Saudações galera 4x4!!!!

Esse é meu primeiro post nesse fórum.. apesar de já ter lido bastante tópicos daqui, como eu nunca tive um 4x4, acabei não me registrando..

Vi alguns tópicos sobre as Pajeros, porém estão muito defasados.. falam delas quando ainda eram novas..

Vou contar minha história.. mas quem quiser ler o que vou deixar em negrito só pra ler rápido fique à vontade rsrs

Ao assunto..
Finalmente, estou à procurar uma camionete.. sou apaixonado por carros, e mais ainda pelos grandalhões.. e como minha mulher tem um avô que mora em sítio, já atolamos um Gol g5 e uma F1000 4x2 uashaushuhsa.. portanto.. decidi por minha febre por carro grande em prática e decidi que quero uma Pajero 4x4 optei pela Sport pq a Full custa o dobro do preço.. e como vou ter que comprar usando uma carta de crédito (consórcio) preciso que o ano mínimo seja 2009. E o importante é que vou usar no meu dia-a-dia como único carro (tenho um VW Logus 2.0 ano 1994) e vou dar uma folga para ele ou talvez trocar futuramente para um carro menor, para que a patroa possa dirigir.

A dúvida é.. pra questão de uso diário.. compensa mais uma à gasolina com GNV ou ir direto para uma à Diesel??

O que eu preciso saber sobre elas??

Ela tem defeitos crônicos ou coisas à eu observar na hora da compra??
Quais as desvantagens dela??Qual a durabilidade dos motores Diesel??(Afinal.. 2009 já rodou bastante.. difícil achar uma com baixa Km)
Não morro de amores por carro automático, mas vi aqui no fórum que a Pajero Sport tem um câmbio automático "inteligente".. como é esse negócio??
E por fim.. Automática vale mais à pena ou compensa mais pegar Manual??

Agradeço à todos os que lerem por sua atenção!!