Muito inteligente e perspicaz a sua observação, meu caro amigo realbulldog ...
Mas, na minha análise, propositadamente, eu não coloquei esse investimento da diferença de R$ 18.448,00 no mercado financeiro ... Vou tentar explicar o motivo: Conforme explicitei, quando for revender o seu veículo, o proprietário do veículo movido a gasolina receberá ofertas de valores abaixo do tabelado na FIPE, enquanto que o proprietário do movido a diesel receberá propostas mais próximas do tabelado na FIPE (isso para não dizer que alguns, apesar da crise econômica, conseguem vender por valor superior à FIPE) ... e, ainda, há que se contemplar a perda pelo tempo de espera para a revenda do veículo movido a gasolina, bem superior ao tempo de espera para a revenda de um diesel. Digo isso, porque tenho um amigo tentando vender, há pelo menos um ano, um 4x4 à gasolina, muito bem cuidado, diga-se de passagem ... apesar de tudo, tem se mantido resistente às propostas aviltantes que tem recebido ... nessa hora a famosa lei da "oferta x procura" é implacável ... imagine o que ele já perdeu nesse tempo todo, só em razão da depreciação ... isso, sem contar a perda em razão de deixar de reaplicar o dinheiro da venda nesse período ... por outro lado, tenho aquele amigo de trabalho que citei no meu post anterior, proprietário da L200 Outdoor 2010 movida a diesel ... tem “fila de espera” aqui no meu trabalho, só aguardando ele “abrir a boca” para ficar sem ela ... isso, sem contar outro amigo daqui, que tem uma SW4 2012, também movida a diesel, também tirada zerada ... esse, uma vez falou em vendê-la, e não teve mais sossego para trabalhar em paz ... eu mesmo fui um dos que lhe causaram "aborrecimentos" ... e, juro, naquela oportunidade eu queria lhe pagar acima da FIPE ... portanto, tudo isso dilui o pequeno ganho financeiro daquela diferença aplicada no mercado financeiro pelo comprador do veículo movido a gasolina ... eis a razão pela qual não contemplei isso na minha análise ... mas, você tem absoluta razão ... eu deveria ter contemplado esse detalhe, porém, a análise iria ficando cada vez mais complexa, não é mesmo???!!!!! ... de qualquer forma, o importante mesmo é que estamos ajudando a nortear o caminho de nosso amigo Gederson, para que o "tiro" dele não seja "tão no escuro" assim ... rsrsrs ... este é o diferencial deste fórum ...
Quanto à sua observação ao amigo Glaicon ... veja que a maior diferença de IPVA diz respeito à alíquota de 4% (R$ 732,92) ... ainda assim, se contemplados taxa de licenciamento e DPVAT, acredito que o somatório dos dispêndios para licenciamento não extrapole o valor da diferença de R$ 1.000,00 que foi contemplado em minha análise ...
E lembrando: O enfoque foi uma picape L200 Triton HPE ... cada caso, é um caso, e devemos tomar cuidado para não generalizar ... por exemplo, uma SUV Land Rover Discovery 3 há que ser analisada sob outro ângulo, e sob outros números ... e assim por diante ... com todo o respeito, permita-me "roubar" sua inteligente citação: " ... tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo ..."
Forte abraço e muito obrigado pelas observações ...