a temperatura elevada no vermelho por duas vezes, não pude parar na pista por motivo de segurança. Eu sempre percebi também uma perda de cerca de 250 ml de água no reservatório externo (expansão).

    Agora no meio de 2016 instalei bomba d'agua e embreagem viscosa novas. Todas as correias tambem foram trocadas já 2x após a trinca, alguma delas continuam chiando em baixa rotação, meu mecanico disse ser a do ar condicionado.

    Bem após esta troca meu mecânico disse que a bomba de agua tinha um microvazamento pela junta dela mesma, para eventualmente justificar o aquecimento desde 2015 e que a embreagem viscosa tinha um principio de perda de seu fluido (isto eu observei visualmente).

    Em paralelo depois que tive este problema com o cabeçote trincado o carro começou a perder potencia em rotações mais elevadas e a abrir a válvula de alívio do turbo no coletor, principalmente na rodovia em subidas na faixa de 3000 rpm. Assim a turbina foi retirada e checada 2x e me alegaram na época que o problema era somente na válvula de alívio. Não troquei esta peça na época por desconfiar que o problema não seria somente desta peça.

    Enfim depois que troquei as ultimas peças mencionadas em 2016 achei que não teria mais problemas. Viajando uma vez por 8:30h somente sumiu um pouco de água (o volume do reservatório externo) mas o carro não superaqueceu. E agora no começo do ano achei que seria igual, mas foi ledo engano. O carro ferveu (subiu a temperatura antes da faixa do vermelho) em 3:30h de viagem, depois fui repondo água ao longo do trajeto sem novas fervuras.

    Decidi após estes inúmeros problemas levar o carro em uma concessionária Mitsubishi em janeiro. E vocês podem acreditar completei agua no carro e ao pegar a estrada ela ferveu em 5 minutos somente, não acreditei. Encostei e chamei o guincho, o carro foi levado até a concessionária. Eu repus cerca de 2l de água neste dia diretamente no radiador. E percebi que nesta última vez eu havia perdido a mangueira que chega no fundo do reservatório de expansão.

    Deixei o carro e a inspeção visual e de teste foi feita.
    Conderam o meu cabeçote, valvúla termostática, junta de cabecote, turbina, válvula de alívio do turbo, óleos e as correias.
    Não abriram o meu carro no momento e já tenho um pré-orçamento, fiquei assustando com os preços das peças originais.

    Peço o conselho de vocês mais experientes sobre este carro. Estou num impasse se fico ou não com o carro, a manutenção dele esta muito cara. Se for ficar com o carro queria saber de fato se tenho de arrumar ele somente com peças originas ou existem outras marcas com boa qualidade? Meu carro tem hoje cerca de 290 mil km.

    Pedro Cuba você pode me dizer aonde achou estes teus cabeçotes a este preço? Principalmente a original me interessa.

    Atenciosamente, Delgado.

    Citação Postado originalmente por pedrocuba Ver Post
    Enfim, o cabeçote trinca quando superaquece. Estou te dizendo como proprietário há 8 anos de uma pajero sport 2.8

    a questão é que acontece em alta km geralmente, ou quando alguma outra peça falha por tempo, como a termostática, portanto 'não é muito comum de acontecer. Mas exemplos é oq não faltam. Como disse, qualquer descuido com temperatura o cabeçote trinca. E muitas vezes vc nem percebe, pois a temperatura não passa do meio, mas mesmo assim ele está fervendo

    outros exemplos:




    4m40 t head replacement - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum

    4M40 head Gasket 2nd time round - Pajero Owners Club of South Africa

    Cylinder head 4m40 - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum


    e por ai vai...

    No forum também tem diversos relatos. O cabeçote é o unico ponto fraco desse motor, mas é um ponto fraco bem caro!

    Mitsubishi não é essa alegria toda não camarada. um MWM por exemplo é muito mais robusto e confiável.

    Bem, se alguem aqui tiver relato de cabeçote paralelo e a marca que usou, fico muito agradecido!

    abs

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15
    E ai meu camarada,

    primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu relato. Extremamente detalhado. São essas contribuições que esse forum precisa.


    Então, oq eu posso falar sobre seu carro é que é realmente muito estranho ela ter continuado a aquecer depois de efetuada a troca do cabeçote, juntas etc em 2015.

    Pelo seu relato podia ser o acoplamento da polia viscosa mesmo e o microvazamento da bomba. Pela kilometragem do carro ela não deve ser a original, imagino, e bombas paralelas são uma caixinha de supresa. Podem funcionar ou não, e se não funcionar, já viu né.

    Mas quanto ao novo diagnóstico, feito pela CSS, ele faz sentido sim, mas acho que exageram:

    sobre o cabeçote:

    - Como já havia lido sobre esse assunto, esse cabeçote não aguenta nenhum superaquecimento. Portanto mesmo que você tenha acabado de trocar e colocar um novo, se ele superaquecer, como foi o seu caso após feita a troca, 90% de chance de ter trincado novamente. É como se fosse um fuzivel (dos bem caros, hehe). Ou seja, quando vc trocou as novas peças em 2016, ele provavelmente já tinha trincado e o superaquecimento ia continuar. E ai só trocando mesmo, e juntas, parafusos etc etc tb.

    A maneira de comprovar se ele trincou, é, além de observar os sintomas apresentados que você conhece (reservatório de expansão enchendo e depois secando, água sumindo do radiador e temperatura subindo em viagens longas), fazer teste muito simples: esse do video que coloquei. Basta colocar um copo dágua ali no tubo do reservatório de expansão e dar uma pequena acelerada, se sair bolinhas, mesmo que lentamente, foi pro espaço.


    Dado esse quadro, o que o mecanico Mitsunori (o mais recomendado aqui do Rio) me recomendou é que colocar o cabeçote original de fato não faz muita diferença, se aquecer, vai trincar do mesmo jeito. Eu comprei o Mando pois não achei izumi (que há usei e ficou 101%, só trincou pq a termostática travou). Ele é chines, porém se fizer uma retifica bem feita, funciona como qualquer outro. Inclusive, a loja referencia em SP, a Miltfort, instala o Mando nos carros que ela troca o cabeçote, dado o preço extremamente proibitivo do cabeçote original na CSS.

    De qualquer maneira, o original que comentei, da marca AMC, eu vi no mercado livre de um rapaz que se dizia piloto de rallye da Mit e recebia o patrocinio em peças, direto da fábrica de catalão. pode procurar lá que vc acha, ainda deve estar vendendo. Como não tinha como atestar a veracidade da origem do cabeçote, e dado o preço um pouco superior e o depoimento do mecanico, decidi ir para o Mando mesmo. O carro vai ficar prronto semana que vem, vamos ver no que dá



    - sobre turbina, valvula de alivio etc:
    A turbina com o uso, desbalanceia, cria uma folga entre o mancal e o eixo e começa a vazar óleo. Isso gera perda de desempenho e pode ser uma dos sintomas de fumaça preta quando acelera. Essa perda de desempenho força o cambio E o motor, podendo ajudar no superaquecimento. mas isso se vc anda com o carro no limite. Andando "pianinho", se a turbina ainda estiver funcionando, mesmo que com a folga, só vai comprometer o cabeçote etc a longo prazo. Portanto, se ela ainda estiver funcionando, você pode fazer esse serviço depois. Uma alternativa também é reformar a turbina. Nunca fiz, me disseram que funciona bem por uns 6 meses depois os sintomas voltam. Mas é muito mais barato que trocar a turbina inteira. Ou seja, talvez seja interessante para você trocar as outras peças que precisam (cabeçote, polias etc) , reformar a turbina, sentir o carro e, se for o caso, mais pra frente trocar a turbina. Essa ai também dá pra trazer de fora por um preço muito mais barato.

    Quanto aos preços das peças na CSS. Meu camarada, o que você conseguir por fora que você tenha certeza da qualidade, eu pegaria. A mitsubishi não tem critério. A bomba dágua original que custa 60 dolares na australia aqui sai por 4 mil reais na CSS. O cabeçote completo que você acha por 800 dolares na Australia, aquis custa 7-10 mil reais.


    Eu colocaria: juntas AJUSA (dizem ser a original da Mit no Brasil, R$ 700 o jogo de retentor etc + a junta) , cabeçote IZUMI (se vc achar, sai uns 1800), termostática original (R$ 300,00), reformaria a turbina (R$ 600), COrreia oleos etc é barato

    Ou seja, sai caro mas nem tanto assim. Mas o mais importante é a mão de obra!! Voce pode colocar todas as peças originais, se o mecanico não souber montar direito ou não tiver experiencia, não vai ficar bom!

    NO resto meu caro, boa sorte. Tem que ter paciencia mesmo. Verifique absolutamente TODO o sistema de refrigeração antes de voltar a andar com ela, senão vai ser mais um cabeçote trincado, esse motor não perdoa! Bomba dágua (eu recomendo não colocar uma paralela. Comprei uma original da GMB no ebay da australia e estou esperando chegar. 60 dolares + 20 de frete, mas verifique o tamanho do eixo antes!), mangueiras, radiador (já trocou/limpou o seu?), valvula termostática (original), polia viscosa, hélice (8 pás, a minha estava trincando, troquei), fluido de arrefecimento de qualidade na proporção certa (importantissimo para não evaporar). Tem que trocar a tampa do radiador também, pra ontem, e de preferencia colocar uma testada com aparelho especifico, algumas são novas mas não funcionam.

    É um baita carro. O meu continua muito firme, dá gosto de andar. Mas esse motor, te contar................

    abs!

    PS: Arruma essa mangueirinha interna do reservatório de expansão. Ela está lá por algum motivo, e faz parte do sistema de refrigeração, eu não arriscaria!
    4X4 Brasil
    Pajero Sport HPE 2.8 05/05

  • #8
    Usuário Avatar de Ssfernandes
    Entrada
    08/01/2020
    Local
    Paulínia/SP
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Amigos, estou com problema parecido. Minha Pajero Sport 2010 acabou de ferrar o cabeçote, li diversos post falando sobre o cabecote original e que seria da marca Izumi, ocorre que pesquisando para comprar outro há vários anunciando como original, mas qdo insisto em perguntar qual a marca dizem ser Mando ou Frontier, que fazem não serem de 1° linha, não estou conseguindo encontrar ninguém vendendo Izumi, alguém poderia me auxiliar?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    06/05/2009
    Posts
    23
    Agradecimentos: 4
    Pode utilizar MANDO sem medo. Eu já rodei 30 mil km sem nenhum problema.

    Quando troquei o cabeçote, tive a oportunidade de compara o cabeçote original do carro com o cabeçote MANDO - e posso afirmar que visualmente o MANDO é muito melhor! O cabeçote genuíno estava cheio de rebarbas e com uma porosidade maior no local aonde vai o comando de válvulas, molas, válvulas etc...

    Outro ponto - a MANDO é uma empresa Sul Coreana - fornecedora de peças originais para HYUNDAI e KIA - a marca está presenta até nos estados unidos como OE (ORIGINAL EQUIPMENT SUPPLIER).

    E por último sabendo que a MANDO é uma empresa confiável, o processos de fabricação nos últimos anos evoluíram muito - uma peça fundida na atualidade, com certeza é superior a uma peça que foi fundida com a tecnologia de 20 anos atrás.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cabeçote Trincado - Motor 4M40
      Por Oscar Kratz no fórum Mitsubishi
      Respostas: 14
      Última resposta: 21/10/2017, 10:42
    2. Para-choque original ou paralelo ranger 2008
      Por BinhoMartins no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/01/2016, 20:02
    3. cabeçote & juntas original x paralelo
      Por pedrocuba no fórum Mitsubishi
      Respostas: 14
      Última resposta: 06/11/2013, 16:05
    4. Peças Hilux Original x Paralelo
      Por Amauri no fórum Toyota
      Respostas: 6
      Última resposta: 09/11/2011, 13:29
    5. Pastilha Hilux: original ou paralelo ?
      Por Leonardo Dic no fórum Toyota
      Respostas: 7
      Última resposta: 08/01/2006, 17:00

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade