x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 34
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/11/2010
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    pajero tr4 cambio"sobre marcha"




    Oi pessoal sou novo no forum,comprei uma pajero tr4 2004, li todo o manual, e fiquei com algumas duvidas que pretendo esclarecer com voces.
    É meu primeiro carro automatico o que mais estranhei é que voce tira o pé do acelerador e ele reduz, isso causa creio eu, um consumo execessivo, ja no carro manual voce controla as marchas, existe alguma dica sobre isso? Tambem para que serve a sobre marcha? desde ja agradeço .

  • #2

    TR4 câmbio automático

    tenho carro automático há vários anos e nunca percebi redução de marcha quando simplesmente se tira o pé do acelerador. A redução pode ocorrer quando se pisa no freio em determinadas condições. Também ocorre redução quando se pisa de uma vez e até o fundo no acelerador.
    Também tenho uma TR4 automática e não ocorre, pelo menos em condições normais, redução de marcha ao retirar o pé do acelerador.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    28/11/2010
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Ricardo, talvez seja a minha inesperiencia com carro automatico, vou observar melhor, e quantoa sobre marcha para que serve?

  • #4
    a caixa automática "le" ou pelo menos é programada para ler as necessidades possíveis do motorista e tenta adaptar o seu regime de funcionamento. Em resumo significa que basta vc deixar em "D" que ela resolve tudo sozinha e só vai fazer o que estiver programada para fazer. Por isso as caixas automáticas dão menos problemas que as mecânicas, pois é mais protegida contra os esgoeladores de caixa. A sobremarcha é uma forma da caixa trabalhar em um giro mais alto facilitando uma resposta mais rápida do carro em ultrapassagens, subidas, etc.
    Não estranhe ao sentir o carro meio "fraco" quando for subir uma ladeira muito íngrime - ex.: ladeiras de garagens de prédios. Aparentemente ele sai em 2ª marcha. Basta pisar no acelerador que vc vai sentir ele passando para a 1ª marcha. Se quizer, tb pode engatar a 1ª na alavanca e pisar de leve. Assim vai economizar mais. Essa saída em 2ª march facilita em atoleiro evitando que o carro patine muito.

  • #5
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Cara, não tenho carro automatico, mas esse negocio de redução ai o carro não ta com o 4x4 engatado? e a sobre marcha( é uma 4ª marcha) para deixar o carro com o motor em giro baixo pra economia de combustivel em viajem....
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/11/2010
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    agradeço ao Carlos e Ricardo, pelas respostas,voces acha que devo andar com a sobre marcha sempre ligada ou em off.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    15/06/2008
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    177
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por blessmann Ver Post
    agradeço ao Carlos e Ricardo, pelas respostas,voces acha que devo andar com a sobre marcha sempre ligada ou em off.
    Vc deve andar com a sobremarcha (overdrive) ligada. Vou falar de um modo mais simples para vc entender; o overdrive é a 4 marcha, assim convem vc manter ligado pois essa marcha proporciona economia de combustivel. Se vc for fazer um ultrapassagem , por exemplo em estrada vc aperta o botao ( ou pisa até em baixo no acelerador) e entao o overdrive é desligado ''OFF''. Se vc andar com a sobremarcha sempre em off seu carro só engata até a 3 marcha quando em D.

  • #8
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Resumindo ainda mais, na estrada liga o overdrive, na cidade dependendo do caso pode andar tanto com ele ligado quanto desligado...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #9
    Usuário
    Entrada
    28/11/2010
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Agradeço a todos pelas informações, ok.

  • #10

    Overdrive

    Eu também não tinha tido nenhum automático antes da TR4 e não sabia o que significava o ODD OFF no painel, aí eu pensei: "bom se está desligado, está tudo certo", mas depois eu li no manual e vi que estava somente com 3 marchas aí liguei o overdrive!

    Eu também percebo que quando você solta as vezes há ele sobe a marcha, fiquei testando na época dando só um toque no acelerador rápido e de leve e ele subia a marcha. Mas não peguei a manha direitinho, as vezes subia, as vezes não.

    As vezes você pisa fundo e ela não reduz, isso já me deixou apreensivo na estrada.

  • #11

    Overdrive

    Só mais uma coisa

    Eu acho que o overdrive só deva ser usado em caso do ultrapassagens:

    Coloca em ODD OFF pisa fundo e ultrapassa aí você garante que não vai existir a 4 marcha dando mais segurança e força de aceleração na ultrapassagem

    Pois ficar andando só com 3 marchas tanto em estrada como na cidade o consumo vai aumentar ainda mais, certo?

    O fato de ter só 4 marchas já gera uma gasto de combustível considerável

    As full e sport tem só 4 marchas também? Acho que não né?

  • #12
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    67
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Já que o assunto é o câmbio automático, eu também tenho algumas dúvidas.
    Comprei minha TR4 há aproximadamente 10 dias e no uso diário não tenho dúvidas, é só deixar o câmbio em D (drive) e se quiser uma resposta mais rápida numa ultrapassagem na rodovia é só desligar o Over Drive, assim o câmbio irá funcionar somente com 3 marchas, sem utilizar a 4ª que é a OV, correto?
    Mas o que acontece se eu usar a alavanca do câmbio na posição 2?
    Ele irá trabalhar apenas em 1ª e 2ª ou ficará travado na 2ª?
    E se eu engatar "L" ele irá trabalhar somente em 1ª?
    E para usar a reduzida? Ouvi falar que se deixar no "D" ele fica mudando de marcha a toda hora e acaba esquentando a caixa e a reduzida desengata e não engata mais até o câmbio esfriar, teria então que usar em 2 ou L é verdade?
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade